Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

Vem aí a Copa América de Remo Costal



Vem a aí a segunda Copa América, que serve de qualificação para os 2023 World Beach Games. A Copa acontece entre os dias primeiro e 11 de maio, na cidade de Chorrillos, no Peru. Os dias de provas são divididos em três diferentes tipos de Costal: Beach Sprint, Travessia 6k e Travessia 23 k. Três atletas brasileiros participam do evento: Vangelys Reinke, do Flamengo, Herbert Bercknhagen, do Bandeirantes, e Bárbara Santos, do Paysandú. Nosso representantes vão remar em diferentes modalidades e barcos de Costal.


O evento é dividido em três tipos de competição. A primera é o Beach Sprint que acontece entre os dias três e quatro de maio. Esta modalidade de Costal foi incluída do programa do Mundial de Jogos de Praia, que acontece, este ano em Bali. A prova começa com uma corrida dos competidores até o barco, que se encontra na água, em dead heats entre duas equipes. O percurso é dividido entre a ida até a boia de 250 metros em slalom e a volta em linha reta. A chegada é muito similar a saída, onde o remador sai do barco e corre na areia até a linha de chegada.

A segunda parte, é a Travessia de 6k, esta modalidade de Costal tem o percurso de 6 quilômetros e acontece em alto mar. O percurso é definido por bóias de pontos de checagem e de retorno. Nesta modalidade quanto mais vento e ondas melhor. A competição acontece na baía de Chorrillos em frente às instalações da Sede do Clube de Regatas Lima.

Já a última parte do evento, acontece no dia 9 de maio e é chamada de Travessia de 23 quilômetros. A largada acontece em La Punta, Callao, e a chegada é na Sede do Clube de Regatas Lima. Barcos com, quatro remadores, enfrentam correntezas, ondas e ventos para chegar no outro da lado da baía de chorrillos. Ao contrário das demais modalidades de Costal, o percurso desta travessia é em linha reta.


Barcos: Os barcos do Costal são um pouco diferentes dos usados no Olímpico. Primeiro porque o modelo do barco é projetado para ondas, ventos e correntezas. Segundo porque as categorias tambem são diferentes, podendo ou não, ter timoneiro. Cada tipo de competição conta com barcos diferentes. Todos os barcos do Costal, utilizados na Copa América, são de palamenta dupla.

O Beach Sprint por ser uma prova de velocidade, os barcos são o menores e não contam com timoneiro. Sao eles: C1x, C2x. Ainda exista a possibilidade das equipes serem mistas (metade de cada gênero). Algumas provas ainda contam com a transição entre remadores. Onde o primeiro atleta passa o barco para o segundo atleta da mesma equipe.

A travessia de 6 quilômetros conta com os barcos C1x, C2x, C4x (os dois últimos podem ter timoneiro) e a Travessia de 23k conta apenas com os barcos maiores: C4x+, podendo a equipe ser mista ou não. Assim como no Olímpico o símbolo "+" pode ser encontrado ao lado de alguns barcos, isso significa que este tipo de barco conta com o timoneiro.

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h