Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Hall da Fama

Wandir Kuntze – O Número 1 do ranking Pan-Americano

Wandir Kuntze faz parte da seleta lista de remadores brasileiros com duas medalhas de ouro em Pan-Americanos, mas se destaca pela prata, que o coloca no topo do ranking entre todos os atletas brasileiros que subiram ao pódio da principal competição das Américas.

Wandir Kuntze no barco Quatro Sem nos Jogos Pan-Americanos de Cali, em 1971Wandir Kuntze no barco Quatro Sem nos Jogos Pan-Americanos de Cali, em 1971

Aliás, sua primeira competição internacional foi o Pan-Americano de Cali, na Colômbia, em 1971. Com apenas 21 anos, Wandir subiu ao pódio duas vezes: medalha de ouro no Quatro Sem Timoneiro e medalha de prata no Dois Sem Timoneiro.

O COMEÇO: A história do catarinense Wandir Kuntze começa quando o remador veio para o Rio de Janeiro e, por causa do remo, acabou se apaixonando não só pelo esporte mas pela cidade e pelas cores do clube que foi sua casa carioca, o C. R. Flamengo.

"Um dia depois do treino, sem ainda saber se eu ia ficar mesmo no Rio, eu subi na arquibancada do Estádio de Remo. Era uma manhã de sol, com aquela vista do Corcovado e da Lagoa. Ali eu tive certeza que eu vim pra ficar", afirma Wandir Kuntze.

Wandir Kuntze, Ricardo e Ronaldo Carvalho na abertura dos Jogos de Moscow, em 1980Wandir Kuntze, Ricardo e Ronaldo Carvalho na abertura dos Jogos de Moscow, em 1980

Apesar das dificuldades do início de carreira e a distância da família, Wandir diz que do remo só leva boas recordações e amigos de longa data. "Tenho dois irmãos que o remo me deu, primeiro foi o Sergio Alvarenga e depois o Laildo (Machado). Grandes lembranças. O remo salvou a minha vida!", comenta o atleta.

A CARREIRA: Além das 3 medalhas pan-americanas, conquistadas em duas edições do principal evento esportivo das Américas, Wandir representou o País em Sul-Americanos, Mundiais e em dois Jogos Olímpicos.

Wandir Kuntze com a Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016, em Florianópolis
Wandir Kuntze com a Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016, em Florianópolis

Multi-Campeão Sul-Americano e Pan-Americano pela Seleção Brasileira, conquistou vaga por duas vezes na pequena final dos Jogos Olímpicos: em Montreal no Dois Com Timoneiro e em Moscou no Quatro Com Timoneiro. Wandir também representou o país nos Campeonatos Europeu e Mundial de Remo.

Ainda usando as cores do Brasil, o atleta nos levou ao lugar mais alto do pódio nas Copas Latina e das Américas de Remo, nas duas oportunidades remando Dois Com Timoneiro.

UMA VEZ FLAMENGO... O único clube que Wandir Kuntze defendeu ao longo de toda a sua carreira foi o Flamengo. Pelo clube da Gávea, o remador foi campeão Brasileiro e Estadual em provas de Quatro Sem e Com Timoneiro, Dois Com Timoneiro e Oito.

Quando se aposentou do alto rendimento, em 1990, Wandir foi representar as cores de seu clube em regatas internacionais da categoria chamada veteranos na época, hoje Máster.

Wandir Kuntze e Laido Ribeito na sede do Flamengo, no Rio de Janeiro, em 2016Wandir Kuntze e Laido Ribeito na sede do Flamengo, no Rio de Janeiro, em 2016

Junto com seu parceiro de Dois Com, Laildo Machado, Wandir chegou a participar da Regata Internacional de Amsterdam, uma maratona de quatro mil metros ao longo do Rio Amstel na capital holandesa. Aposentado e morando em Florianópolis, Wandir chegou a ser vice-presidente do Flamengo e Diretor Técnico da Confederação.

Hoje, Wandir Kuntze acompanha o esporte mas, segundo ele, de longe. "Do remo eu só levo boas lembranças e amigos de longa data. Acho o esporte tem muito o que evoluir no país mas a parte administrativa do esporte é muito complicada. Prefiro continuar observando a parte técnica", explica Wandir Kuntze.

Crédito das Imagens: Arquivo Pessoal

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h