Remo Nacional	
	
			As remadas históricas de mulheres brasileiras nos Jogos		
	
	- Detalhes
- 
	Criado em Sexta, 18 Junho 2021 11:04	
Com quatro mulheres na equipe de remo indo para os Jogos de Tóquio este ano, a Seleção Brasileira teve outras representantes femininas ao longo da história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. São ao todo 13 remadoras que vestiram as cores do país na competição mais importante do esporte, incluindo a única medalha brasileira da modalidade.
 
Claudia Santos durante treinamento nos Jogos Paralímpicos de Londre 2012 A história de Claudia Santos e Josiane Lima se confunde com a do para-remo brasileiro. As duas atletas se classificaram para todas as edições dos Jogos Paralímpicos, desde que o remo foi introduzido oficialmente como esporte paralímpico em 2008.
 São quatro edições e 16 anos dedicados ao ciclo paralímpico. Em 2008, Josiane Lima foi terceiro lugar em sua prova (Double Skiff Misto PR2) nos Jogos de Pequim e conquistou a única medalha em Jogos Paralímpicos e Olímpicos da modalidade na história do país.
 Josiane Lima e Elton Santana, bronze no Double Skiff Misto PR2 em Pequim 2008
Josiane Lima e Elton Santana, bronze no Double Skiff Misto PR2 em Pequim 2008 Indo para sua primeira edição dos Jogos, as atletas do Quatro Com Misto PR3, Ana Souza e Diana Barcelos, integram a Seleção Paralímpica Brasileira que irá competir em Tóquio.  
• Conheça os atletas brasileiros em busca de medalhas em Tóquio »
 • Acompanhe as redes sociais do Remo Brasil para mais curiosidades » Nas Olimpíadas, Fabiane Beltrame foi a primeira mulher a participar dos Jogos em Atenas 2004 e também foi a remadora que mais participou de edições olímpicas: foram três participações. O melhor resultado de Beltrame foi o primeiro lugar na Final C, nas Olimpíadas de Londres em 2012, remando o Double Skiff Peso Leve com Luana Bartholo. 
 Fabiana Beltrame e Luana Bartholo em disputa nos Jogos de Londres 2012
Fabiana Beltrame e Luana Bartholo em disputa nos Jogos de Londres 2012 Os jogos de Pequim e Londres foram os que mais contaram com a participação feminina na Seleção Brasileira Paralímpica e Olímpica: foram 7 remadoras em cada edição.
 Josiane Lima, Claudia Santos, Fabiana Beltrame, Norma Moura, Regiane Silva, Camila Carvalho, Luciana Granato, Luana Bartholo, Vanessa Cozzi, Fernanda Nunes, Ana Souza e Diana Barcelos são as mulheres brasileiras e remadoras que escreveram seus nomes na história do Remo Olímpico e Paralímpico do Brasil.  
Crédito das Imagens: COB, CPB