Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

O remo do Brasil já tem passaporte carimbado para Tóquio

O Brasil já tem representante no Remo para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Lucas Verthein Ferreira, no Skiff Individual (M1x), conquistou a vaga nesta sexta-feira na Regata Continental de Qualificação Olímpica e Paralímpica na Lagoa, Rio de Janeiro.

Lucas Verthein conquistou a vaga olímpica em Tóquio no Single Skiff Masculino
Lucas Verthein conquistou a vaga olímpica em Tóquio no Single Skiff Masculino

Numa final emocionante, disputada até o último momento, o remador carioca venceu com tempo de 07:24:86. Apesar de largar na frente e manter a liderança de ponta a ponta, nos metros finais o chileno Felipe Cárdenas apertou o ritmo. A diferença foi de apenas 1.04s.

“Estou todo dolorido. Foi uma prova muito difícil. Dei até a última gota do meu sangue. Investi muito nos 1000 metros e no final vi o chileno se aproximando, senti o cansaço, mas falei: hoje não. Essa vaga é minha.”

• Confira o álbum de fotos completo dos dois dias de provas »
• Reveja as provas Finais da regata no Canal Olímpico do Brasil »
• Acesse os resultados oficiais de toda as provas »

Lucas Verthein venceu as três provas do Pré-Olímpico, eliminatórias, semifinais e finais. Com uma participação sólida na competição, ele que é o único latino-americano com medalha em um Mundial Júnior (2016, Rotterdam, Holanda), não quer perder muito tempo com a comemoração histórica.

“Agora é que vai começar. Barco na água todo o dia e foco nos Jogos Olímpicos. Eu dedico essa vaga à minha família, ao meu treinador que mudou a minha vida, às pessoas que me apoiam e digo a todo mundo: conheçam o remo, experimentem esse esporte. O Brasil pode ter muitos bons remadores, sempre dá para sair alguém com possibilidades.”

Isabelle Falck e Vanessa Cozzi conquistaram o 2º lugar no Double Skiff Feminino
Isabelle Falck e Vanessa Cozzi conquistaram o 2º lugar no Double Skiff Feminino

Nas outras três disputas os resultados do Brasil não foram suficientes para garantir a participação nos Jogos Olímpicos. A dupla de Skiff Peso Leve Feminino (LW2x) Vanessa Cozzi e Isabelle Falck perdeu a vaga por pouco, chegando em segundo lugar atrás do barco da Argentina. Já Emanuel Borges e Evaldo Becker, no Skiff Peso Leve Masculino ficaram em terceiro (LM2x), superados por representantes de Uruguai e Chile.

Os remadores de todo o continente fizeram grandes esforços para realizar as semifinais e finais no mesmo dia, após o decreto municipal de lockdown na cidade do Rio de Janeiro. As finais que seriam disputadas no sábado, foram adiantadas por decisão técnica da Federação Internacional de Remo/World Federation.

Evaldo Becker e Emanuel Borges com a medalha de bronze do Double Skiff Peso Lele Masculino
Evaldo Becker e Emanuel Borges com a medalha de bronze do Double Skiff Peso Lele Masculino

O Pré-Olímpico do Rio encerra a segunda etapa continental. África e Américas já concluídas, a próxima fase será a da Europa, seguida de Ásia e Oceania que farão a competição juntas. As últimas vagas serão disputadas no Pré-Olímpico Mundial, em Lucerna, em maio.

Mas na Lagoa ainda tem disputa: vem aí o Campeonato Sul-Americano. A Seleção Brasileira conta com 50 atletas. Acompanhe a cobertura pelo Instagram e no Canal Olímpico do Brasil.

As competições são organizados pela Confederação Brasileira de Remo em parceria com a World Rowing e a Confederação Sul-Americana de Remo. A transmissão ao vivo é realizada pelo Canal Olímpico do Brasil, uma parceria entre Comitê Olímpico do Brasil e a TVN Sports. A realização conta também com apoio da Secretaria Nacional do Esporte de Alto Rendimento (SNEAR) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

PROVAS FINAIS PROVA RESULTADO TEMPO RANK
Lucas Verthein M1x 1º Lugar Final A 07:24.86
Isabelle Falck, Vanessa Cozzi LW2x 2º Lugar Final A 07:34.62
Emanuel Borges, Evaldo Becker LM2x 3º Lugar Final A 06:40.36
Beatriz Cardoso W1x 1º Lugar Final B 08:47.70
Assessoria de Imprensa
Confederação Brasileira de Remo

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h