Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Nutrição: Erika Santinoni


Influenciada pelo pai, a Nutricionista do Nebar, Erika Santinoni, começou no remo. A vontade dela era de competir em algo. "O esporte me ajudou muito. Eu era muito tímida, tinha vergonha de espirrar em sala de aula", conta. As vitórias vieram e a segurança e autoestima cresceram.

site 001

Erika descobriu nela, através do remo, uma competitividade extrema e confiança para buscar mais dentro e fora das raias. Afinal, quem não gosta de ganhar? Logo que se formou na UFRJ, o convite para o mestrado veio e uma proposta de trabalho da CBR, através do preparador físico Julio Noronha.

"O Julio me convidou para trabalhar em uma equipe multidisciplinar com os atletas de alto rendimento da Seleção. Eu aceitei e fiz a minha dissertação em cima do trabalho desenvolvido na Confederação", explica a Nutricionista. Nessa época, a então remadora foi aconselhada a se afastar das regatas como atleta por um possível conflito de interesse.

flamengo com o pai para site

Ela não para! Então, Erika migrou para o Triátlon. "Eu não gosto de nadar, mas a modalidade era desafiadora e amo correr", comenta. Com o tempo passando, a atleta migrou para correr maratonas. O amor pelo esporte é tanto que, desde que sua filha nasceu, a nutricionista compete empurrando o carrinho com a sua companheira de treinos e corridas.

A vida endorfinada de Erika nunca a impediu ou fez com que ela se afastasse do remo. Sempre praticando o esporte, a competição e o alto rendimento são um caminho sem volta, a dedicação e disciplina também são marcas em sua carreira profissional. Afinal, lá se vão 22 anos atendendo no consultório como nutricionista e oito anos trabalhando no exército como militar temporária na Policlínica da instituição.

Dividindo sempre o seu tempo entre estudos, trabalho e treinamentos, Erika é amiga do pódio, mas das diversas vezes que ela ganhou uma medalha, duas experiências a marcaram. Uma das vezes foi em um campeonato brasileiro ao lado de Marilene Barbosa, treinadora do Nebar no polo da Bahia, no double skiff peso leve.

2x vice brasileiro

"Foi o nosso melhor desempenho e eu senti que ninguém colocava fé que iriamos tão longe. Um quarto lugar seria bom, mas buscamos por mais e conseguimos a medalha de prata! A gente sempre pode ir além do que achamos, o remo me ensinou isso", comenta Erika.

A segunda vitória marcante foi em uma prova em que a atleta tinha apenas seis meses de remo. "Tiramos primeiro lugar e foi minha primeira experiência competindo na voga. Lembro que fomos muito provocadas pelas adversárias que desmereceram o nosso barco, que era de madeira! Fiquei enfurecida com as meninas do outro barco e ganhamos! "Ressalta a então remadora.

Mesmo se afastando das competições de alto rendimento, Erika voltou às raias na categoria Master e acumula os títulos de campeã sul-americana e Mundial. Para quem acha que a vida endorfinada da Nutricionista tem férias, está enganado! Nem durante a sua gravidez a remadora parou com os seus treinamentos!

Corrida, pilates, ergômetro (na véspera de sua filha nascer) foram algumas das performances de Erika durante a sua gestação. Claro, que tudo acompanhado de perto por seus médicos! Hoje, a atleta divide sua filosofia de vida e práticas saudáveis de alimentação com sua filha, que acompanha a mãe em treinamentos e começa a dar suas primeiras remadas e passinhos nas corridas. Quem sabe a gente não vai ter uma Erika II, a missão, em breve, nas raias de remo e maratonas?

skin remadora 7

Vida endorfinada no Nebar: Quando o assunto é trabalho, Erika apresenta o mesmo amor e disciplina de sua vida esportiva. Sua paixão pela nutrição e a certeza de que pode ajudar atletas a ter um melhor desempenho é evidente para os que conversam com ela.

O primeiro passo, após as inscrições feitas e o grupo de remadores do Nebar definido, e utilizar seus conhecimentos teóricos práticos para avaliar os atletas e fazer palestras para uma educação alimentar mais adequada com dicas de como desenvolver mais saudável dentro da modalidade, aprimorando a desempenho esportivo.

"O trabalho é multidisciplinar. Auxiliar os profissionais de cada polo e tentar buscar parcerias. O mais importante é sempre focar na educação alimentar dos atletas e como isso influência diretamente o rendimento esportivo deles. Quando tivermos os polos nacionais ou visitando os polos estaduais, vamos fazer uma avaliação antropométrica individual de cada remador e acompanhar seu desenvolvimento a partir disso", explica Erika.

skin remadora 6

A antropometria é a medida das dimensões físicas de uma pessoa. Dessa forma, inclui peso, circunferência abdominal, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura e índice de padrão de crescimento.

Erika Santinoni leva para sua vida a frase "você é aquilo que você come" e esbanja energia e disciplina em tudo que faz. No Nebar não vai ser diferente. Os remadores que participarem dos polos vão ter uma nutricionista apaixonada pelo esporte, especialista em alto desempenho, entusiasta da vida endorfinada e disposta a colaborar e desenvolver um trabalho em equipe.

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h