Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

Seleção olímpica chega em Lucerna para Regata Final de Qualificação

A equipe olímpica da Seleção Brasileira de Remo chegou ontem (11/05) em Lucerna, na Suíça, para competir na Regata Final de Qualificação Olímpica. Nossos atletas disputam vagas em três barcos: Dois Sem Masculino, Double Skiff Peso Leve Masculino e Feminino. Este é o último evento classificatório do remo para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Emanuel Borges e Evaldo Becker durante treinamento na cidade de Eglisau, na Suíça
Emanuel Borges e Evaldo Becker durante treinamento na cidade de Eglisau, na Suíça

As provas acontecem entre 15 e 17 de maio na raia do Lago Rotsee. Os remadores partiram para a Suíça no dia 31 de abril, aproveitando o tempo até o evento para treinamento e aclimatação. O período foi também de isolamento social, já que os participantes da Regata precisarão seguir um rígido protocolo para competir. Nossos atletas passarão ainda por novos testes antes de obterem a permissão para entrada na raia em Lucerna.



BARCO DOIS SEM MASCULINO:
Gabriel Campos e Willian Giaretton

Gabriel Campos e Willian Giaretton na sede do clube Grasshopper Club Zürich, em Zurique
Gabriel Campos e Willian Giaretton na sede do clube Grasshopper Club Zürich, em Zurique

Na disputa pela vaga do Dois Sem Masculino (M2-) está a dupla Gabriel Campos e Willian Giaretton, atletas do Corinthians (SP). Eles obtiveram o melhor índice na Qualificação Interna da CBR entre os barcos olímpicos, demonstrando capacidade para disputar este evento. Restam ainda 2 vagas para Tóquio na categoria, com barcos de 14 barcos competindo.

A dupla viajou acompanhada pelo treinador Fernando Campos Mello, do Corinthians (SP), e realizou seus treinos no Lago Greifensee, em Zurique, com auxílio do clube local Grasshopper Club Zürich. Com 13 esportes, incluindo um time de futebol participante da Champions League, o Grasshoper é um dos maiores clubes da cidade. Os brasileiros utilizaram a sede secundária do remo, que recebe menor quantidade de atletas durante a semana.



BARCO DOUBLE SKIFF PESO LEVE MASCULINO:
Emanuel Borges e Evaldo Becker


Emanuel Borges e Evaldo Becker durante treinamento na cidade de Eglisau, na Suíça
Emanuel Borges e Evaldo Becker durante treinamento na cidade de Eglisau, na Suíça

Os atletas Emanuel Borges e Evaldo Becker, do Flamengo (RJ), formam dupla na disputa do Double Skiff Peso Leve Masculino (LM2x). A guarnição obteve a terceira colocação na Regata de Qualificação Continental, em março, conquistando índice dentro da cota de qualificação. Porém, devido ao regramento do evento, apenas um barco por país poderia se classificar. A regra permite nova tentativa, válido pela capacidade demonstrada pelos atletas.

São 3 vagas em aberto para 15 países inscritos. Os atletas viajaram acompanhados pelo treinador Bernhard Stomporovski, do Flamengo (RJ), e realizaram o treinamento na cidade de Eglisau, 20km ao norte de Zurique. Este período de aclimatação é muito importante para os atletas, que precisam se adaptar rapidamente para competir em um clima diferente do Brasil. A temperatura variou entre 4° e 18°C, com chuva fraca ao longo da semana.



BARCO DOUBLE SKIFF PESO LEVE FEMININO:
Isabelle Falck e Vanessa Cozzi


A dupla Vanessa Cozzi e Isabelle Falck durante treinamento no Lago Reno, em Eglisau
A dupla Vanessa Cozzi e Isabelle Falck durante treinamento no Lago Reno, em Eglisau

Na categoria feminina, as remadoras Isabelle Falck e Vanessa Cozzi entram na disputa pela vaga no Double Skiff Peso Leve (LW2x). Esta guarnição obteve a segunda colocação na Regata de Qualificação Continental, também conquistando índice dentro da cota de qualificação. Porém, ficou sem a vaga devido ao regramento do evento. A regra permite nova tentativa, válida pela capacidade demonstrada pelas remadoras.

Quinze países inscreveram barcos para as 3 vagas em aberto nesta categoria. A dupla realizou o treinamento em Eglisau juntamente com o Double Masculino e o treinador Bernhard. A pequena cidade suíça de apenas 5.200 habitantes é banhada pelo famoso Rio Reno, onde a dupla fez seus treinos no barco. Esta parte do rio tem águas mais calmas por conta de diversas represas construídas na região.



O Brasil já tem um barco olímpico garantido em Tóquio: o Single Skiff Masculino, com o atleta Lucas Verthein. Ele conquistou a vaga na Regata Continental de Qualificação, realizada no Rio de Janeiro no início de março. Naquela ocasião, apenas um barco por país poderia se classificar. Em Lucerna, não há limite de barcos, todos podem se classificar.

A participação na Regata Final de Qualificação Olímpica foi organizada pela CBR com recursos da Lei Piva de Apoio ao Esporte. As despesas com viagem, acomodações, aluguel de barcos e demais necessidades foram divididos entre a confederação e os clubes. A prestação de contas dos eventos internacionais está disponível no link Transparência.

Crédito das Imagens: CBR

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h