Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Entrevista com Marcello Varrialle sobre Mundial de Juniores


juniroes

Four Skiff Masculino / Foto de Paulo Vinícius de Souza

O Brasil participa com seis barcos do Mundial de Juniores na semana que vem. Entrevistamos o técnico responsável pela preparação dos atletas que nos representarão. O gaúcho Marcello Varriale* nos falou sobre diferenciais de algumas guarnições além da forma de preparação, importância de competir em "casa" em um evento desse porte assinado pela FISA e as perspectivas para o Mundial.   Características importantes de alguns barcos brasileiros:   Double Skiff Feminino : formado pelas duas primeiras remadoras da Seletiva Nacional, Isabelle e Milena, é o principal barco feminino no Mundial. Na regata Junior de Hamburgo venceram uma das provas disputadas. Four Skiff Masculino : formado pelos três primeiros colocados na Seletiva Nacional, Lucas Verthein, Anderson Dalla Vecchia e Daniel Silva, o barco foi reforçado com Bernardo Boggian desde a regata de Hamburgo. Na Alemanha, venceram uma das provas disputadas. Four Skiff Feminino : a formação conta com 4 jovens remadoras, que poderão dar prosseguimento no barco na próxima temporada. Dois Sem Masculino : formado pela dupla de Florianópolis, vencedores da final do Brasileiro de Barcos Curtos e prata no Sul Americano Junior disputado no Paraguai em abril.

Além dos barcos descritos, o Brasil se inscreveu no Single Skiff Masculino e Oito Com Masculino.   Preparação para o Mundial de Juniores: 

A preparação foi realizada em quatro camp training durante o ano, em Porto Alegre e no Rio de Janeiro. Durante o período, várias possibilidades de formação foram testadas, na busca dos melhores barcos para cada categoria. Além disto, a rotina de duas a três sessões diárias foi implantada, mantendo o foco e o volume de treinamento em alto nível.    Importância de participar do Mundial:

A participação de competições de juniores é de fundamental para o aumento da base de atletas brasileiros. Com a grande oportunidade de disputarmos dentro do próprio país e na raia olímpica, este significado aumenta. Grande parte dos juniores da seleção brasileira ainda estarão na categoria no próximo ano. A experiência da participação na maior competição da categoria serve como uma grande motivação para a renovação do remo nacional, além de envolver um grande grupo que deverá seguir em preparação buscando o alto rendimento na categoria sênior.  Disputarmos um Mundial em "casa" é uma grande oportunidade também para estimularmos jovens remadores nos clubes e até mesmo novos remadores a dedicarem-se ao treinamento visando o remo de competição.    Benefícios de competir no Brasil:

A grande diferença é competir no local onde todos os remadores conhecem, sem precisar grandes deslocamentos ou períodos de adaptação. Além disto, o Mundial no Rio permitiu envolvermos a maior equipe júnior possível, que terá apoio da torcida local durante as provas.    Perspectivas para esta competição: 

A perspectiva deve ser realista em relação a uma competição deste nível. Ao mobilizarmos uma grande equipe estamos buscando o desenvolvimento do remo nacional, incluindo muitos atletas, mesmo que não tenham ainda o nível para competir por uma final A. O que buscamos é a perspetiva de desenvolvimento da categoria para alguns barcos, onde a competitividade será grande já nas primeiras provas.  Entre os principais barcos da equipe, o objetivo é maior. Os barcos onde estão os primeiros colocados da seletiva de barcos curtos estarão competindo com o primeiro objetivo de entrar na Semi-final A/B para buscarem vaga na Final A. 

* Marcello Krause Varriale coordena a comissão técnica responsável pela preparação da Seleção Brasileira de Juniores no Mundial da categoria formada por Bernard Dias, Paulo Vinícius Sousa, Luciano Luiz Sousa, Marcos Martins e Leonardo Cortes da Cunha. 

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h