Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Fisioterapia: Rafael Jacob


Assim como o Coordenador Técnico e a Nutricionista do Nebar, Rafael Jacob, o fisioterapeuta do Núcleo também começou no remo influenciado pelo seu pai, Flavio Augusto de Jesus. "Primeiro eu fui para o vôlei e a natação, meu pai acreditava que eu só poderia começar a remar com 14 anos", explica.

rafael jacob  site

Com o inicio de carreira no Guanabara, Jacob agradece por iniciar no Clube. " O treinador da equipe era um dos melhores formadores de atletas na época. Ele, Rafael Barberena, se preocupou bastante com a minha técnica e a minha formação de base", explica o fisioterapeuta.

A medida que foi crescendo e se desenvolvendo na modalidade, o então atleta, fez o índice técnico para a Seleção Brasileira pela primeira vez aos 17 anos. Jacob representou o Brasil em sul-americanos e mundiais, remando dois sem timoneiro, double skiff e oito.

jacob selecao

"Quando eu fiz o índice, o Flamengo me chamou para remar pelo clube. Aceitei e ganhei uma bolsa de estudos para cursar Fisioterapia. Quando me formei, parei de remar porque tive que fazer estágio para terminar meus estudos. Nunca me desliguei do esporte. Ainda dou as minhas remadas. Saio no barco com a equipe Master", explica Jacob.

Após a aposentadoria, apenas no alto rendimento, o Fisioterapeuta investiu em sua formação e tem pós-graduação em fisioterapia ortopédica e é Doutor Osteopata. Como nunca perdeu o contato com o remo, Rafael Jacob também é classificador internacional, médico e técnico de para-remo pela World Rowing. Além de ser figura carimbada nas equipes da Seleção Brasileira de Para-Remo, participando e ajudando a equipe nas Olimpíadas de Tóquio.

Nebar: Único profissional que participou do projeto-piloto do primeiro ano do Núcleo e do projeto que agora se inicia em cinco polos, Jacob aponta algumas diferenças.

O Nebar I era todo concentrado no Rio de Janeiro, com sede na Lagoa Rodrigo de Freitas, e os atletas eram fixos e escolhidos pelo Coordenador Técnico da CBR, na época. Neste segundo projeto, os atletas se candidatam para a vaga. Além disso, os treinamentos e monitoramento eram realizados durante os encontros do Núcleo.

jacob 2-

Neste, segundo Nebar, os atletas são mais distribuídos e o acompanhamento é constante. Os treinadores dos estados vão ministrar treinos e o monitoramento e o ano todo. Possibilitando o atendimento ser mais individualizado para cada remador. Além do grupo de remadores participantes ser maior, no primeiro ano eram atendidos 20 atletas de um estado e neste são 80 divididos em cinco polos estaduais. "O interessante dos polos é analisar o perfil dos atletas ao redor do Brasil", comenta o fisioterapeuta.

Trabalho focado na prevenção e formação: O objetivo do trabalho da fisioterapia esportiva é principalmente prevenir lesões e a formação de um gesto esportivo evitando lesões e o afastamento do atleta no futuro. "A hora de mudar é agora, nunca amanhã", afirma Jacob.

jacob e lucas paea site

"O objetivo é conseguir formar bons remadores para o futuro. Avaliar a biomecânica para ajustar o gesto esportivo de cada atleta desde bem novo e seguir monitorando e orientando o mesmo, principalmente, durante seus anos de formação, é o melhor caminho para a iniciação de remadores de alto rendimento", explica o fisioterapeuta.

Avaliar o Gesto Esportivo nada mais é que a técnica do atleta na remada trabalhada no barco. A correção evita lesões e aprimora a performace do remador. Para tanto, Jacob explica que o trabalho tem que ser em equipe.

"Saímos na lancha para observar os remadores juntamente com o treinador e vamos avaliando pontos, disfunções que os remadores possam apresentar. Caso o remador não tenha nenhum tipo de lesão, partimos para um trabalho de prevenção. Em casos de atletas lesionados, fazemos um trabalho de correção", conclui o fisioterapeuta do Nebar e da Seleção Brasileira, Rafael Jacob.

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h