Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

Lucas Verthein participa da 2ª e 3ª Etapas da Copa do Mundo de Remo

Lucas Verthein, o remador brasileiro já classificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio, encerrou neste domingo, 06/06, sua participação na 2ª e 3ª Etapas da Copa do Mundo de Remo 2021. As competições fizeram parte do período de preparação que o atleta realizou na Europa, ao lado do técnico Paulo Vinícius de Souza, do Botafogo (RJ), com objetivo de obter experiência e maior tempo de adaptação ao novo barco para os Jogos.

Luca Verthein em seu barco durante a 3ª Etapa da Copa do Mundo de Remo 2021

O atleta chegou na Europa no dia 15/05, seguindo para Lucerna, na Suíça, onde aconteceu a 2ª Etapa da Copa do Mundo de Remo, de 21 a 23 de maio. “É muito bom ter a oportunidade de competir com o nível que vou encontrar nos Jogos Olímpicos. Aqui estão os melhores do mundo. Meu objetivo é aplicar minhas qualidades técnicas e dar meu melhor. É o que estou buscando no meu dia a dia de treinos”, comentou Lucas.

Ele iniciou na competição disputando a Bateria 2 das Eliminatórias do Single Skiff Masculino (M1x), categoria pela qual está classificado para Tóquio. Lucas manteve-se na 4ª posição durante os primeiros 1000m, brigando com o barco da Noruega pelo terceiro lugar com 1s de diferença. Na segunda parte da prova, Lucas aumentou a velocidade e garantiu a 3ª posição da bateria, seguindo para às Quartas de Final.

Lucas (ao fundo) em disputa com o barco dos EUA na 2ª Etapa da Copa do Mundo de Remo 2021
Lucas (ao fundo) em disputa com o barco dos EUA na 2ª Etapa da Copa do Mundo de Remo 2021

Com a 5ª posição na Bateria 1 das Quartas de Final, o brasileiro seguiu para a Final D. Lucas iniciou na liderança da prova, mas nos 1000m foi ultrapassado pelo barco dos Estados Unidos. Ele conseguiu recuperar velocidade, chegando aos 1500m quase empatado com o barco da Moldávia, que acabou tomando a frente nos metros finais e levou a 1ª posição com apenas 0.12s de vantagem, deixando o brasileiro com a 2ª posição (20ª colocação geral).

2ª ETAPA PROVA RESULTADO TEMPO RANK
Lucas Verthein M1x 2º Lugar Final D 07:42.84 20
No dia 24/05, Lucas e Paulo partiram para a Itália, permanecendo em treinamento até a 3ª Etapa da Copa do Mundo. As provas foram disputadas na raia de Sabaudia, de 04 a 06/06, também no Single Skiff Masculino (M1x). A prova Eliminatória foi uma das mais acirradas, com quatro barcos cruzando os 500m ao mesmo tempo. O barco 1 da Alemanha despontou na liderança, deixando a disputa pelo segundo lugar entre o Brasil e o barco 2 da Alemanha.

Lucas conseguiu se aproximar do barco alemão após os 1500m, cruzando a linha de chegada quase empatado, mas o barco da Alemanha levou a 2ª posição por apenas 0.38s de vantagem. Com o 3º lugar, o brasileiro seguiu para a Repescagem, onde conquistou o 2º lugar na Bateria 4. Ele manteve-se na segunda posição durante toda a prova, mas precisou brigar para garantir o resultado, pois o barco da Finlândia recuperou velocidade após os 1500m. No resultado final, Lucas ficou 0.39s a frente, garantindo a vaga na Semifinal A/B.

Lucas Verthein em treinamento na raia de Sabaudia, na Itália
Lucas Verthein em treinamento para a 3ª Etapa da Copa do Mundo de Remo, na Itália

Na Semifinal, Lucas ficou com a 6ª posição na Bateria 2 e seguiu para a Final B, encerrando com o 6ª lugar. Este resultado coloca o brasileiro na 12ª posição geral da categoria, que teve a participação do croata Damir Martin, medalha de prata na Rio 2016. Lucas foi o único atleta não europeu a avançar para às Semifinais.

3ª ETAPA PROVA RESULTADO TEMPO RANK
Lucas Verthein M1x 6º Lugar Final B 06:56.04 12
O técnico Paulo Vinícius de Souza, que acompanha o atleta desde o início da carreira no Botafogo, disse que o preparo na Itália foi muito forte. “Ele tem vivido uma rotina dura de treinamentos em dois turnos, com alto volume, trabalho de velocidade, focado em evoluir nos detalhes técnicos. Houve dificuldade para se adaptar ao novo barco, mas serve como maturidade e experiência para que seja mais potente e veloz.”

A viagem foi viabilizada pela Confederação Brasileira de Remo (CBR), que teve um complexo desafio na fase de planejamento por conta das diversas restrições na Europa, além dos cuidados necessários com a segurança do atleta e do técnico em função da pandemia. Todas as despesas de viagem foram pagas pela CBR com recursos da Lei Agnelo Piva de Apoio ao Esporte. A prestação de contas da confederação está disponível em Transparência.

Crédito das Imagens: CBR/Divulgação, World Rowing

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h