Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

Remo Costal: Seleção Brasileira está no Peru para a III Copa America de Beach Sprint e Endurance


Hoje (23) começa a III Copa America de Remo Costal. A seleção brasileira está no Peru, na praia de Chorrillos, para defender as cores do Brasil em provas de Beach Sprint e Endurance. Os atletas David Souza (Flamengo), Kissya Cataldo (Botafogo), Pedro Henrique de Souza Pereira (Botafogo) e a olímpica Fernanda Nunes (Vasco) vão estar brigando por medalhas nesta III Copa America. Vale a sua torcida!

embarque III Copa America Costal  1

O evento é dividido em três tipos de competição. A primeira é o Beach Sprint que acontece entre os dias 22 e 23 de abril. Esta modalidade de Costal foi incluída no programa olímpico dos Jogos de Los Angeles em 2028. A prova começa com uma corrida dos competidores até o barco, que se encontra na água. As eliminatórias são no formato de Time Trial, e as finais em dead heats entre duas equipes. O percurso é dividido entre a ida até a boia de 250 metros em slalom e a volta em linha reta. A chegada é muito similar à saída, onde o remador sai do barco e corre na areia até a linha de chegada.

O Beach Sprint por ser uma prova de velocidade, os barcos são menores e não contam com timoneiro. São eles: C1x, C2x. Ainda existe a possibilidade de as equipes serem mistas (metade de cada gênero). Algumas provas ainda contam com a transição entre remadores. Onde o primeiro atleta passa o barco para o segundo atleta da mesma equipe.

A segunda parte é a Travessia ou Endurance de 6k e 23k, esta modalidade de Costal acontece em alto mar. O percurso é definido por bóias de pontos de checagem e de retorno. Nesta modalidade, quanto mais vento e ondas, melhor. A competição acontece na baía de Chorrillos em frente às instalações da Sede do Clube de Regatas Lima.

A travessia de 6 quilômetros conta com os barcos C1x, C2x, C4x (os dois últimos podem ter timoneiro) e a Travessia de 23k conta apenas com os barcos maiores: C4x+, podendo a equipe ser mista ou não. Assim como no olímpico, o símbolo "+" pode ser encontrado ao lado de alguns barcos, isso significa que este tipo de embarcação conta com o timoneiro.

Lucas Verthein entre os dez melhores remadores na I Copa do Mundo.


Remo brasileiro tem muito o que comemorar neste início de ano! Após classificar dois barcos para os Jogos Olímpicos de Paris na Regata de Qualificação Continental, realizada na Lagoa Rodrigo de Freitas em março deste ano, e os bons resultados no Sul- Americano Unificado da CSAR, Lucas Verthein é o nono melhor do mundo na I Copa do Mundo, realizada em Varese, Itália.

Lucas para site

O brasileiro deu show em águas italianas, remou firme e por muito pouco não passou em sua semifinal para a final A da competição. A prova de Lucas, o single skiff masculino (M1X), foi a prova com o maior número de inscritos: 30! O atleta passou muito bem em terceiro em sua eliminatória e foi direto para as quartas de final, onde passou em segundo, só perdendo para o campeão mundial, o alemão Oliver Zeidler.

Nas semifinais, o nosso remador chegou em quarto, a menos de um segundo do terceiro colocado, o belga Tim Brys, seguindo assim para a FInal B. Lucas mostrou uma evolução e maturidade de raia imensa, em comparação aos seus resultados na mesma competição na temporada do ano passado. Em 2023, Lucas chegou em décimo terceiro geral, primeiro da final C.

Lucas Verthein demonstra que sua evolução não para e que o remador do Brasil vai nos dar muitas alegrias na temporada de 2024. O atleta, que trouxe uma medalha inédita para o Brasil nos Jogos de Santiago 2023 e  quebrando um jejum de 36 anos, começa 2024 em alta: carimbando seu passaporte para Paris, adicionando mais duas medalhas de ouro em Jogos sul- americanos no seu histórico e termina a I Copa do Mundo em terceiro na final B, nono lugar geral.

Nosso remador já deu provas suficientes de que está remando entre os melhores do mundo, no mais alto nível. A próxima competição internacional de Lucas será a II Copa do Mundo de Lucerna, na Suíça, no final do mês de maio. Contamos com a sua torcida!

Nota de Pesar: Alvaro Vazquez


É com extremo pesar que a CBR comunica o falecimento de Alvaro Vazquez, Secretário da Copare e árbitro nacional de seu país. 

O remo brasileiro se solidariza à família do remo uruguaio neste momento de perda e dor. Deus conforte o coração dos amigos e parentes de Alvaro.

Nota de Pesar - Alvaro Vazquez



A perda de alguém como Alvaro Vazquez é um vazio que não pode ser preenchido, mas esperamos que todos que o conheceram encontrem conforto nas lembranças e no amor compartilhado. Os nossos mais profundos pêsames

Corinthians é o grande campeão do Campeonato Sul-americano Master 2024


Com uma equipe de mais de 100 atletas, o S.C. Corinthians Paulista levantou o troféu de campeão do 27º Campeonato Sul-americano de Remo Master. A disputa aconteceu na Lagoa Chica, em Concepción, no Chile, entre os dias 21 a 24 de março. Essa vitória foi possível pela união de diversos clubes brasileiros que se organizaram e disputaram em mais de 220 provas.

Corinthians Campeao sula master 1

Minas Brasília, Riachuelo, Alvares Cabral, Martinelli, Aldo Luz, Paulistano, GNU, Piraquê, Guanabara, Rio de Janeiro, Vitória, Vasco da Gama–RS, Amares, Paysandu, Naval, GPA, União–RN, todos unidos e remando juntos pelo Corinthians Paulista que levantou o troféu de campeão com 127 medalhas de ouro contra 43 do segundo colocado.

A união dos remadores masters brasileiros fazendo a diferença! Algo semelhante aconteceu no ano passado, quando a equipe do GPA foi campeã e diversas outras equipes de clubes brasileiros se uniram ao clube gaúcho. Parabéns ao Corinthians pela dedicação de seus remadores e por organizar este movimento entre os atletas de diversos estados do Brasil.

Corinthians Campeao sula master 3

Menção honrosa ao remador mais experiente do mundo, Odilon Maia Martins, que esteve presente, competiu e ganhou sua prova! Destaque também para a atleta que deixou sua marca: Luciana Bex que competiu em 24 provas! Parabéns aos clubes e atletas envolvidos! Parabéns ao Corinthians Paulista por uma vitória esmagadora! Ano que vem tem mais, pessoal!

Brasil vence mais cinco provas e encerra Sul-americano de Remo com 11 medalhas de ouro


No último dia de regatas, remadores do país conquistam ainda outras seis medalhas: quatro de prata e duas de bronze


O Brasil encerrou sua participação no Campeonato Sul-americano de Remo em grande estilo. Na manhã desta quarta-feira, 20, os remadores do país conquistaram 11 medalhas, sendo 5 ouros, 4 pratas e 2 bronzes, em 14 regatas disputadas na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

 SS 5690

Considerando os dois dias de finais da competição e os resultados do Pré-olímpico continental, que foram contabilizados no quadro geral de medalhas, o Brasil foi 26 vezes ao pódio, com 11 ouros, 9 pratas e 6 bronzes, ficando com o vice-campeonato do evento, atrás somente do Chile, que levou 14 ouros.

“O Brasil mostrou sua força no Sul-americano, com ótimos resultados em todas as categorias: adulta, júnior e paralímpica. Fomos ao pódio na maioria das provas e encerramos a competição com boas perspectivas para a sequência do trabalho”, afirmou a presidente da Confederação Brasileira de Remo, Magali Moreira.

Uma das vitórias mais celebradas pelos brasileiros neste último dia de Sul-americano foi a do Four Skiff, formado por Piedro Tuchtenhagen, Olavo Soares, Evaldo Becker e Gabriel Oliveira, que registrou o tempo de 6:03.33, superando os argentinos em cerca de três segundos.

 SS 6137

“Nós quatro nunca havíamos competido juntos, apenas treinado duas vezes. Mas superamos o desentrosamento com uma mentalidade vitoriosa. A remada encaixou logo na saída e conseguimos a medalha de ouro”, celebrou Gabriel Oliveira.

Quem também tem motivos de sobra para comemorar neste Sul-americano é Jennifer Almeida, de 18 anos. Após a vitória no Double Skiff com Brenda Madruga na última terça-feira, a remadora se sagrou campeã no Single Skiff, ambas na categoria júnior.

"Essa é uma prova muito dura, principalmente neste calor que está fazendo no Rio de Janeiro. Mas este resultado é fruto de muito trabalho, dedicação e treinamento, junto com os meus treinadores ", destacou a jovem atleta.

 SS 6398

Classificado para os Jogos Paris 2024 após vencer o Pré-olímpico, Lucas Verthein voltou à Lagoa para competir no Double Skiff ao lado de outro jovem talento: Marcelo Almeida. A vitória veio no photo finish contra os uruguaios, com vantagem de 15 centésimos.

“Trabalhamos muito e sonhamos bastante para chegar nesta hora e alcançar esta conquista. Fico muito contente pela parceria com o Marcelinho. Remamos muito bem, entregamos uma ótima prova, com emoção do início ao fim", afirmou Lucas.

Além dessas vitórias, o Brasil saiu campeão no Double Skiff feminino, com Chloé Gorski e Beatriz Tavares, esta última também classificada para Paris 2024. E na disputa do PR2 misto, com Michel Pessanha e Gessyca Guerra. A embarcação é formada por remadores que possuem mobilidade nos troncos e nos braços. Os dois venceram com 51 segundos de vantagem sobre os mexicanos, que participaram do evento como convidados.

Organizado pela Confederação Brasileira de Remo, o Campeonato Sul-Americano contou com a participação de atletas do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e os convidados Honduras e México. O evento teve o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da World Rowing, da Confederação Sul-Americana de Remo (CSAR), do Governo do Estado do Rio de Janeiro – por meio da Secretaria de Esporte e Lazer – e da Marinha do Brasil.
Imagens: Satiro Sodré

Brasil conquista quatro medalhas de ouro no primeiro dia de finais do Sul-Americano do Remo


País ganha ainda cinco pratas e três bronzes, totalizando 12 medalhas até o momento


Um dia de grandes conquistas para o remo brasileiro. Assim pode ser definida a participação dos atletas do país nas primeiras finais do Campeonato Sul-americano, que está sendo realizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Das 14 regatas disputadas nesta terça-feira, 19, o Brasil foi ao pódio em 12: foram quatro medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze.

 SS 4675

Logo na abertura da programação, Cláudia Santos já garantiu a primeira vitória brasileira. Competindo na categoria PR1 Single Skiff, formada por remadores que possuem mobilidade de ombros e braços, a atleta completou os dois mil metros de distância em 11:39.94, deixando a Argentina para trás.

"Estou muito feliz por ter vencido logo na minha estreia em Campeonatos Sul-americanos. Fiz o meu melhor e sigo a preparação para Paris 2024, onde quero disputar a Final A, já que será a minha quinta e última edição de Jogos Paralímpicos", afirma a atleta.

 SS 4723

O segundo e o terceiro ouros do país vieram na categoria júnior, com Bernardo Barreto, no Single Skiff (7:35.63), e a dupla formada por Brenda Freitas e Jennifer Silva (7:35.48), que saiu atrás das chilenas no início da prova e conseguiu superá-las ao longo da prova.

"Apesar de termos largado um pouco atrás das chilenas, conseguimos usar a nossa união, nossa sabedoria da prova e tudo que o nosso treinador (o uruguaio Ruben Scarpati) nos mostrou sobre o que poderia ser feito para vencer", analisou Jeniffer Silva.

“As pessoas de comunidade veem no esporte uma oportunidade de mudar de vida e ajudar a família. Dedico essa medalha aos meus pais, que estavam aqui assistindo, e sempre me incentivaram a praticar esporte", afirmou Bernardo, 18 anos, há quatro no remo e que mora no Pavão-Pavãozinho, favela de Copacabana.

 SS 4770

Já a última vitória do dia veio com Diana Oliveira e Jairo Klug, na classe mista PR3 Double Skiff, destinada a remadores com mobilidade nas pernas, troncos e braços. Os bicampeões mundiais completaram a distância em 07:53.70, com impressionantes 57 segundos de vantagem para os mexicanos, segundos colocados.

"Viemos para nos testar no Sul-americano, encarar uma situação mais adversa, já que a nossa meta é conquistar a vaga olímpica. Competimos hoje na nossa melhor forma possível, pensando sempre em buscar o melhor tempo aqui na raia", explicou Diana Oliveira.

Nas demais provas, o Brasil conquistou a prata no Dois Sem Feminino, com Lara Pizarro e Mariana Macedo; no Dois Sem Júnior Masculino, com Ian Darolt e Francisco Evaldt; no Dois Sem Júnior Feminino, com Isabela Miranda e Beatriz Vilela; no Quatro Sem Masculino e no Oito com Masculino. Já as três medalhas de bronze vieram no Dois Sem Masculino, com Fábio Moreira e Matheus Souza; no Four Skiff Júnior Masculino; e no Four Skiff Júnior Feminino.

 SS 4860

Cabe destacar ainda que, no quadro geral de medalhas, o Brasil aparece com três medalhas a mais. Isso porque a Confederação Sul-americana de Remo (CSAR) contabiliza os resultados do Pré-olímpico continental, que terminou com as vitórias de Beatriz Tavares e Lucas Verthein, além do terceiro lugar da dupla Piedro Tuchtenhagen e Evaldo Becker.

Nesta quarta-feira, 20, ocorrem as últimas provas do Sul-americano de Remo. As competições têm início às 8h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil e da NSports.

>> Confira todos os resultados oficiais aqui! 

Organizado pela Confederação Brasileira de Remo, o Campeonato Sul-Americano chega ao fim nesta quarta-feira (20) com a realização de mais 14 finais, com a participação de atletas do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e os convidados Honduras e México. O evento conta com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da World Rowing, da Confederação Sul-Americana de Remo (CSAR), do Governo do Estado do Rio de Janeiro – por meio da Secretaria de Esporte e Lazer – e da Marinha do Brasil.

Imagens: Satiro Sodré

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h