Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

CBR declara Botafogo e Flamengo campeões do Brasileiro Júnior

Em decisão “extraordinária e inédita” na história do remo nacional, a Confederação Brasileira de Remo admitiu “a falibilidade prática do critério de desempate” adotado no campeonato disputado domingo passado no Rio de Janeiro, e decidiu, em caráter definitivo, declarar Botafogo e Flamengo Campeões Brasileiros de Remo Júnior, “em virtude da grande igualdade de forças dos dois primeiros classificados”.

Os dois clubes terminaram a competição empatados com 61 pontos, após cinco vitórias do Botafogo e quatro do Flamengo. Como o único critério previsto no regulamento aprovado por todos os clubes mencionava apenas o número de quintos lugares como fator de desempate, o troféu de campeão foi entregue ao Flamengo, que teve três barcos nesta posição, contra dois do Botafogo, que protestou.

Na noite de terça-feira, a Presidência e a Direção Técnica da CBR emitiram Nota Oficial “no intuito de manter com a comunidade do remo brasileiro o respeito e a transparência necessários ao pleno entendimento de todos aqueles que, unidos, reconhecem o valor do esporte e da tolerância que o remo pode proporcionar”. A entidade “vêm a público reconhecer a dúvida gerada por conta da interpretação de uma nova regra, que deverá ser revista em comum acordo com os clubes interessados para os próximos anos”.

A regra em questão “visava incentivar o aumento do número de atletas agraciados com o incentivo das bolsas federais”, distribuídas apenas a atletas participantes de provas com pelo menos cinco barcos. “Entretanto, o resultado inédito deste nosso último e disputadíssimo Campeonato Brasileiro Júnior, por duas das maiores potências do remo nacional – Botafogo de Futebol e Regatas e Clube de Regatas do Flamengo – colocou em evidência a falibilidade prática do critério de desempate”, admitiu a entidade.

Segundo a nota, “para dirimir qualquer tipo de dano gerado às duas agremiações diretamente envolvidas, a CBR, como representante maior do remo brasileiro, reconhece a sua falha e, avaliando todos os critérios de pontuação, leva em consideração que o número de pontos foi igual para os dois clubes”. A entidade, “em respeito aos atletas, técnicos e clubes”, decidiu “declarar ambos os clubes Campeões Brasileiros de Remo Júnior, em decisão extraordinária e inédita na história do remo”.

No comunicado, a CBR destaca a “comoção que tal fato gerou”, agradece “o empenho dos diversos envolvidos que buscaram uma solução de entendimento e de grandeza para o remo”, e diz contar “com a compreensão e a vontade geral dessa comunidade para que o remo cresça, mesmo e principalmente diante das adversidades”.

Veja no anexo abaixo a íntegra do Comunicado Oficial da CBR.

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Download this file (COMUNICADO OFICIAL.pdf)Comunicado Oficial

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h