Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Copa Norte Nordeste de Remo volta após dois anos de intervalo


A Copa Norte Nordeste de Remo volta ao calendário do remo nacional! Esta é a primeira edição da competição com igualdade de gênero no programa . Serão doze provas disputadas na raia do Rio Potengy em Natal, capital do Rio Grande do Norte, entre os dias 25 e 27 de novembro. Esta é a edição número 54 do evento, que acontece com apoio da FNR e é realizado pela CBR.



A Copa Norte Nordeste é uma das competições mais tradicionais do remo brasileiro criada em 1961 e realizada pela primeira vez em Salvador, na península itapagipana, na Raia do Porto dos Tainheiros. A Copa Norte surgiu de um sonho, juntamente com a Federação do Clubes de Regatas da Bahia, e seus clubes, os Jornalistas Genésio Ramos, Luiz Eugênio Tarquínio e Adroaldo Ribeiro Costa do Jornal A tarde, criaram esta competição para motivar a os atletas de remo e o público , trazendo algo inovador para o esporte que até então era o preferido dos torcedores baianos.

Inspirados na primeira conquista da Seleção Brasileira de Futebol, que tráz para casa a Taça de Ouro Jules Rimet em 1958, a FCRB e os jornalistas sonharam com a possibilidade de conseguir um troféu também de ouro para ser disputado no remo. Foi então, que outro jornalista, Manuel Pinheiro Cal, lembrou a possibilidade de conseguir o troféu junto a Comunidade Espanhola na Bahia. Os dirigentes da colônia aceitaram a idéia e mandaram confeccionar um troféu de ouro maciço, pesando 960 gramas.



Por motivos de segurança, a Taça sempre ficou no cofre no Banco do Governo do Estado da Bahia e a cada ano o vencedor geral da Copa Norte levava para casa uma réplica do Troféu que leva o nome do Jornal A Tarde. Seis equipes participaram da primeira Copa Norte: Bahia, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Amazonas. Em 1972, a Confederação Brasileira de Desportos e o Conselho Nacional de Desportos reconheceu a competição como oficial e integrou a Copa Norte ao calendário do remo brasileiro.



Em 1978, outros dois estados brasileiros integraram a Copa Norte que passou então a se chamar Copa Norte Nordeste de Remo, Espírito Santo e Brasília competiram pela primeira vez como convidados. No ano seguinte, a Federação Amadorística de Remo do Espírito Santo iria ser a anfitriã do evento , realizando a competição na capital Vitória. Brasília sediaria o evento pela primeira vez, anos mais tarde, em 1985.



A Copa Norte Nordeste de Remo volta a ser realizada pela CBR após a pandemia, uma das mais tradicionais do calendário brasileiro e uma das mais disputadas com direito a brigas acirradíssimas de rivalidades históricas , o evento sempre promete muita emoção , alegrias e muito público. 

Imagens: Acervo FCRB e internet
    




PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h