Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Coordenação: Roque Zimmermann


Roque Zimmerman: Preparando futuros cidadãos através do remo

O Nebar é um projeto do Governo Federal que atende diversos jovens das categorias de base em modalidades variadas. No Remo, teremos cinco polos  com treinadores localizados nesses estados (Santa Cataria, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro), mas outros três  profissionais vão atender a todos os núcleos.

roque zimmermman 001

O Coordenador do Projeto Roque Zimmermann, a Nutricionista Erika Santinoni e o Fisioterapeuta Rafael Jacob estarão dividindo os seus trabalhos entre os cinco núcleos, cada um em sua especialidade. Vamos conhecer cada um deles, um pouco melhor?! 

Começamos pelo Coordenador Nacional do Nebar e Treinador no Náutico América, Roque Zimmermann!

Amor que passa de pai para filho: A história de Roque Zimmermann, treinador do Esporte Clube América de Blumenau e Coordenador Nacional do Nebar, começou em sua infância quando seu pai, Walfrid Zimmermann, já remava. "Meu pai tem 69 anos e rema há mais de 50. Ele me levava para a garagem de barcos do clube e tudo foi muito natural. Lembro que comecei a remar com nove anos", conta Roque.

Só depois de alguns anos que o então atleta começou a competir. Após passar pelas categorias de base e seguir treinando, em 2013, veio o primeiro resultado de destaque internacional de Roque: o vice-campeonato sul-americano, defendendo a seleção brasileira. No mesmo ano, o remador participou de duas Copas do Mundo. " Essas foram as maiores experiências que tive no remo. As Copas do Mundo abriram meus olhos, vi o cenário mundial, remar ao lado de atletas que eram grandes nomes do esporte. Foi fantástico!", enaltece o Coordenador Nacional do Nebar.

roque zimmermann 002 site

Enquanto defendia as cores do Brasil e do America, Roque Zimmermann buscava se aprimorar fora das raias de remo também. Em 2009, o atleta se formou em Educação Física. Antes mesmo da graduação, o remador treinava as categorias de base do America desde 2007, como auxiliar técnico.

Foram 10 anos atuando como treinador auxiliar, sempre treinando os atletas mais jovens. " As categorias de base são uma predileção minha. Eu gosto muito de formar atletas e ver que alguns remadores, que passaram por mim, chegaram ao alto rendimento, é muito bacana, mas principalmente, que usaram ferramentas aprendidas no esporte para ter sucesso nas suas vidas", explica Roque.

Disciplina, autocontrole, responsabilidade, foco, inteligência emocional são algumas das ferramentas necessárias para ter sucesso dentro e fora das raias de remo. Para Roque, construir o atleta vai muito além da remada. Apesar da ênfase que o treinador coloca na técnica e principalmente na construção de uma base positiva e saudável para que os remadores possam se desenvolver e chegar bem nas categorias principais, sem queimar etapas e sem estarem desgastados.

Após a graduação na faculdade e entre os treinamentos e trabalho no América, Roque buscou ainda mais conhecimento na área. Depois da pós-graduação, o então auxiliar técnico fez o curso da Academia Brasileira de Treinadores (ABT), que é o programa de formação e certificação de profissionais para atuarem como treinadores de alto rendimento no Instituto Olímpico Brasileiro.

"O ABT abriu realmente a minha mente. Valeu muito a pena, foi como um mestrado. Aplico e uso os conhecimentos adquiridos lá e me ajudou a definir, que caminho eu deveria seguir no ano seguinte e com a minha carreira", comenta Roque. Em 2018, o treinador assumiu a responsabilidade como técnico principal do América.

IMG-20230422-WA0213

Reflexo da mentalidade de Roque Zimmerman como treinador é a história no esporte de diversos atletas formados no América. Entre eles, o remador Daniel Passold Filho, campeão sul-americano de single skiff em 2023, na categoria júnior. "O Daniel chegou no remo devido a um amigo. O desenvolvimento dele veio naturalmente na palamenta simples e depois na dupla. Primeiro brasileiro dele foi no dois sem timoneiro, mas depois, por falta de parceiro, ele foi para o skiff onde se tornou destaque. Ele, como atleta, busca o alto rendimento", explica o treinador.

Apesar da troca entre atleta e remador ser importante, Roque Zimmermann enfatiza que tudo tem que ser bem monitorado. " Aquela linha tênue entre o desgaste e a fadiga e a formação devida de remada e acompanhamento do desenvolvimento do atleta", afirma o treinador.

roque e giulia

Coordenação Nacional: Como coordenador nacional do Nebar, Roque Zimmermann tem um desafio enorme à sua frente. Além de ser o treinador do Polo de Blumenau,  ainda tem que disseminar os treinos em outros estados e acompanhar o desenvolvimento dos atletas.

Focar nos núcleos é prioridade, mas Roque quer ir além. "Estamos sempre dispostos a ajudar atletas e treinadores que não participem do Nebar por estarem fora dos estados em que os polos atuam", afirma o Coordenador. O objetivo é formar remadores com a base bem construída para performar nas categorias principais de alto rendimento, de aumentar o volume de atletas nos polos em que o Nebar atua. Aumentando a quantidade sem perder a qualidade.

 

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h