Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

Brasil conquista bronze e duas vagas em Tóquio no Mundial 2019

O Brasil conquistou neste final de semana uma medalha de bronze e duas vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 no Campeonato Mundial de Remo Sênior 2019. O bronze foi para a dupla Emanuel Borges e Vangelys Reinke no Dois Sem Masculino Peso Leve (LM2-). As vagas em Tóquio foram para o Double Skiff Misto PR2 (PR2 Mix2x), com Josiane Lima e Michel Pessanha, e para o Single Skiff Masculino PR1 (PR1 M1x), com Renê Pereira. O Mundial Sênior foi disputado em Linz, na Áustria, entre os dias 25/08 e 01/09.

Vangelys Reinke e Emanuel Borges com a medalha de bronze no pódio em Linz
Vangelys Reinke e Emanuel Borges com a medalha de bronze no pódio em Linz

Vangelys Reinke e Emanuel Borges, do Flamengo (RJ), conquistaram o bronze no Dois Sem Masculino Peso Leve (LM2-). A dupla iniciou no Mundial com a 2ª posição na Eliminatória e foi para a Repescagem, onde conquistou a 1ª posição e se classificou para a Final A. Na disputa final, os remadores brasileiros fizeram uma ótima prova, brigando pelo pódio com Rússia e República Tcheca durante a primeira parte e garantindo a medalha de bronze após os 1500m. Em entrevista para o site da World Rowing após a prova, Emanuel comemorou a conquista da medalha: "Foi uma ótima prova, os italianos estavam muito rápidos. Nós disputamos bastante com a Rússia perto dos 1000m, mas estamos muito felizes com o resultado." A primeira medalha do Brasil na categoria no Mundial Sênior foi em 2017 com a dupla Willian Giaretton e Xavier Vela Maggi, que também conquistou o bronze.

• Confira a galeria de imagens da Seleção Brasileira no Mundial Sênior>>
• Reveja todas as prova do campeonato no site da World Rowing >>
• Acompanhe a Seleção Brasileira de Remo no Instagram Remo Brasil >>


Michel Pessanha e Josiane Lima durante a disputa da prova Eliminatória
Michel Pessanha e Josiane Lima durante a disputa da prova Eliminatória

O primeiro barco brasileiro classificado para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 foi o Double Skiff Misto PR2 (PR2 Mix2x), formado pelos atletas Josiane Lima e Michel Pessanha. A dupla iniciou no Mundial com a 2ª posição na bateria Eliminatória, classificando-se para a Semifinal A/B, onde conquistou novamente a 2ª posição. Com este resultado, os atletas disputaram a Final A, encerrando sua participação com o 5º lugar e garantindo a vaga em Tóquio. Os oito países melhores colocados no ranking da categoria conquistavam a vaga. Josiane rema atualmente pelo Aldo Luz (SC) e Michel pelo Flamengo (RJ).

Renê Pereira em preparação para a disputa da Semifinal no PR1 M1x
Renê Pereira em preparação para a disputa da Semifinal no PR1 M1x

Em seguida, Renê Pereira conquistou mais uma vaga em Tóquio para o Brasil no Single Skiff Masculino PR1 (PR1 M1x). Na bateria Eliminatória, o brasileiro ficou com a 1ª posição, 20 segundos a frente do segundo colocado, e se classificou para a Semifinal A/B. Com a 2ª posição na Semifinal, Renê disputou a Final A, encerrando sua participação com o 5º lugar e garantindo a vaga em Tóquio. Os sete melhores colocados do ranking da categoria conquistavam a vaga. O remador do São Salvador (BA) havia conquistado neste ano a medalha de prata da categoria na 3ª Etapa da Copa do Mundo de Remo, em julho

Da esquerda para a direita: Jairo Klug, Diana Barcelos, Jucelino Silva, Erik Lima e Angel Santos, atletas do Quatro Com Misto PR4
Da esquerda para a direita: Jairo Klug, Diana Barcelos, Jucelino Silva, Erik Lima e Angel Santos, atletas do Quatro Com Misto PR4

No Quatro Com Misto PR4, a equipe formada por Angel Santos, Diana Barcelos, Erik Lima, Jairo Klug e Jucelino Silva fez sua estreia no Mundial. O barco iniciou com a 4ª posição na bateria Eliminatória e foi para a Repescagem, onde conquistou a 1ª posição. Classificada para a Semifinal A/B, a equipe brasileira fez uma ótima prova, mantendo-se na segunda e terceira posições até os 1500m. Porém, nos segundos finais, foi ultrapassada pelo barco de Israel, ficando em 4º lugar por apenas 1.4s de diferença. Com este resultado, a equipe disputou a Final B da categoria e encerrou sua participação com a 3ª posição. Na prova final, o Brasil cruzou a linha de chegada quase empatado com o barco da Ucrânia, apenas 0.39s de diferença, mas somente o primeiro e segundo colocados da Final B garantiam a vaga em Tóquio. A equipe terá uma nova chance de classificar o barco na Regata Final de Qualificação Paralímpica, em maio do próximo ano. As atletas Angel e Diana remam pelo Flamengo (RJ), Jucelino pelo Guanabara (RJ), Erik pelo Cabanga (PE) e Jairo pelo Pinheiros (SP).

Uncas Tales Batista durante a disputa da Semifinal do LM1x
Uncas Tales Batista durante a disputa da Semifinal do LM1x

No Single Skiff Masculino Peso Leve (LM1x), o Brasil foi representado por Uncas Tales Batista, atleta do Botafogo (RJ) e bicampeão da categoria no Mundial Sub 23. O remador iniciou com o 5º lugar na bateria Eliminatória e foi para a Repescagem, onde conquistou a 2ª posição e classificou-se para as Quartas de Final. Com o 5º lugar nas Quartas de Final, Uncas seguiu para a Semifinal C/D. O brasileiro cruzou a linha de 1500m na 5ª posição, mas conseguiu recuperar velocidade e ultrapassou os concorrentes até o 1º lugar, classificando-se para a Final C. Na prova final, Uncas terminou em terceiro, 15º lugar geral da categoria.

Pau Vela Maggi e Xavier Vela Maggi durante a prova Eliminatória do M2-
Pau Vela Maggi e Xavier Vela Maggi durante a prova Eliminatória do M2-

Os irmãos Xavier Vela Maggi e Pau Vela Maggi, do Flamengo (RJ), representaram o Brasil no Dois Sem Masculino (M2-). A dupla iniciou com o 5º lugar na prova Eliminatória e foi para a Repescagem, onde conquistou a 1ª posição. Classificados para as Quartas de Final, Xavier e Pau ficaram com o 5º lugar e seguiram para a Semifinal C/D. Em uma das provas mais acirradas do Mundial, três barcos cruzaram a linha de chegada empatados e o resultado precisou ser definido pelo Photo Finish. O barco brasileiro ficou atrás de Holanda e Polônia por apenas 0.53s. Com este resultado, a dupla seguiu para a Final D, encerrando sua participação com a 2ª posição, 20º lugar no ranking geral da categoria.

ATLETAS PROVA RESULTADO TEMPO RANK
Emanuel Borges, Vangelys Reinke LM2- 3º Lugar Final A 06:45.28 03
Renê Pereira PR1 M1x 5º Lugar Final A 09:43.61 05
Josiane Lima, Michel Pessanha PR2 Mix2x 5º Lugar Final A 09:13.16 05
Angel Santos, Diana Barcelos,
Erik Lima, 
Jairo Klug, Jucelino Silva
PR3 Mix4+ 3º Lugar Final B 07:43.53 09
Uncas Tales Batista LM1x 3º Lugar Final C 07:08.03 15
Xavier Vela Maggi, Pau Vela Maggi M2- 2º Lugar Final D 06:37.66 20
A Seleção Brasileira de Remo viajou para a Áustria no dia 20/08, acompanhada pelos técnicos Bernhard Stomporowski (Flamengo), Guilherme Soares (CBR), Frederic Mallrich (Flamengo) e Fernando Carvalho (CBR). Também fazem parte da missão o fisioterapeuta Rafael Jacob, o coordenador técnico da CBR Marcello Varriale e o presidente da CBR Edson Altino Pereira Júnior. Na Temporada 2019, a CBR conta com apoio da Mormaii, fornecedora oficial do uniforme de competição.

As despesas com passagens aéreas, hospedagem, alimentação, seguro, aluguel de barcos, diárias e seguro foram pagas pela CBR através de recursos da Lei Agnelo/Piva. Os projetos da CBR são auditados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Os atletas Uncas Tales Batista, Vangelys Reinke e Emanuel Borges viajaram ao evento com recursos de seus clubes. Conforme definido no Boletim Técnico 09/2019, apenas provas disputadas em barcos olímpicos seriam custeadas pela CBR. A prestação de contas de todos os eventos internacionais está disponível no link Transparência.

Crédito das Imagens: Reprodução/FISA, CBR

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h