Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

Brasil vence mais cinco provas e encerra Sul-americano de Remo com 11 medalhas de ouro


No último dia de regatas, remadores do país conquistam ainda outras seis medalhas: quatro de prata e duas de bronze


O Brasil encerrou sua participação no Campeonato Sul-americano de Remo em grande estilo. Na manhã desta quarta-feira, 20, os remadores do país conquistaram 11 medalhas, sendo 5 ouros, 4 pratas e 2 bronzes, em 14 regatas disputadas na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

 SS 5690

Considerando os dois dias de finais da competição e os resultados do Pré-olímpico continental, que foram contabilizados no quadro geral de medalhas, o Brasil foi 26 vezes ao pódio, com 11 ouros, 9 pratas e 6 bronzes, ficando com o vice-campeonato do evento, atrás somente do Chile, que levou 14 ouros.

“O Brasil mostrou sua força no Sul-americano, com ótimos resultados em todas as categorias: adulta, júnior e paralímpica. Fomos ao pódio na maioria das provas e encerramos a competição com boas perspectivas para a sequência do trabalho”, afirmou a presidente da Confederação Brasileira de Remo, Magali Moreira.

Uma das vitórias mais celebradas pelos brasileiros neste último dia de Sul-americano foi a do Four Skiff, formado por Piedro Tuchtenhagen, Olavo Soares, Evaldo Becker e Gabriel Oliveira, que registrou o tempo de 6:03.33, superando os argentinos em cerca de três segundos.

 SS 6137

“Nós quatro nunca havíamos competido juntos, apenas treinado duas vezes. Mas superamos o desentrosamento com uma mentalidade vitoriosa. A remada encaixou logo na saída e conseguimos a medalha de ouro”, celebrou Gabriel Oliveira.

Quem também tem motivos de sobra para comemorar neste Sul-americano é Jennifer Almeida, de 18 anos. Após a vitória no Double Skiff com Brenda Madruga na última terça-feira, a remadora se sagrou campeã no Single Skiff, ambas na categoria júnior.

"Essa é uma prova muito dura, principalmente neste calor que está fazendo no Rio de Janeiro. Mas este resultado é fruto de muito trabalho, dedicação e treinamento, junto com os meus treinadores ", destacou a jovem atleta.

 SS 6398

Classificado para os Jogos Paris 2024 após vencer o Pré-olímpico, Lucas Verthein voltou à Lagoa para competir no Double Skiff ao lado de outro jovem talento: Marcelo Almeida. A vitória veio no photo finish contra os uruguaios, com vantagem de 15 centésimos.

“Trabalhamos muito e sonhamos bastante para chegar nesta hora e alcançar esta conquista. Fico muito contente pela parceria com o Marcelinho. Remamos muito bem, entregamos uma ótima prova, com emoção do início ao fim", afirmou Lucas.

Além dessas vitórias, o Brasil saiu campeão no Double Skiff feminino, com Chloé Gorski e Beatriz Tavares, esta última também classificada para Paris 2024. E na disputa do PR2 misto, com Michel Pessanha e Gessyca Guerra. A embarcação é formada por remadores que possuem mobilidade nos troncos e nos braços. Os dois venceram com 51 segundos de vantagem sobre os mexicanos, que participaram do evento como convidados.

Organizado pela Confederação Brasileira de Remo, o Campeonato Sul-Americano contou com a participação de atletas do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e os convidados Honduras e México. O evento teve o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da World Rowing, da Confederação Sul-Americana de Remo (CSAR), do Governo do Estado do Rio de Janeiro – por meio da Secretaria de Esporte e Lazer – e da Marinha do Brasil.
Imagens: Satiro Sodré

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h