Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Primeiro CBI de Remo e Para-Remo com igualdade de gênero

O CBI de Remo e Para-Remo 2021 reuniu mais de 300 atletas de 36 clubes de 11 estados de todo o Brasil. Desses remadores, 147 foram mulheres: recorde de inscrições da história da competição! Esse é o resultado do primeiro Brasileiro com igualdade de gênero.

A prova de Oito Com Timoneiro Feminina Júnior foi disputada pela primeira vez no Brasileiro
A prova de Oito Com Timoneiro Feminino Júnior foi disputada pela primeira vez no Brasileiro

O programa contou com o mesmo número de provas femininas e masculinas. O campeonato reuniu barcos curtos e longos de remo e para-remo. Esse incentivo à igualdade de gênero no esporte vem sendo adotado não só pela World Rowing, mas também pelo COI, com as Políticas de Igualdade de Gênero. A CBR fez questão de se unir ao movimento.

"Esse foi o Brasileiro mais importante da minha carreira. Por esse ser o primeiro campeonato de remo com o mesmo número de provas femininas e masculinas, trazendo oportunidade para as jovens atletas evoluírem no esporte, estou imensamente honrada em ser parte dessa história, em poder escrever sobre a luta pela igualdade dos direitos da mulheres, junto com tantas outras atletas do Brasil inteiro. E posso dizer para cada uma delas: ‘vocês não estão sozinhas’. Eu remo por amor, por mim, por vocês e por nós todas juntas", comemora e exalta Josiane Lima, campeã brasileira de Para-Remo, atleta paralímpica e presidente da Comissão de Ética da CBR.

Remadoras em barco misto durante a disputa do Four Skiff Feminino
Atletas em barco misto durante a disputa do Four Skiff Feminino, na Lagoa Rodrigo de Freitas

"Como mulher e presidente da Comissão de Atletas do remo, me sinto muito feliz em fazer parte deste momento histórico da modalidade, onde tivemos o maior número de atletas mulheres no evento e por ter sido o primeiro Campeonato com igualdade de gênero nas provas disputadas – apenas uma prova não teve inscrições na categoria feminina – totalizando 56 provas. Isso demonstra como o remo vem evoluindo em vários aspectos e que os investimentos estão gerando frutos para o um futuro cada vez melhor da modalidade no Brasil", afirma Vanessa Cozzi, Presidente da Comissão de Atletas da CBR, atleta olímpica e Campeã Brasileira de Remo 2021.

A presença feminina não foi notada apenas dentro das raias, mas fora também. Afinal, Magali Moreira é a primeira mulher a assumir a presidência da CBR em toda a história da modalidade no país. Outra contribuição importante foi da Presidente do Júri nesse CBI e nova Coordenadora de Arbitragem da Confederação, Luciana Arruda.

Atletas do Flamengo comemoram a vitória no Oito Com Feminino Sênior
Atletas do Flamengo comemoram a vitória na prova do Oito Com Feminino Sênior

Além do engajamento da Confederação para trazer mais igualdade de gênero para o evento, os clubes participantes trouxeram treinadoras como responsáveis por suas equipes. O Clube de Regatas do Flamengo, anfitrião do evento, fez questão de destacar a participação feminina na Comissão de Organização do CBI de Remo e Para-Remo 2021.

"Esse CBI de Remo e Para-Remo é especial e de extrema relevância porque, pela primeira vez, temos um campeonato com equilíbrio de gênero. Pela primeira vez a prova de Oito (8+) Feminino Júnior foi disputada. Isso sem dúvida mostra como o remo feminino está sendo bem desenvolvido no Brasil", explica e conclui Marcelo Varriale, Gerente Técnico da CBR.

Crédito das Imagens: Gilvan de Souza

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h