Política de Prevenção ao Assédio, à Discriminação e à Violência no Remo
Através do remo, os participantes adquirem experiência pessoal de responsabilidade, trabalho em equipe, respeito, integridade e justiça.A CBR incentiva que estes valores sejam praticados em todos os aspectos da vida de um remador, tanto dentro quanto fora da água. Cada indivíduo deve ser consciente de seu papel na comunidade do remo, seus direitos e responsabilidades. Conheca abaixo os principais pontos da Política de Prevenção e saiba como você pode denunciar caso seja uma vítima. Documento completo disponívle para download no final desta página.
Atos Não ToleradosDISCRIMINAÇÃO: Ocorre quando alguém adota uma atitude preconceituosa em relação a uma pessoa ou um grupo de pessoas. Tipos: Relacionada ao sexo, orientação sexual, raça, origem, saúde ou características fisicas de uma pessoa.
ASSÉDIO: Acontece quando uma pessoa utiliza de seu poder para agir de forma abusiva ou agressiva contra outra pessoa. Qualquer ato que atinja uma pessoa de forma física, sexual, moral ou psicológica de forma repetitiva é um assédio. Tipos: Sexual, moral, abuso de poder.
VIOLÊNCIA: A violência não é somente agressão física, ela pode ser também sexual, moral, patrimonial e psicológica. Todos estes tipos de violência geram consequências graves para a vítima. Tipos: Agressão física, abuso sexual, bullying.
Onde DenunciarSe você for vítima de discriminação, violência, assédio ou algum tipo de abuso, denuncie! A CBR pode auxiliar os membros da comunidade do remo. Se você está com medo, peça ajuda para sua família ou para uma pessoa de confiança.
• Ouvidoria CBR: Clique para acessar »
• Comissão de Atletas: Clique para acessar »
• Violência Contra a Mulher: Ligue 180
• Abuso Infantil/Direitos Humanos: Ligue 100
Para Aprender MaisO Curso de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Abuso no Esporte, do IOB, tem o objetivo de difundir o tema do assédio e abuso no esporte, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a legislação vigente.
A intenção é presentar informações, conceitos e ferramentas para que atletas, treinadores e treinadoras ou membros de uma organização esportiva possam identificar e enfrentar estas atitudes.
Acesse o site do Instituto Olímpico Brasileiro e inscreva-se »