Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

CBR apresenta mapeamento e planejamento do Remo Quatro

Na terça, 29/09, a Confederação Brasileira de Remo apresentou o mapeamento inicial e o planejamento das próximas etapas do Programa Remo Quatro, iniciativa para desenvolver talentos olímpicos nas categorias de base em barcos coletivos. Em reunião aberta, foram discutidas a metodologia de seleção dos atletas e o plano de treinamento para as equipes.

Programa Remo Quatro, Confederação Brasileira de Remo

A reunião foi liderada pelo Coordenador Técnico da CBR, Marcello Varriale, e pelos técnicos-líder nacionais Leticia Muziol e Oguener Tissot. Oguener iniciou falando sobre o mapeamento dos atletas, de um total de 206 inscrições recebidas. Foram 143 remadores e 63 remadoras avaliados, sendo o polo BA-ES-SE com o maior número de inscritos: 45 atletas.

A seleção foi feita com base nos resultados de testes de 2000m no remoergômetro e no perfil genético de cada atleta. Em relação ao perfil genético, os remadores foram organizados em quatro categorias: Ouro (percentil 97), Prata (percentil 90 a 96,9). Bronze (percentil 85 a 89,9) e perfil abaixo do ideal (percentil inferior a 85). A categoria alvo é a Ouro, que corresponde ao perfil dos atletas finalistas A em provas olímpicas da modalidade.

• Acesse os materiais do Programa Remo Quatro neste link »
• Aulas abertas do Programa Remo Quatro receberam 135 inscrições »

Oguener apresentou as estatísticas tabuladas e explicou que, dos 206 atletas analisados, 14,6% encaixam-se na categoria Ouro. Em relação aos resultados dos testes no remoergômetro, 33 atletas foram selecionados como aptos a entrar no programa regional e 26 aptos para o programa nacional. Toda a metodologia para seleção dos atletas foi baseada em evidências de artigos científicos publicados em revistas internacionais.

Marcello Varriale, Coordenador Técnico da Confederação Brasileira de Remo
Marcello Varriale, Coordenador Técnico da Confederação Brasileira de Remo

Em seguida, Letícia apresentou o plano de treinamento para os atletas selecionados para as equipes regionais e nacional, que serão diferentes para cada categoria. Foi desenvolvida uma metodologia universal para padronizar os treinos e alinhar todos os participantes em um mesmo objetivo. Quando os atletas participarem dos campos de treinamento da CBR, já saberão como o treino é estruturado. Letícia apresentou também o calendário esportivo semana a semana até a próxima Seletiva Nacional, prevista para março de 2021.

Ao final, Marcello lembrou que a participação do técnicos neste momento é fundamental para tornar o planejamento mais assertivo. O objetivo principal do Remo Quatro é formar equipes para conquistar medalhas pela Seleção Brasileira de Remo em campeonatos internacionais, e isso depende da união de forças entre todos os envolvidos.

Crédito das Imagens: CBR

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h