Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Hall da Fama

Gilberto Gerhardt – Campeão Pan-Americano e Árbitro de Remo

O árbitro da Confederação Brasileira de Remo (CBR), Gilberto Gerhardt, começou sua trajetória no esporte como atleta. Competindo na categoria Máster até hoje, o histórico de vitórias desse remador é de impressionar. São mais de 50 anos dedicados ao remo!

Gilberto Gerhardt no Campeonato Sul-Americano de Remo Máster 2018, no Chile
Gilberto Gerhardt no Campeonato Sul-Americano de Remo Máster 2018, no Chile

Gilberto começou sua história na modalidade por causa de um vizinho que era timoneiro e o convidou para remar no Clube de Regatas Almirante Barroso. "Na mesma época, fui convidado para fazer esgrima mas não me identifiquei com o esporte, foi o remo que me impressionou com os barcos e a técnica ", conta o atleta. Em 1968, competiu seu primeiro Campeonato Brasileiro pela Federação Aquática do Rio Grande do Sul e ganhou com o veterano Edgard Gijsen, mais conhecido como Belga, a prova de Double Skiff (2x) Sênior.

Depois da estreia vitoriosa, Gilberto foi convidado para integrar a equipe do C. R. Flamengo, onde remou a maior parte de sua carreira. "O Flamengo me dava o alojamento e me ajudou no meu pré-vestibular, mas sempre remei, estudei e trabalhei para me manter", afirma o atleta que se formou em Arquitetura.

Em 1973, pela Seleção, foi ao seu primeiro Mundial, em Moscou. No mesmo ano, ganhou a Regata das Américas no México no barco que se tornaria sua especialidade o Double Skiff. "Foi o pai do Marcelo (Collin), quando assumiu como treinador do Barroso, que aprimorou a minha técnica. Sempre gostei muito mais de remar a palamenta dupla do que a simples".

Gilberto Gerhardt (esq) no Campeonato Sul-Americano de Remo Máster 2018, no Chile
Gilberto Gerhardt (esq) no Campeonato Sul-Americano de Remo Máster 2018, no Chile

O Double Skiff (2x) trouxe sua primeira medalha e vitória nos Jogos Pan-Americanos em 1975, no México, junto com Mario Franco. Nos Jogos seguintes, realizados em Porto Rico, dessa vez competindo no Four Skiff (4x), Gilberto conquistaria a medalha de prata juntamente com Waldemar Trombetta, José Claudio Lazzaroto e Paulo César Dworakowski.

"Na prova de 1979 perdemos por bico de proa e conquistamos o segundo lugar no barco que foi o primeiro Four Skiff da Seleção Brasileira em Jogos Pan-Americanos", relembra Gilberto. Mas foi três anos antes, em 1976, que o atleta participou dos Jogos Olímpicos de Montreal no Double Skiff (2x), remando no barco com Sergio Sztancsa.

• Confira o histórico do remo brasileiro nos Jogos Olímpicos »
• Conheça Paulo Dworakowski, parceiro de Gilberto no Double Skiff »


"Gostei muito de remar com o Gerhardt, aprendi muito com ele. Remador nato, muito eficiente. A remada dele não desperdiça energia. Aproveitei meu tempo treinando com ele para polir minha técnica", afirma Paulo César Dworakowski que ganhou no Double Skiff (2x) em 1978 nos Jogos Sul-Americanos em Valdívea, Chile, junto com Gilberto.

Gilberto Gerhardt e Edgard Gijsen, mais conhecido como Belga, na prova de Double Skiff (2x) Sênior
Gilberto Gerhardt e Edgard Gijsen, mais conhecido como Belga, na prova de Double Skiff Sênior

Atualmente, Gilberto rema na Categoria Máster pela AMARES, ele mora em Vitória, no Espirito Santo juntamente com sua família e participa das Regatas do Estadual capixaba como árbitro. "Fiz o curso de arbitragem por duas vezes, a primeira foi em 1980 junto com o Rodney (Bernardes), ex-presidente da CBR, e pela segunda vez em Vitória, em 2010.”

Com mais de 50 anos dedicados ao remo, o atleta conta o segredo da longevidade de sua carreira esportiva: "Todo mundo deveria fazer um esporte. Tem de gostar, amar e ter carinho pelo o que você faz. Persista! O remo, hoje, é onde eu relaxo, coloco meu stress para fora e reencontro meus amigos", conclui o Gilberto Gerhardt.

Crédito das Imagens: Arquivo Pessoal

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h