Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Barcos Curtos 2020 dá a largada para o ano olímpico no remo

A cidade de São Paulo receberá a abertura da temporada do remo brasileiro, com a realização do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Remo Barcos Curtos 2020, entre os dias 5 e 9 de fevereiro, na Raia Olímpica da USP (Universidade de São Paulo). Estarão em ação 191 atletas representando 24 clubes de dez estados do Brasil.

Campeonato Brasileiro Interclubes de Barcos Curtos 2020

A competição também marcará uma etapa importante para a definição dos barcos que buscarão vaga para a Olimpíada de Tóquio 2020, durante a Regata de Qualificação Continental, entre 2 e 5 de abril, marcada para o Rio de Janeiro. A outra possibilidade de classificação ocorrerá na Regata Final de Qualificação Olímpica, no mês de maio, na Suíça.

No CBI de Barcos Curtos, participam somente dois tipos de barcos: o Single Skiff (um atleta) e o Dois Sem (dois atletas, um remo por atleta), nas categorias Sênior, Sub 23 e Júnior.

• Acesse os resultados oficiais do CBI de Remo Barcos Curtos 2020 »
• Acompanhe as fotos do evento no Instagram do Remo Brasil »
• Transmissão ao vivo das provas Finais no YouTube Remo Brasil » 

A competição será dividida em duas fases. Entre os dias 5 e 7 de fevereiro, acontecerão as eliminatórias, repescagens, quartas de final e semifinal. No dia 8 (sábado), haverá a definição dos vencedores do Troféu Brasil, na qual as disputas são por tipo de barco, sem distinção de idade, definindo os campeões do Single Skiff e Dois Sem, nos dois gêneros.

No dia 9 (domingo), acontecerá a final do CBI de Barcos Curtos, quando os seis barcos mais rápidos, de acordo com os resultados nas fases de qualificação, disputarão as finais por categoria. O clube que vencer o maior número de provas conquistará o título brasileiro.

Segundo Marcelo Varriale, Coordenador Técnico da CBR (Confederação Brasileira de Remo), o fator da corrida olímpica tornou o Brasileiro Interclubes de Barcos Curtos ainda mais atrativo. “Este ano é o primeiro em que a seletiva terá um volume maior de atletas em virtude do nosso projeto olímpico. Isso fez com que as provas do Dois Sem, tanto no feminino quanto no masculino, tivessem um aumento considerável no número de inscritos. Por isso, estamos com muita expectativa em relação a este campeonato, que será bastante interessante, além de importante para o ciclo olímpico”, afirmou.

Para Edson Altino Pereira Júnior, presidente da CBR, o CBI de Barcos Curtos 2020 consolida um trabalho que vem sendo feito na entidade nos últimos oito anos. “Além de confirmar o sucesso dos processos implementados nos últimos anos, estamos aprimorando a descoberta de novos talentos para o remo brasileiro. Isso se pode constatar pelo número de inscritos no campeonato, graças também ao importante apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que ajuda com as passagens aéreas e a hospedagem das equipes que também são suas filiadas”, disse Pereira Júnior.



Qualificação olímpica

Uma das etapas para a definição da seletiva olímpica nacional terá como base os resultados do Troféu Brasil. “Esta é uma etapa com maior peso e importância, por ser com barcos individuais. Duas semanas após o Brasileiro, temos mais uma avaliação com os barcos do Dois Sem, que disputarão o Pré-Olímpico. Em seguida, uma avaliação final para barcos de quatro remadores”, explicou Marcelo Varriale. Ele lembrou que a CBR tem seu projeto olímpico dividido em duas frentes.

“Nosso foco olímpico é duplo. A curto prazo, que é a qualificação olímpica para Tóquio 2020, enquanto a médio/longo prazo temos o projeto com base em barcos de quatro remadores, já pensando no ciclo de Paris 2024. Como para este tipo de barco as vagas são apenas por meio do Campeonato Mundial ou da Regata de Qualificação Final, a disputa é mais difícil. Por isso, precisamos melhorar o nosso sistema, envolvendo muitos atletas até que se chegue à melhor formação”, detalhou o Coordenador Técnico da CBR.



Destaques individuais

O CBI de Barcos Curtos 2020 reunirá alguns dos principais nomes do remo do Brasil. Entre eles, competirão na Raia Olímpica da USP Uncas Tales (Botafogo, RJ), bicampeão mundial Sub 23 no Single Skiff Peso Leve em 2017 e 2018, além de medalha de bronze no Dois Sem no Pan-Americano de Lima 2019; os irmãos Pau e Xavier Vela Maggi (Flamengo, RJ), prata no Dois Sem no Pan de Lima 2019; Gabriel Campos (Corinthians, SP), bronze no Quatro Sem no Pan de Lima 2019; e Milena Viana (Flamengo, RJ), três vezes consecutivas campeã do Single Skiff no Brasileiro de Barcos Curtos.



Números do CBI de Barcos Curtos 2020

Total de inscritos: 191 atletas (126 homens e 65 mulheres)
Total na categoria Júnior: 87
Total na categoria Sub 23: 46
Total na categoria Sênior: 58
Clubes: 24, representando Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo

• Confira o ranking anual do Troféu Brasil de Barcos Curtos »
• Flamengo conquista o troféu de campeão no Barcos Curtos 2019 » 



Programação

DATA HORÁRIO ATIVIDADES 
04/02 (terça-feira) 16h Congresso Técnico 
05/02 (quarta-feira) 8h30 às 13h30 Eliminatórias e Repescagem
06/02 (quinta-feira) 8h30 às 17h30 Repescagem e Quartas-de-Final 
07/02 (sexta-feira) 8h30 às 13h Semifinais
08/02 (sábado) 8h30 às 13h Finais Trofeús Brasileira de Barcos Curtos
09/02 (domingo) 8h30 às 12h Finais CBI de Barcos Curtos


O Campeonato Brasileiro Interclubes de Remo Barcos Curtos 2020 é organizado pela Confederação Brasileira de Remo com recursos da Lei Agnelo Piva de Apoio ao Esporte. A CBR tem como parceiro na realização deste evento o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que fornece transporte e hospedagem para os clubes filiados, equipe técnica e arbitragem. A prestação de contas dos eventos da CBR está disponível no menu Transparência.

Texto: Marcelo Laguna
Imagens: Confederação Brasileira de Remo

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h