Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Eliminatórias marcam o início do Brasileiro de Barcos Curtos 2020

Começou em ritmo forte a edição 2020 do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Remo Barcos Curtos. Nesta quarta-feira (5), a Raia Olímpica da USP (Universidade de São Paulo) viveu uma manhã bastante movimentada, com a realização de 25 provas qualificatórias. Estão em ação nesta regata 191 atletas representando 22 clubes de dez estados do Brasil.

Atletas se preparam para a largada de uma das baterias eliminatórias do Single Skiff Masculino
Atletas se preparam para a largada de uma das baterias eliminatórias do Single Skiff Masculino

A competição está dividida em duas fases. Até sexta-feira (7), acontecerão as eliminatórias, repescagens, quartas de final e semifinal. No sábado (8), haverá a definição dos vencedores do Troféu Brasil, na qual as disputas são por tipo de barco, sem distinção de idade, definindo os campeões do Single Skiff e Dois Sem, nos dois gêneros.

No domingo (9), acontecerá a final do CBI de Barcos Curtos, quando os seis barcos mais rápidos, de acordo com os resultados nas fases de qualificação, disputarão as finais por categoria. O clube que vencer o maior número de provas conquistará o título brasileiro.

• Confira aqui os resultados do primeiro dia de competições »
• Veja a lista de partidas para a repescagem de quinta-feira (6) »

O Brasileiro de Barcos Curtos acabou sendo antecipado para integrar uma das etapas da seletiva nacional da Seleção Brasileira de Remo, que busca vagas para as Olimpíadas de Tóquio 2020. Isso acabou influenciando na preparação das equipes. “O fato de o campeonato ter sido antecipado mudou a nossa preparação. Desde o final do ano passado já estamos em ritmo forte de treinamento. Não tivemos férias”, afirmou Paulo Henrique Macario, coordenador técnico do Flamengo (RJ), equipe que busca o tricampeonato geral do Brasileiro.

Equipes preparam os equipamentos para o primeiro dia de provas do CBI de Barcos Curtos
Equipes preparam os equipamentos para o primeiro dia de provas do CBI de Barcos Curtos

“Só paramos no Natal e no Ano Novo. O pessoal está bem focado, porque mudamos a preparação. No recesso, eles fazem um trabalho físico fora da raia, mas agora tivemos que puxar até a periodização, para que eles chegassem na melhor forma possível agora”, explicou Fernando Mello, técnico e coordenador do Corinthians (SP).

Os atletas também sentiram os efeitos nesta mudança de calendário. “Normalmente faríamos a seletiva em abril para depois começar a montar a seleção, já quase próximo das competições internacionais. Este ano, por causa da Olimpíada, antecipamos um pouco a seletiva e todo mundo teve que começar a preparação lá em outubro e novembro, para chegar em fevereiro com um nível mais forte”, disse Vangelys Pereira, do Flamengo (RJ), que ficou em segundo lugar em sua bateria eliminatória do Single Skiff Masculino.

Uncas Tales Batista, remador do Botafogo (RJ) (Crédito: CBR/Satiro Sodré)
Uncas Tales Batista, remador do Botafogo (RJ) (Crédito: CBR/Satiro Sodré)

Campeão do ano passado do Troféu Brasil de Barcos Curtos, Uncas Tales, do Botafogo (RJ) também está aproveitando a competição para recuperar a forma. “Estou chegando bem confiante, mais do que nos outros anos. Tenho feito um trabalho forte para recuperar a autoconfiança, depois das lesões que sofri no ano passado”, disse Uncas, que venceu sua bateria no Single Skiff com mais de dez segundos de vantagem sobre o segundo colocado.

Ao final do primeiro dia, o Botafogo terminou com o maior número de vitórias nas provas eliminatórias, oito no total. Na sequência, vem o Flamengo, com sete vitórias. Nesta quinta-feira (6), será realizada a fase de repescagem na parte da manhã, a partir das 8h30, enquanto as quartas de final começarão a partir das 14h.

Texto: Marcelo Laguna
Crédito das Imagens: CBR

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h