Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Sobre o Remo

Categorias de Remo

O remo pode ser praticado por homens e mulheres de todas as idades e diferentes capacidades físicas, inclusive por atletas com deficiências ou limitações físicas. As categorias descritas abaixo são utilizadas nas competições de remo e seguem um padrão internacional. Na prática do remo por lazer, essas categorias não precisam necessariamente ser seguidas.

Categorias por Sexo
Categorias por Idade
Categorias por Peso
Categorias de Para-Remo
Categorias Olímpicas e Paralímpicas



Categorias por Sexo

O remo pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres. Os equipamentos utilizados para a prática não apresentam diferença entre os sexos. As adaptações ocorrem nos equipamentos de uso pessoal, como uniformes e calçados, e na regulagem individual de cada barco (barcos masculinos possuem um tipo de regulagem, enquanto barcos femininos possuem uma regulagem diferente).

Masculino (M): Barco formado apenas por remadores homens.

Feminino (W):
Barco formado apenas por remadoras mulheres.

Misto (Mix):
Barco composto por atletas homens e mulheres. Os barcos mistos são encontrados apenas nas competições das categorias Master e Remo Adaptado.

Timoneiros: Os timoneiros são considerados parte da equipe, porém não há restrições quanto ao seu sexo. Um barco masculino pode ter uma timoneira mulher, assim como um barco feminino pode ter um timoneiro homem. No entanto, os timoneiros devem se adequar na mesma categoria de idade dos remadores. Estas regras não se aplicam aos Jogos Olímpicos, Jogos Olímpicos da Juventude e Jogos Paralímpicos..



Categorias por Idade (Nível)

Não existem contraindicações para a prática do remo por idade. Com supervisão e treinamento adequados, os remadores podem iniciar a prática quando jovens e seguirem por toda sua vida. No Brasil, adota-se a idade mínima de 12 anos para iniciar no remo. Por ser um esporte altamente aeróbio e sem impacto no gesto esportivo, o remo apresenta longa vida esportiva e os grandes resultados dos remadores aparecem aos 23/24 anos de idade.

Junior (J): Remadores com no máximo 18 anos de idade.

Sub 23 (B): Remadores com no máximo 22 anos de idade. São atletas que já estão acima da categoria Junior, mas ainda precisam de mais aperfeiçoamento para chegar ao nível Sênior.

Sênior: Remadores a partir dos 19 anos de idade. Categoria onde se encontram os remadores de alto rendimento. Não há um limite de idade para participar dos campeonatos, o que define a longevidade da carreira do atleta são seus resultados. O maior medalhista olímpico do remo mundial, o britânico Steve Redgrave, ganhou sua quinta medalha de ouro consecutiva aos 38 anos de idade.

Master: Remadores acima dos 27 anos de idade. Podem ser tanto atletas que já passaram pelas categorias anteriores como atletas que iniciaram a prática depois dos 27 anos. A maioria dos atletas nesta categoria busca o esporte por lazer e saúde, de modo que as competições de nível Master são mais focadas em socialização e amizade. Dentro da categoria Master ainda existem 11 categorias distintas, nomeadas de A até K, que identifica os atletas pela idade.



Categorias por Peso

Em algumas provas de remo, há diferenciação de categorias de acordo com o peso corporal dos remadores. Isso acontece porque há uma diferença grande na força e no tamanho da remada entre os atletas.

Classe Aberta ou Peso Pesado: Inclui todos os atletas com peso acima da categoria Peso Leve. Em alguns países, é comum que os remadores de alto rendimento sejam altos e tenham uma capacidade física acima da média. A altura dos remadores Peso Pesado varia entre 1,90 m e 2,06 m para homens, nas mulheres a média internacional é de 1,86 m.

Peso Leve (L): Barco formado por remadores com, no máximo, 72,5 kg para homens e 59 kg para mulheres (sendo que a média de peso do barco deve ser de 70kg por atleta para homens e 57 kg por atleta para mulheres). Esta categoria é comum entre os remadores brasileiros que competem em nível Sênior, devido às características físicas da população.



Categorias de Para- Remo

O Para - Remo (também chamado de Remo Paralímpico) consiste na prática do remo por pessoas com deficiência ou limitação física, visual ou déficit intelectual, que tenham mobilidade mínima de braços. As categorias do Para - Remo separam os atletas em tres grupos, levando em consideração como a deficiência física do atleta afeta sua habilidade de remar. 

PR1 : Barco formado por remadores que possuem mobilidade de ombros e braços. Esta categoria está presente apenas nos barcos individuais: PR1 Single Skiff Masculino (PR1 M1x) e PR1 Single Skiff Feminino (PR1 W1x). Os remadores utilizam assento fixo e equipamento de proteção obrigatório. Ateltas onde 

PR2 : Barco formado por remadores que possuem mobilidade nos troncos e nos braços. Existe apenas um tipo de barco: PR2 Double Skiff Misto (PR2 Mix2x), sendo um homem e uma mulher, ambos com assento fixo.

PR3: Barco formado por remadores que possuem mobilidade nas pernas, troncos e braços. Existem dois tipos de barcos: PR3 Quatro Com Misto (PR3 Mix4+), formado por dois homens, duas mulheres e um timoneiro; e PR3 Double Skiff Misto (PR3 Mix2x), formado por um homem e uma mulher.



Categorias Olímpicas e Paralímpicas

No programa atual dos Jogos Olímpicos, são realizadas 14 provas. As provas de remo realizadas nos Campeonatos Mundiais e que não fazem parte do programa olímpico também são conhecidas como provas não-olímpicas. No programa dos Jogos Paralímpico, são 05 provas, sendo duas na categoria Misto.

Olímpico Masculino: Single Skiff (M1x), Dois Sem (M2-), Double Skiff (M2x), Quatro Sem (M4-), Four Skiff (M4x), Oito Com (M8+), Double Skiff Peso Leve (LM2x)

Olímpico Feminino: Single Skiff (M1x), Dois Sem (M2-), Double Skiff (M2x), Quatro Sem (M4-), Four Skiff (M4x), Oito Com (M8+), Double Skiff Peso Leve (LW2x)

Paralímpico Masculino: Single Skiff PR1 (PR1 M1x)

Paralímpico Feminino: Single Skiff PR1 (PR1 W1x)

Paralímpico Misto: Double Skiff PR2 (PR2 Mix2x), Double Skiff PR3 (PR3 Mix2x) e Quatro Com PR3 (PR3 Mix4+). A categoria PR3 Mix2x foi incluída no programa de Paris 2024.

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h