Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Hall da Fama

Raul Bagattini – Do Flamengo para o Mundo!

"Sempre remei por amor à camisa do Flamengo e pelo gosto da vitória. Sempre gostei de vencer", explica Raul Bagattini, remador olímpico, campeão pan-americano e sul-americano.

Nascido no Rio Grande do Sul, mas morando no interior de Santa Catarina, Bagattini veio para o Rio de Janeiro para prestar o serviço militar obrigatório na polícia especial do Exército, no final da década de 60. Após o término do serviço militar, Raul achou no remo a forma de continuar morando no Rio. Por causa do seu porte físico e altura, foi selecionado para integrar a equipe do C.R. Flamengo e garante que foi Buck que lhe ensinou a remar.

Raul Bagattini em frente ao departamento de remo do Flamengo, na Lagoa Rodrigo de FreitasRaul Bagattini em frente ao departamento de remo do Flamengo, na Lagoa Rodrigo de Freitas

"Buck foi o único técnico que eu tive nos meus 18 anos de remo. Foi ele que me ensinou a remar, a escolinha de remo do Flamengo tinha muitos alunos na época que eu cheguei no clube", relembra e explica o atleta olímpico.

TRAJETORIA METEÓRICA: Com Buck como professor e técnico, o início de carreira de Bagattini foi impressionante. Em apenas dois anos praticando remo, o atleta participou de sua primeira Olimpíada, ao lado de Erico Vicente de Souza, no Dois Sem Timoneiro (2-).

Erico e Raul concordam e afirmam que aquele barco era para ter sido campeão olímpico nos Jogos de Munique, em 1972. Infelizmente, a chuva de granizo da Alemanha fez Raul adoecer e desmaiar durante a segunda prova da competição.

Da esq. para direita: o treinador Buck, Erico Vicente de e Raul Bagattini, em 1975Da esq. para direita: o treinador Buck, Erico Vicente de e Raul Bagattini, em 1975

NA LAGOA NÃO TEM GRANIZO! Já que no Rio de Janeiro não tem chuva de granizo alemão, a dupla formada por Bagattini e Erico foi imbatível na Lagoa Rodrigo de Freitas, rendendo aos dois atletas muitas vitórias em campeonatos sul-americanos, brasileiros e estaduais.

"Nunca perdi na Lagoa, em nenhum barco que eu remei. Alguns atletas vinham e diziam que iam nos ganhar. Eu dizia, tudo bem! Vamos alinhar e ver o que acontece. Nunca perdi! Quando um remador vem dizendo que ganhou de mim eu digo: ganhou não!", garante Raul.

Com 15 títulos estaduais por equipe, sete títulos sul-americanos por prova, uma medalha de ouro pan-americana, duas olimpíadas e um mundial na carreira, Raul lembra de sua trajetória no remo com muito carinho, orgulho e sem arrependimentos.

Erico Souza e Raul Bagattini dando uma entrevista no Estádio Olímpico, em 1973Erico Souza e Raul Bagattini dando uma entrevista no Estádio Olímpico, em 1973

"Nunca fui de brigar no barco. Sempre remei e procurei dar o melhor, completar os treinos. Sempre mantive o foco na vitória, na medalha de ouro. Nunca gostei de perder."

MEDALHA PAN-AMERICANA: Foi em 1975, no Pan-Americano do México, que Raul trouxe na bagagem uma medalha de ouro e uma de suas melhores memórias durante sua carreira de atleta, mas garante que este não foi o único momento que lhe trouxe alegrias.

"Tenho apenas lembranças boas da época de remador. O Pan-Americano de 1975 foi muito bom mas também teve o Sul-Americano na Lagoa com um público de mais de 20.000 pessoas. Nunca tinha visto uma coisa daquelas", relembra Raul.

O Campeonato Sul-Americano realizado na Lagoa Rodrigo Freitas em 1976, com público recorde para eventos de remo, onde Raul Bagattini ganhou duas medalhas de ouro no Dois Sem (2-) e Quatro Sem (4-) Timoneiros.

LEGADO E FRERJ: Depois de 18 anos de remo e muitas vitórias, Raul Bagattini decidiu que era hora de aposentar os remos no início da década de 80, mas a dedicação pelo esporte e amor ao Flamengo nunca saíram de sua vida. Eleito presidente da FRERJ por quatro vezes unânimes, como Raul gosta de frisar, focou seus mandatos em proporcionar bons campeonatos estaduais e premiações para os atletas. "Eu consegui na época aprovar projetos junto os governos estaduais e municipais. Consegui fazer boas regatas, premiar os atletas destaques. Até hoje as pessoas lembram e comentam", conta Bagattini.

Raul conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano de 1975 no Dois SemRaul conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano de 1975 no Dois Sem

Após sua saída da FRERJ, Raul Bagattini foi convocado pelo Flamengo para defender as cores do clube mais uma vez, dessa vez, como Vice-Presidente de Remo. "O Flamengo foi meu primeiro e único clube, por 18 anos minha casa. Sempre me preocupei com a formação de atletas porque é a base do esporte. Sempre desenvolvi um trabalho para que tenhamos remadores na seleção brasileira", comenta o Remador Campeão Pan-Americano.

Com muitas lembranças e mais de 50 anos de sua vida dedicados ao remo, Grande Benemérito do Flamengo desde 2005, Raul Bagattini possui dois filhos. Formado pela Gama Filho em Administração de Empresas e atualmente é dono de uma firma de engenharia civil.

O atleta afirma que o remo lhe deu experiência de vida e ensinou que se tem que vencer ou vencer, lições que leva consigo ao longo de sua trajetória dentro e fora das raias do esporte. Raul Bagattini vive como aquela parte do Hino do Flamengo, seu clube do coração: “Vencer, vencer, vencer! Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer!”

Crédito das Imagens: Arquivo Pessoal

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h