CBR - Confederação Brasileira de Remo

 

Remo Nacional

CBR realiza Camping de Novos Talentos do Para-Remo

Entre os dias 17 e 22 de fevereiro, foi realizado em São Paulo o primeiro Camping de Novos Talentos do Remo Paralímpico, organizado pela CBR em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro. Foram seis dias de palestras, avaliações e troca de conhecimentos com objetivo de formar novos remadores para a Seleção Brasileira de Remo.

Equipe de atletas e técnicos que participaram do Camping de Novos Talentos
Equipe de atletas e técnicos que participaram do Camping de Novos Talentos

Participaram do camping doze remadores de seis estados, convocados de acordo com sua idade e seus resultados no Campeonato Brasileiro de Para-Remo 2018. Os atletas foram acompanhados por quatro técnicos: Fernando Carvalho Neto (CBR), Frederic Mallrich Junior (Flamengo), Cláudio Mota (Associação de Remo Salvador) e Roque Ricardo Zimmermann (América). O técnico Fernando também foi responsável pela organização do camping.



1º Dia: Palestras
O primeiro dia do camping iniciou com a apresentação geral do projeto, programação, locais e horários das atividades. Depois, Fernando conversou com os atletas sobre as tendências atuais no treinamento de alto nível no para-remo. Em seguida, Roque ministrou uma palestra sobre os princípios do treinamento esportivo.

Atletas assistem palestras no primeiro dia do Camping de Novos Talentos

Frederick apresentou aos atletas a palestra “Ser Atleta”, onde discutiu sobre como deve ser o comportamento de um remador de alto nível. Depois, Cláudio conversou com a equipe sobre sua experiência como treinador nos Jogos Paralímpicos. Ele é atualmente o único treinador brasileiro que conquistou uma medalha paralímpica.



2º Dia: Análise Técnica
No dia 18/02, a equipe iniciou a manhã com uma palestra realizada por Fernando sobre como planejar o treinamento. Depois, foi realizada uma análise técnica de todos os atletas no remoergômetro. No período da tarde, os participantes foram conhecer a academia de musculação do Centro de Treinamento Paralímpico do CPB. Os atletas foram orientados por Victor Sampaio Pires Leal, remador paralímpico PR2 com mestrado em treinamento desportivo. Para finalizar o dia, os remadores fizeram um treino de 50 minutos.

Equipe recebe orientação na academia do CT Paralímpico em São Paulo



3º Dia: Montagem de Barcos
Na manhã do terceiro dia, Fernando conversou com os atletas sobre noções de montagem e regulagem de barcos. Depois, a equipe ajudou na montagem e regulagem dos barcos da CBR, transportados para a Raia da USP. Com os barcos prontos, a equipe realizou treinos e exercícios técnicos na água. Durante a tarde, a técnica de remada foi avaliada e os atletas fizeram rodízio de posições no treino do barco Quatro Com PR3.

Atletas e técnicos reunidos na Raia da USP



4º Dia: Prevenção de Lesões
O quarto dia de camping iniciou com uma análise das filmagens realizadas no treinamento do dia anterior. Os treinadores orientaram os atletas na correção e melhoria da técnica de remada. Ainda no período da manhã, a equipe assistiu uma palestra com a fisioterapeuta do CPB, Cristina Alcântara. O assunto abordado foi a prevenção de lesões no esporte de alto rendimento, além da importância do alongamento e consciência de saúde. À tarde, foram feitos exercícios recuperativos na academia do CPB.

A fisioterapeuta do CPB, Cristina Alcântara, ministrou palestra aos participantes



5º Dia: Avaliação Fisiológica
No dia 21/02, os atletas iniciaram a manhã com uma avaliação no remoergômetro realizada pelos fisiologistas do CPB sob a supervisão do coordenador Ciro Winckler. Os dados coletados serão registrados e servirão de base para que atletas e técnicos tenham uma referência para avaliar os resultados ao longo do tempo. Durante a tarde, a equipe voltou à Raia da USP para realizar novos treinos na água.

Barco Quatro Com PR3 em treino na água na Raia da USP



6º Dia: Encerramento
O camping encerrou na sexta-feira, dia 22/02. Pela manhã, a equipe se reuniu para discutir novas formações de barco, principalmente no Quatro Com PR3, um dos barcos chave para definição neste camping. Depois do almoço, os atletas e técnicos se despediram e retornaram para suas cidades de origem.

Equipe de técnicos do camping e profissionais do CPB



Após o término das atividades, os participantes responderam a um questionário onde puderam avaliar sua experiência durante o camping. A nota média obtida foi de 9,3 pontos de um máximo de 10 pontos. Professores, local e atividades foram muito bem avaliadas pelos participantes, que relataram estar mais preparados para continuar os treinos.

O Camping de Novos Talentos do Remo Paralímpico foi realizado pela Confederação Brasileira de Remo em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro. As atividades aconteceram no Centro de Treinamento Paralímpico do CPB e na Raia Olímpica de Remo da USP, ambos em São Paulo. As despesas foram custeadas pela CBR com verba da Lei Agnelo/Piva. Os projetos da CBR são auditados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Crédito das Imagens: Confederação Brasileira de Remo

Patrocinadores Oficiais

logo-ME-verticalLei de Incentivo ao Esporte

Apoiadores e Parceiros

Hermes Pardini IGM Clínica do Exercício LaborSys Laboratório Santa Casa de Porto Alegre The Shore Floripa

Nutrigenik, Nutrição & Esporte Vista Medicina dos OlhosCésar Martins Cirurgia do Joelho Laboratório Santa Luzia

Comitê Brasileiro de ClubesWorld Center Mormaii Row To Win

Urbnsol
 Dietpro - Soluções em Nutrição e Rotulagem

Confederação Filiada

cob vpc rgb logocomite-olimpico-brasilieiro2FISA

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 610
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h