A Confederação Brasileira de Remo (CBR) e o Grêmio Náutico União (GNU) comunicam o adiamento do Campeonato Brasileiro Interclubes – CBI®️ Copa Sul-Sudeste 2025, promovido por meio da parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, que estava previsto para ocorrer entre os dias 10 e 13 de julho, em Porto Alegre. A decisão se deve à responsabilidade e ao compromisso com a segurança de todos os envolvidos no evento, diante das fortes chuvas que atingem a capital gaúcha.
Além da integridade física de atletas, equipes técnicas, arbitragem, público e demais colaboradores, as condições climáticas adversas podem comprometer também a logística e a estrutura envolvidas na competição.
Após consulta à Federação de Remo do Rio Grande do Sul (Remosul) e aos clubes participantes, ficou decidido ainda que a competição será transferida para o segundo semestre, preferencialmente nos meses de outubro ou novembro, quando a cidade de Porto Alegre receberá o Campeonato Brasileiro Interclubes de Jovens Talentos.
A CBR, o GNU e o CBC agradecem a compreensão neste momento e se comprometem a manter as organizações informadas sobre futuras atualizações referentes ao CBI – Copa Sul-Sudeste 2025.
A remadora Beatriz Tavares conquistou mais um grande resultado para o país neste domingo, 30, na etapa de Lucerna (Suiça) da Copa do Mundo. Competindo no single skiff feminino, a atleta brasileira venceu a Final B com o tempo de 7:35.06, encerrando sua participação em sétimo lugar. Mesma colocação que havia conquistado há duas semanas, na abertura na Copa do Mundo, em Varese (Itália).
Na Final B deste domingo, a brasileira passou os primeiros 500 metros em segundo lugar, mas logo depois superou a sul-africana Paige Badenhorst e se manteve na dianteira até a linha de chegada, quase dois segundos na frente da adversária.
Já na versão masculina da prova, o Brasil foi representado por Lucas Verthein, que terminou na sexta colocação na Final D: 8:38.37. A raia de Lucerna é uma das mais tradicionais do remo mundial, tendo abrigado a primeira edição do Campeonato Mundial, em 1962. O local voltará a sediar a competição em 2027.
Os atletas olímpicos Lucas Verthein e Beatriz Tavares serão mais uma vez os representantes do Brasil na Copa do Mundo de remo. Após participar da abertura da temporada em Varese (Itália), há duas semanas, a dupla seguiu treinando na Europa e agora tem pela frente a etapa de Lucerna (Suíça), que começa nesta sexta-feira e vai até domingo.
“A competição na Itália foi muito boa, uma surpresa positiva, porque decidi mudar a marca de barco que eu usava e tive só dois dias para me adaptar. Mas lidei bem com isso, e os meus tempos estavam bem próximos das meninas que foram para a final A. Se eu tivesse disputado a outra série semifinal, eu teria me classificado”, diz Beatriz Tavares, 7ª colocada na etapa de Varese.
Bia vinha utilizando barcos da marca italiana Filippi até a última temporada e agora passou a remar com uma embarcação da alemã Empacher. Em Varese, a brasileira brigou de igual para igual com as melhores do mundo e ficou a uma posição de se classificar para a decisão do single skiff feminino. Agora, em Lucerna, a expectativa é ao menos repetir o resultado obtido na Itália.
“A competição aqui na Suíça vai ter um nível de dificuldade maior do que na Itália, porque algumas remadoras que não disputaram a primeira etapa vieram para cá. Mas o objetivo segue o mesmo: chegar à final A. Se não der, que eu consiga pelo menos manter a mesma posição, que já será um grande resultado”, completou a atleta carioca, de 30 anos.
Tanto Bia quanto Lucas já disputam as eliminatórias nesta sexta. A raia de Lucerna é uma das mais tradicionais do mundo e receberá o Campeonato Mundial de 2027. A cidade suíça sediou a edição inaugural do Mundial de Remo, em 1962.
==
Crédito da foto: Detlev Seyb/World Rowing
Disposta a retomar o protagonismo da modalidade no cenário esportivo nacional, a nova gestão da Confederação Brasileira de Remo (CBR) esteve em Brasília nos últimos dias 17 e 18 de junho para uma série de visitas institucionais a lideranças políticas do país. A comitiva contou com a presença do Presidente Luiz Felipe da Silva, do CEO Ney Wilson e da Diretora de Projetos Cláudia Alencar.
“Foram dias de agenda intensa, que nos permitiram fortalecer o relacionamento com órgãos do Governo Federal, parlamentares e lideranças estratégicas em Brasília. Este diálogo com autoridades do poder público é fundamental para construirmos projetos que ajudem a desenvolver a modalidade, um dos pilares da nossa gestão”, afirmou o Presidente da CBR.
A agenda na capital federal contou com diversas reuniões no Ministério do Esporte, onde a diretoria foi recebida por Iziane Marques, Secretária Nacional de Excelência Esportiva; Diogo Silva, Coordenador-geral de Especialização e Aperfeiçoamento Esportivo; Fábio Araújo, Secretário Nacional de Paradesporto; e Nayara Falcão de Oliveira, Diretora de Projetos Paradesportivos.
Além disso, a comitiva foi recebida no gabinete da Senadora Leila Barros (PDT-DF) e se reuniu com os deputados Laura Carneiro (PSD-RJ), atual presidente da Comissão do Esporte na Câmara; Luiz Lima (Novo-RJ); e Alessandra Haber (MDB-PA).
SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986
Segunda a sexta, das 9h às 18h
ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h