Remo Nacional
Copa Norte Nordeste de Remo volta após dois anos de intervalo
- Detalhes
-
Criado em Quinta, 24 Novembro 2022 12:57
A Copa Norte Nordeste de Remo volta ao calendário do remo nacional! Esta é a primeira edição da competição com igualdade de gênero no programa . Serão doze provas disputadas na raia do Rio Potengy em Natal, capital do Rio Grande do Norte, entre os dias 25 e 27 de novembro. Esta é a edição número 54 do evento, que acontece com apoio da FNR e é realizado pela CBR.

A Copa Norte Nordeste é uma das competições mais tradicionais do remo brasileiro criada em 1961 e realizada pela primeira vez em Salvador, na península itapagipana, na Raia do Porto dos Tainheiros. A Copa Norte surgiu de um sonho, juntamente com a Federação do Clubes de Regatas da Bahia, e seus clubes, os Jornalistas Genésio Ramos, Luiz Eugênio Tarquínio e Adroaldo Ribeiro Costa do Jornal A tarde, criaram esta competição para motivar a os atletas de remo e o público , trazendo algo inovador para o esporte que até então era o preferido dos torcedores baianos.
Inspirados na primeira conquista da Seleção Brasileira de Futebol, que tráz para casa a Taça de Ouro Jules Rimet em 1958, a FCRB e os jornalistas sonharam com a possibilidade de conseguir um troféu também de ouro para ser disputado no remo. Foi então, que outro jornalista, Manuel Pinheiro Cal, lembrou a possibilidade de conseguir o troféu junto a Comunidade Espanhola na Bahia. Os dirigentes da colônia aceitaram a idéia e mandaram confeccionar um troféu de ouro maciço, pesando 960 gramas.

Por motivos de segurança, a Taça sempre ficou no cofre no Banco do Governo do Estado da Bahia e a cada ano o vencedor geral da Copa Norte levava para casa uma réplica do Troféu que leva o nome do Jornal A Tarde. Seis equipes participaram da primeira Copa Norte: Bahia, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Amazonas. Em 1972, a Confederação Brasileira de Desportos e o Conselho Nacional de Desportos reconheceu a competição como oficial e integrou a Copa Norte ao calendário do remo brasileiro.

Em 1978, outros dois estados brasileiros integraram a Copa Norte que passou então a se chamar Copa Norte Nordeste de Remo, Espírito Santo e Brasília competiram pela primeira vez como convidados. No ano seguinte, a Federação Amadorística de Remo do Espírito Santo iria ser a anfitriã do evento , realizando a competição na capital Vitória. Brasília sediaria o evento pela primeira vez, anos mais tarde, em 1985.

A Copa Norte Nordeste de Remo volta a ser realizada pela CBR após a pandemia, uma das mais tradicionais do calendário brasileiro e uma das mais disputadas com direito a brigas acirradíssimas de rivalidades históricas , o evento sempre promete muita emoção , alegrias e muito público.
Imagens: Acervo FCRB e internet