Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

Uma prova noturna de remo nos Jogos Olímpicos

Finalmente chegou a semana de celebrar mais uma edição dos Jogos Olímpicos! A pergunta cinco do Quiz do Remo nos leva para... a primeira vez que as Olimpíadas foram realizadas em Tóquio, no Japão! Isso mesmo, a resposta correta de quando foi realizada a primeira prova noturna de remo em Jogos Olímpicos é letra A: Tóquio, em 1964.

Infelizmente, essa foi a única vez que os atletas de remo não integraram a Seleção Brasileira desde 1920, primeira vez que o Brasil participou das Olimpíadas.



Brasil na Área em 2020!

Lucas Verthein é o primeiro remador brasileiro a nos representar em Tóquio na história das Olimpíadas! O Time Brasil comemora, na capital japonesa, 100 anos de participação em Jogos Olímpicos e o remo está muito bem representado!

Lucas Verthein durante treino da Sea Forest Waterway, raia dos Jogos de Tóquio 2020
Lucas Verthein durante treino da Sea Forest Waterway, raia dos Jogos de Tóquio 2020

Essa Olimpíada é única em muitos sentidos e podemos esperar um show de organização. Pois não foi diferente em 1964, primeira vez que Tóquio sediou os Jogos.



A cidade que nunca escurece

Um dos momentos mais marcantes da primeira edição das Olimpíadas na capital Japonesa foi durante a final do oito masculino, no último dia de competição.

A cidade famosa por suas luzes noturnas teve suas provas atrasadas no último dia das finais por causa dos ventos, como reportou o New York Times em 15 de outubro de 1964. O resultado do atraso foi uma escuridão magistral na última prova do dia.

Foto da equipe americana do Oito, vencedora do ouro em Tóquio 1964Foto da equipe americana do Oito, vencedora do ouro em Tóquio 1964

Estava tão escuro que os atletas não conseguiam enxergar nem os seus adversários em outros barcos. A torcida estava ansiosa para ver a disputa entre os barcos dos Estados Unidos e Alemanha Oriental, que competia com a bandeira do país unificado.

• World Rowing: Remembering Olympic rowing in Tokyo 1964 »
• Vesper upsets Germans by 1.1/4 lengths for rowing title at Tokyo »

De acordo com relatos, a organização do evento colocou em prática seu brilhantismo, neste caso de forma literal, e usou holofotes em carros ao longo da margem de toda a raia onde os barcos competiam e os espectadores puderam ver os Estados Unidos ganhando a prova. Essa foi a última vez que os americanos ganharam a prova de oito em 40 anos. Apenas em Atenas, 2004, os Estados Unidos voltaram a repetir o feito.

Crédito das Imagens: Blog UnRetiring, Miriam Jeske/COB

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h