Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Hall da Fama

Atalíbio Magioni – Das raias Olímpicas para Hollywood

Conheça a incrível história do remador brasileiro Atalíbio Magioni, campeão pan-americano que após sua participação nos Jogos de Montreal, em 1976, decidiu ficar no Canadá, a convite da Ministra dos Esportes daquele país, e ensinou o ator Nicolas Cage a remar.

Nascido em Santa Catarina, a carreira de Atalíbio Magioni começou como a de muitos outros atletas contemporâneos dele. O remador se mudou para o Rio de Janeiro no final da década de 60 para prestar o serviço militar na polícia especial do exército.

Atalíbio Magioni competiu nas Olimpíadas de Montreal em 1976 no Dois Com Timoneiro em barco formado com Wandir Kuntze e Nilton Alonço de timoneiroAtalíbio Magioni competiu nas Olimpíadas de Montreal em 1976 no Dois Com Timoneiro em barco formado com Wandir Kuntze e Nilton Alonço de timoneiro

Após a baixa do serviço, o então militar encontrou no remo do C.R. Vasco da Gama uma forma de continuar morando no Rio de Janeiro. Em 1968, o remador com 21 anos participou de suas primeiras competições nacionais e internacionais.

Mas foi em 1971 que Atalíbio Magioni conquistou a vitória, que colocaria o seu nome para sempre na história do remo brasileiro: o atleta participou da primeira equipe que conquistou medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos. Remando o barco Dois Com Timoneiro (2+), competindo ao lado de Celenio Martins da Silva e do timoneiro Manoel Therezo Novo, Atalíbio subiu ao lugar mais alto do pódio em Cali, na Colômbia. A conquista foi uma das três medalhas de ouro que a Seleção Brasileira trouxe daquela competição.

Atualmente, Atalíbio mora na cidade de Pinhalzinho (SC), onde cria gado par exportaçãoAtualmente, Atalíbio mora na cidade de Pinhalzinho (SC), onde cria gado par exportação

Campeão Carioca, Brasileiro, Sul-Americano e Pan-Americano, Atalíbio também representou o Brasil, por duas vezes, no Campeonato Europeu de Remo. No ano de 1973, em Moscou, chegou no 7º lugar geral da prova de Dois Com Timoneiro (2+), ganhando a Final B. O atleta remou em parceria com Wandir Kuntze e o timoneiro Nilton Silva Alonço, o Gauchinho.

OLIMPÍADAS DE MONTREAL: Foi no ano de 1976 que Atalíbio Magioni decidiu mudar, não só de clube, mas de país também. Segundo o atleta, a Ministra dos Esportes do Canadá o teria convidado para morar no país e treinar uma das equipes nacionais de lá.

Atalíbio e o ator Nicolas Cage durante a preparação para o filme “Fúria de Vencer” em 1986Atalíbio e o ator Nicolas Cage durante a preparação para o filme “Fúria de Vencer” em 1986

O remador aceitou o desafio e morou por mais de 20 anos no Canadá. Neste período, foi escolhido para ser o professor de remo de Nicolas Cage, que interpretou um remador no filme "The Boy in Blue" (O Rapaz de Azul ou Fúria de Vencer), produção canadense de 1986.

A VOLTA PARA O BRASIL: No início dos anos 2000, Atalíbio decidiu voltar para o Brasil. Após alguns investimentos em restaurantes que não deram certo, o remador afirma que um dia teve um encontro com Jesus. "Certo dia, enquanto o Sol nascia, eu caminhava e vi Jesus Cristo. Ele apareceu e me disse: ‘Eu não te criei para ser meu escravo da religião, mas um servo meu’. Jesus revelou a terra onde eu deveria ficar", conta o remador.

Equipe brasileira de remo que disputou os Jogos Pan-Americano de 1971, na ColômbiaEquipe brasileira de remo que disputou os Jogos Pan-Americano de 1971, na Colômbia

O atleta então se mudou para Pinhalzinho, interior de Santa Catarina , onde tem uma fazenda e cria gado para exportação com embriões franceses. Atalíbio Magioni afirma que seu maior sonho é rever seus três filhos que ainda moram no Canadá.

Crédito das Imagens: Reprodução

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h