Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Notícias

Campeonato Brasileiro Interclubes de Beach Sprint reúne destaques do remo em Vitória


54806129899 b44f36c80c o

A segunda edição do Campeonato Brasileiro Interclubes de Beach Sprint acontece entre os dias 28 e 30 de novembro, em Vitória (ES). Realizada na Praia da Curva da Jurema, a competição é mais um marco importante para o desenvolvimento da modalidade no país, agora oficialmente integrante do programa dos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028.

O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Remo (CBR), em parceria com a Federação de Remo do Espírito Santo (FEARES), o Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Ao todo, 12 clubes estão confirmados no campeonato: Aldo Luz (SC), América (SC), Botafogo (RJ), Flamengo (RJ), Grêmio Náutico União (RS), GPA (RS), Martinelli (SC), Paulistano (SP), Saldanha da Gama (ES), Sport Recife (PE) e Team Beach Sprint (RS), além do anfitrião Álvares Cabral.

Três atletas que representaram o Brasil no Mundial de Antalya, no último mês de outubro, também estarão em Vitória: David Souza, quinto colocado no individual; Thalita Rosa, que alcançou às oitavas de final; e Vangelys Reinke.

Outra novidade é a transmissão ao vivo das semifinais e das finais da competição pela Time Brasil TV. No sábado, as provas serão exibidas a partir das 10h15 (horário de Brasília). Já no domingo, as disputas pelas medalhas de ouro têm início às 9h.

Confira maiores informações sobre o evento: https://remobrasil.com/boletins/boletins-informativos/225-temporada-2025/2825-009-cbi-remo-de-praia
 
Crédito da foto: Satiro Sodré/Remo Brasil

CBR celebra 48 anos de história, legado e compromisso com o remo brasileiro

54805035822 dcfea0e7ce o

No dia 25 de novembro de 2025, celebramos os 48 anos da Confederação Brasileira de Remo (CBR). É uma data que nos convida a olhar para trás com reconhecimento e para frente com responsabilidade. Quase cinco décadas se passaram desde que a nossa entidade ganhou vida, em 1977, impulsionada pela determinação de dirigentes, atletas, treinadores, clubes, federações e tantos outros profissionais que acreditaram — e seguem acreditando — no potencial transformador do remo brasileiro.

Antes de conquistarmos a autonomia administrativa, o remo, assim como diversas modalidades olímpicas, esteve sob a gestão da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD). A virada histórica ocorreu em 25 de novembro de 1977, quando nove das dez federações estaduais filiadas se reuniram em Assembleia Especial para fundar oficialmente a CBR. Naquele momento, foi escolhida uma diretoria provisória liderada por Lon Menezes, ex-campeão brasileiro e sul-americano, que já vinha contribuindo como diretor do Departamento de Desportos Aquáticos da CBD desde 1975. Em 1979, Lon iniciaria seu mandato de três anos, marcando o início de um período de organização administrativa e expansão nacional da nossa modalidade.

No cenário internacional, o remo brasileiro consolidou conquistas importantes. Em Los Angeles 1984, alcançamos nosso melhor resultado olímpico até hoje, com o quarto lugar no Dois Com, tripulado por Ângelo Roso, Valter Hime e Nilton “Gauchinho” Alonço. Em 2004, escrevemos um novo capítulo histórico com a estreia do remo feminino brasileiro nos Jogos Olímpicos, protagonizada por Fabiana Beltrame. Sete anos depois, em 2011, a mesma Fabiana voltaria a colocar o Brasil em posição de destaque ao conquistar o inédito título mundial e a vencer uma etapa da Copa do Mundo.

Chegar aos 48 anos significa celebrar uma caminhada construída por muitas mãos. Mas significa também reafirmar compromissos. Como presidente da CBR, tenho convicção de que honrar esse legado exige fortalecer nossas bases, modernizar a gestão, ampliar investimentos e garantir que o remo brasileiro continue avançando de forma sustentável e inclusiva. Nada disso é possível sem o engajamento da nossa comunidade: dirigentes, clubes, federações, atletas, árbitros, colaboradores e todos que, de alguma forma, dedicam parte de suas vidas ao nosso esporte.


Seguimos juntos, com orgulho do que já conquistamos e confiança no que ainda vamos construir.


Vida longa à Confederação Brasileira de Remo! 
Vida longa ao remo brasileiro!

Luiz Felipe da Silva
Presidente da CBR desde abril de 2025

David Souza coloca o Brasil entre os cinco melhores do mundo no beach sprint

54805886391 9a7963f549 o

David Souza é um dos cinco melhores remadores do mundo no beach sprint, nova modalidade do programa olímpico para os Jogos de Los Angeles 2028. O atleta brasileiro obteve o melhor resultado do país no Campeonato Mundial de Antalya (Turquia), que terminou na manhã deste domingo, 8, ao alcançar às quartas de final no individual masculino e parar somente diante do norte-americano Christopher Bak, tricampeão mundial da prova (2022, 2024 e 2025).

“Volto para casa bem feliz com o resultado, conseguimos o quinto lugar do mundo, perdendo para o campeão. Fizemos uma prova bem dura, e depois ele e o treinador vieram falar comigo, me parabenizaram pelo trabalho. Por um momento, acharam que poderiam perder pelo jeito como a prova estava se desenrolando. Então, é dar sequência no trabalho e continuar acreditando que podemos estar na ponta”, resumiu David, que disputou o Mundial pelo segundo ano consecutivo.

O remador brasileiro se destacou desde a abertura da competição. Logo em sua primeira tomada de tempo, ainda na quinta-feira, David fez a sétima melhor marca (2:36.46) e já garantiu um lugar nas oitavas de final. Na fase seguinte, superou o holandês Erwin Wiltenburg com dois segundos de vantagem e, diante de Bak nas quartas de final, fez o confronto mais equilibrado de toda a competição masculina: apenas 1.4s de desvantagem para o norte-americano (2:21.28 contra 2:22.66).

Quem também avançou à fase de mata-mata em Antalya foi Thalita Rosa. A brasileira disputou as oitavas de final, após se classificar com o melhor tempo no segundo Time Trial, mas não conseguiu superar a lituana Raminta Morkunaite no primeiro duelo eliminatório. Já a dupla mista Vangelys Reinke e Fernanda Nunes parou na primeira fase, tendo terminado as tomadas de tempo em 17º e 12º lugares, respectivamente.

“A participação brasileira no Mundial este ano foi bem mais expressiva. Conseguimos fazer uma aclimatação na Itália, pudemos fazer mais tomadas de tempo e chegamos com a equipe mais preparada na Turquia. Os resultados foram muito bons, e os atletas mostraram que estamos evoluindo e que ainda temos muito a crescer na modalidade”, analisou a treinadora da seleção brasileira, Manuela Marsilli.

O próximo compromisso dos quatro atletas é o Campeonato Brasileiro de Beach Sprint, de 28 a 30 de novembro, em Vitória (ES). Já o próximo Mundial da modalidade está marcado para Qingdao (China), entre 15 e 18 de outubro de 2026.

Confira abaixo os resultados dos brasileiros em cada fase da competição:

Time Trial 1:
David Souza: 2:36.46 (7º lugar)
Thalita Rosa: 3:00.92 (16º lugar)
Fernanda Nunes/Vangelys Reinke: 2:30.67 (17º lugar)

Time Trial 2
Thalita Rosa: 2:59.05 (1º lugar)
Fernanda Nunes/Vangelys Reinke: 2:42.82 (12º lugar)

Oitavas de final
David Souza 2:29.86 x 2:31.96 Erwin Wiltenburg (Holanda)
Thalita Rosa 2:52.47 x 2:43.55 Raminta Morkunaite (Lituânia)

Quartas de final
David Souza 2:22.68 x 2:21.28 Christopher Bak (EUA)

==

Crédito da foto: Satiro Sodré/Remo Brasil

CBR convida público da Expo Brasil Paralímpico para remar na Raia Olímpica da USP

Captura de tela 2025-11-06 182418

Já pensou em visitar a Expo Brasil Paralímpico e, na sequência, remar na Raia Olímpica da USP?

Essa é a experiência que a Confederação Brasileira de Remo (CBR) está oferecendo a todos os visitantes de seu estande na 2ª edição da feira, que acontece de 6 a 8 de novembro, das 10h às 19h, no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, KM 1 – Vila Água Funda).

Em parceria com os clubes paulistanos Bandeirantes, Corinthians, Paulistano e Pinheiros, a CBR vai promover aulas experimentais gratuitas de remo, com acompanhamento profissional, na Raia Olímpica da USP. A ação tem como objetivo aproximar o público do esporte e incentivar novos praticantes da modalidade.

Para participar, basta visitar o estande da CBR na Expo Brasil Paralímpico e acessar o QR Code disponível. As vagas são limitadas e distribuídas por ordem de chegada.

==
Crédito da foto: Alessandra Cabral/CPB

Brasil disputa Mundial de Beach Sprint na Turquia e inicia ciclo rumo a Los Angeles 2028

54806135408 878eb58c09 o

A seleção brasileira de beach sprint inicia nesta sexta-feira, 6, seu primeiro grande desafio internacional do ciclo Los Angeles 2028: a disputa do Mundial de Antalya. O evento terá recorde histórico de inscritos e países participantes (342 atletas, de 55 países), consolidando o crescimento da modalidade, que faz sua estreia no programa olímpico daqui a menos de três anos.

O Brasil será representado por Fernanda Nunes e Vangelys Reinke, no Double Skiff Misto, além de Thalita Rosa e David Souza, que competem em provas individuais. Todos estiveram na última edição do Mundial, em Gênova 2024.

“O Brasil naturalmente tem uma condição favorável em esportes de praia e, pelo que vimos nestes últimos meses nas tomadas de tempo, o time tem apresentado evolução. Então, isso traz boas expectativas. Agora é entrar na água e fazer o melhor para conquistarmos um grande resultado”, afirma Fernanda, que esteve ainda no Mundial de Barletta 2023, também ao lado de Vangelys.

A equipe teve dois meses de preparação até desembarcar em Antalya. Após a seletiva que definiu os representantes no Mundial, a seleção brasileira passou a se reunir diariamente no Rio de Janeiro, realizando treinos técnicos na Marina da Glória e preparação física no CT Maria Lenk, com o apoio de profissionais do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Há duas semanas, os quatro atletas viajaram para Messina (Itália), onde realizaram um período de aclimatação.

“Nunca tivemos uma estrutura como essa antes, o suporte multidisciplinar é inédito. Eu mesma não tive esse apoio no período do Rio 2016”, completa Fernanda, que disputou os Jogos em águas calmas, na prova do Double Skiff.

No beach sprint, os remadores largam da areia, entram no barco e remam por 250 metros até contornarem uma boia de retorno e voltarem para a praia. Ao chegarem, eles saltam da embarcação e correm novamente até baterem em um botão, que indica o fim da prova. Em Antalya, a primeira fase ocorre no formato contrarrelógio (time trial), enquanto as disputas seguintes são eliminatórias (mata-mata).

A modalidade começou a ganhar projeção internacional em 2015, com os Jogos de Praia do Mediterrâneo, em Pescara (Itália). Já a primeira edição de Campeonato Mundial chancelada pela World Rowing ocorreu em 2019, em Shenzhen (China). Desde então, o beach sprint vem ampliando seu calendário, impulsionado principalmente pela entrada no programa olímpico.

As provas do Mundial de Antalya serão transmitidas ao vivo no YouTube da World Rowing. Confira abaixo a programação dos atletas brasileiros, sempre no horário de Brasília:

6 de novembro
Time Trial (1ª tomada de tempo) – 7h

7 de novembro
Time Trial (2ª tomada de tempo) – 2h30

8 de novembro
Semifinais – 3h40

9 de novembro
Finais – 3h05

==
Crédito da foto: Satiro Sodré/Remo Brasil

Rio de Janeiro recebe o CBI Barcos Longos 2025 com participação recorde e grandes estrelas do remo

 SS 2561

Com recorde de inscritos, a edição 2025 do Campeonato Brasileiro Interclubes Barcos Longos tem início nesta quarta-feira, 8, no Rio de Janeiro. Ao longo de cinco dias, sempre a partir das 9 horas, a competição reunirá 309 atletas, de 27 clubes, incluindo representantes do remo olímpico e paralímpico.

Estão confirmados no evento: a atleta olímpica Beatriz Tavares, 12º lugar no Mundial de Xangai 2025; as duplas campeãs dos Jogos Pan-americanos Júnior Assunção 2025: Lara Pizarro/ Jennifer Silva e Daniel Passold/João Ferreira; e os atletas paralímpicos Cláudia Santos, Jairo Klug, Valdeni Junior, Diana Barcelos, Alina Dumas e Jucelino Silva, entre outros.

“É motivo de muito orgulho termos mais de 300 inscritos no CBI Barcos Longos, com representantes de diversos estados brasileiros, e ainda mais especial ver tantos remadores de altíssimo nível competindo. Isso só comprova a força e a qualidade do remo nacional”, afirma o Presidente da CBR, Luiz Felipe da Silva.

Os dois primeiros dias de competição terão as provas qualificatórias, com a repescagem programada para sexta-feira. As finais ocorrerão no fim de semana. A abertura do CBI Barcos Longos primeiro dia de competições contará com disputas de double skiff e four skiff nas categorias sub-19 e sub-23.

==

Crédito da foto: Satiro Sodré/CBR

PATROCINADORES

gov

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO


FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing
CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilCPBwhiteWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemCBC Q

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h