Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

Brasileiros ganham 8 medalhas no Mundial Máster

Nove remadores brasileiros que participaram da Regata Internacional Máster, entre 5 e 8 de setembro em Varese, na Itália, trouxeram medalhas para casa. Paulo Dworakowski, do Botafogo (RJ), João Carlos Gonçalves e James Hopenfeld, do GPA (RS), ganharam duas cada. André Donadio e Lourenço Meirelles, do GPA, e Carlos Dutra, Luiz Carlos Melo, Edson Aquino Santos e Adriano Teixeira, do conjunto Santa Catarina / Martinelli, também tiveram uma vitória para comemorar.

Os primeiros a vencerem no Lago Varese foram João Carlos Gonçalves, no Single Skiff C (acima de 43 anos), e os catarinenses Adriano Teixeira, Edson Aquino, Luis Melo e Luis Dutra no 4 Com E (média de 55 anos ou mais), com o americano Joseph Peter, do Syracuse Chargers, completando a guarnição internacional.

No segundo dia, o botafoguense Paulo Dworakowski venceu no Single Skiff E (acima de 55 anos), e o gaúcho João Carlos Gonçalves ganhou sua segunda medalha, em barco internacional no Four Skiff D (50 anos ou mais), com remadores do clube espanhol Trasmerano, do português Caminhense e do argentino Río Paraná Corrientes.

No sábado foi a vez de Dworakowski conquistar sua segunda medalha, novamente no Single Skiff, agora na classe D (acima de 50 anos), a mais concorrida de todas, com 146 inscritos divididos em 19 baterias.  James Hopenfeld, do GPA, também venceu no terceiro dia, como timoneiro da guarnição britânica no 8 Com Feminino A (acima de 27 anos).

Hopenfeld voltou a vencer no último dia, no 8 Com Misto B (média de 36 anos ou mais), com Lourenço Cardoso Meirelles e quatro remadoras britânicas, dois alemães e um belga, num duelo contra os anfitriões do Canottieri Varese. No Double Skiff C (43 anos ou mais), André Donadio, também do GPA, conquistou sua medalha ao lado da britânica Claire Dickinson, do Reading.

Representantes de clubes de sete estados brasileiros e de Brasília participaram da regata, que equivale ao Mundial da categoria: Corinthians, Pinheiros, Bandeirantes e USP, de São Paulo; GPA e União, do Rio Grande do Sul; Martinelli e Riachuelo, de Santa Catarina; Flamengo, Botafogo e Vasco, do Rio de Janeiro; Paysandu e Remo, do Pará; São Salvador, da Bahia; Sport, de Pernambuco; e Clube de Remo de Brasília, do DF.

Diferentemente dos campeonatos mundiais, na regata não há progressão de fases e os inscritos são distribuídos em quantas provas forem necessárias nas 11 categorias por idade, com todas valendo medalha apenas para o vencedor. A edição deste ano bateu o recorde de participantes, com mais de 3.300 remadores entre 27 e 94 anos, representando 633 clubes de 40 países.

Ao todo, os brasileiros conquistaram oito medalhas, cinco delas em guarnições internacionais, sendo quatro com remadores do GPA. O clube de Porto Alegre foi também o que mais chegou em segundo lugar: três das 10 posições brasileiras, uma a mais que Santa Catarina e Vasco. Além de também ter um segundo lugar, o Corinthians foi quem mais ficou em terceiro, por cinco vezes, entre os 18 representantes do país na posição. Ao todo, 89 brasileiros participaram de 116 provas (92 com barcos nacionais), terminando 13 vezes em quarto lugar, 19 em quinto, 25 em sexto, 15 em sétimo e 8 em oitavo.

Medalhistas do Brasil

Botafogo:
Paulo Dworakowski (1956) - Single Skiff D e E

GPA:
André Donadio (1968) - Double Skiff Misto C
 João Carlos Gonçalves (1969) - Single Skiff C e Four Skiff D
James Hopenfeld (1966) - 8 Com A e 8 Com Misto B
Lourenço Cardoso Meirelles (1977) - 8 Com Misto B

Santa Catarina/Martinelli:
Adriano Teixeira (1963) - 4 Com E
Carlos Dutra (1951) - 4 Com E
Edson Aquino Santos (1959) - 4 Com E
Luiz Carlos Melo (1949) - 4 Com E


PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h