Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Troféu Brasil define os campeões do CBI de Barcos Curtos 2020

Sob forte calor na manhã deste sábado (8) na Raia Olímpica da USP (Universidade de São Paulo), foram conhecidos os campeões do Troféu Brasil de Barcos Curtos, primeira fase do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Remo Barcos Curtos 2020. A competição também serviu como uma das etapas da seletiva que definirá quais barcos disputarão a Regata de Qualificação Continental, entre 2 e 5 de abril, no Rio de Janeiro (RJ).

Uncas Tales e Lucas Verthein, do Botafogo (RJ), durante a disputa do Single Skiff Masculino
Uncas Tales e Lucas Verthein, do Botafogo (RJ), durante a disputa do Single Skiff Masculino

Flamengo (RJ) e Corinthians (SP) acabaram protagonizando as conquistas das principais categorias, com duas vitórias cada um, enquanto o Botafogo (RJ) venceu uma prova.

Foi justamente a prova individual mais disputada que teve dois remadores botafoguenses como protagonistas, o Single Skiff masculino. Mais uma vez, acabou prevalecendo a experiência de Uncas Tales Batista, que levou a melhor em uma disputa acirrada com seu companheiro de equipe Lucas Verthein. Foi a terceira conquista consecutiva de Uncas nesta prova, que ainda teve o tempo individual mais rápido das finais (6min51s14).

Uncas Tales Batista, do Botafogo (RJ), campeão do Single Skiff Masculino
Uncas Tales Batista, do Botafogo (RJ), campeão do Single Skiff Masculino

“Sabia que desde o início meu adversário seria o Lucas. Na verdade, todo dia ele é meu principal adversário no clube. Começou comigo no Botafogo, ele é muito forte e está focado em se tornar campeão mundial Sub 23. No final, foi uma disputa muito mais complicada do que eu pensava. Ele tentou segurar a liderança até o final com muita raça, mas eu não desisti, sempre procurando fazer o meu melhor e acabei passando no final”, afirmou.

• Acesse os resultados oficiais do CBI de Remo Barcos Curtos 2020 »
• Confira o álbum completo de imagens do primeiro dia de Finais »
• Transmissão ao vivo das provas Finais no YouTube Remo Brasil » 

Também não faltou emoção na segunda final masculina, a do Dois Sem. E com direito a uma surpresa, com a emocionante vitória do barco do Corinthians, formado por William Giaretton e Gabriel Campos de Moraes. Eles superaram os irmãos espanhóis Pau e Xavier Vela Maggi, que representam o Flamengo e eram considerados favoritos. Foi uma vitória que também aconteceu nos metros finais da prova.

Willian Giaretton e Gabriel Campos, do Corinthians (SP), campeões no Dois Sem Masculino
Willian Giaretton e Gabriel Campos, do Corinthians (SP), campeões no Dois Sem Masculino

“Tínhamos focado muito para esta prova. Sabíamos que era tudo ou nada e conseguimos dar uma arrancada na parte final, quando encostamos no barco deles. Contar com o apoio de nossa torcida foi fundamental”, afirmou William, que entrou neste ano no clube paulista.

Para o treinador Fernando Mello, a vitória teve um significado muito grande, até para manter vivo o sonho olímpico da dupla. A esperança de William e Gabriel será competir na Regata Final de Qualificação Olímpica, em maio, na cidade de Lucerna, na Suíça. “Eles estão há muito tempo nesta batalha e se eles conseguirem ir, mesmo se tiverem 1% de chances, precisam tentar buscar. O Brasil, desde que foi introduzido este formato de qualificatória, nunca classificou um barco pela Regata Mundial, só pela seletiva regional. Então, eles estão no jogo e têm chances, embora ainda dependa de confirmação”, disse o treinador.

Tomás Garcia Levy, do Corinthians (SP), campeão no Single Skiff Masculino Júnior
Tomás Garcia Levy, do Corinthians (SP), campeão no Single Skiff Masculino Júnior

Outra vitória corintiana aconteceu no Single Skiff Júnior masculino, quando Tomás Garcia Levy confirmou seu favoritismo e faturou seu segundo título do Troféu Brasil de Barcos Curtos, repetindo a conquista de 2019.



Flamengo domina o feminino

Vanessa Cozzi, do Flamengo (RJ), campeã do Single Skiff Feminino
Vanessa Cozzi, do Flamengo (RJ), campeã do Single Skiff Feminino

Nas duas finais femininas deste sábado, o Flamengo (RJ) reinou absoluto, vencendo no Single Skiff com Vanessa Cozzi e no Dois Sem, com a dupla Yanka Brito e Nayara Pena. “Eu me atrapalhei na saída, quando fui ajeitar a pá e eles deram a largada. Saí um segundo atrasada e tive que fazer uma prova de recuperação, me concentrando muito para me colocar no cenário da prova novamente. O vento também me ajudou, pois sou peso leve e consegui me manter em uma remada boa. A partir dos 1.000 m vi que estava na briga. Continuei focada no meu plano e consegui a vitória”, disse Vanessa.

Yanka Brito e Nayra Pena, do Flamengo (RJ), campeãs do Dois Sem Feminino
Yanka Brito e Nayra Pena, do Flamengo (RJ), campeãs do Dois Sem Feminino

A final do Dois Sem também foi definida nos metros finais, em uma briga concentrada entre dois barcos do Flamengo. A dupla Yanka Brito e Nayara Pena acabou ganhando por apenas um segundo de vantagem em relação ao barco formado por Milena Viana e Maria Clara Lewenkopf. “Já havia sido campeã no Single Skiff, mas estamos começando este barco no Dois Sem e fiquei feliz pelo que pudemos mostrar. Agora, minha expectativa para a seletiva nacional está cada vez maior”, disse Yanka.

Neste domingo (9), acontecerá a final do CBI de Barcos Curtos, quando os seis barcos mais rápidos, de acordo com os resultados nas fases de qualificação, disputarão as finais por categoria (Sênior, Peso Leve, Sub 23, Sub 23 Peso Leve e Junior). O clube que vencer o maior número de provas conquistará o título brasileiro.



Troféu Brasil de Barcos Curtos 2020

PROVA 1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR
Single Skiff Feminino Flamengo
Vanessa Cozzi
Botafogo
Beatriz Cunha
Avulso
Chloé Delazeri
Single Skiff Masculino Botafogo
Uncas Tales
Botafogo
Lucas Verthein
Flamengo
Evaldo Becker
Dois Sem Masculino Corinthians
Willian Giaretton
Gabriel Campos
Flamengo
Pau Vela Maggi
Xavier Vela Maggi
Flamengo
Michael Trebbow
Alef Fontoura
Dois Sem Feminino Flamengo
Yanka Britto
Nayara Pena
Flamengo
Milena Viana
Maria Lewenkopf
Misto
Nathalia Barbosa
Dayane dos Santos
Single Skiff Masc Júnior Corinthians
Tomás Leby
Botafogo
Jean Marcelin
Avulso
Augusto Knoll
Texto: Marcelo Laguna
Fotos: CBR/Lucas Baptista

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h