Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Photo Finish: Das corridas de cavalo para as raias de remo


O sistema de photo finish foi criado há mais de setenta anos por uma empresa americana para aferir as chegadas de corridas de cavalo, aliás os primeiros registros de câmeras fotográficas utilizados com esta função é de 1890. A tecnologia de vanguarda para a época, produzia com clareza imagens preto e branco das chegadas das corridas. Com o passar do tempo, as corridas motorizadas e o atletismo aderiram ao sistema que foi pela primeira vez utilizado em Olimpídas na edição de 1948, em Londres. A primeira tentativa de utilização foi em Los Angeles em 1932, mas os organizadores preferiram não arriscar, tamanha era a novidade.



Décadas mais tarde, o sistema integrado de largada e chegada seria introduzido pela World Rowing em regatas internacionais. As duas bóias vermelhas precisamente de cada lado na linha de chegada foi até introduzido no Rules of Racing da entidade, as duas referências são utilizadas pelo sistema integrado de chegada e largada que comumente chamamos de Photo Finish. Mas a tecnologia utilizada não para por aí.

"A operação de cronometragem eletrônica automatiza a gestão de resultados e auxilia a arbitragem na determinação da linha de chegada. Os resultados são processados instantaneamente e após a validação da Arbitragem são divulgados ao público da competição. O Photofinish captura até 2000 fotos por segundo da linha de chegada determinando com muita precisão a passagem dos barcos. Ele consegue determinar a diferença de 3 casas decimais, determinando precisamente os tempos dos competidores e revelando os melhores índices dos atletas na temporada, auxiliando a equipe técnica no acompanhamento do rendimento dos atletas", explica o especialista Daniel Reis.



Mas a tecniclogia de photo finish não se limita apenas a chegada, no auxílio a arbitragem, o sistema é integrado com a largada usando o sistema de luzes e som, que também pode obter o partidor automático de barcos que evita partidas em falso, como os uitilizados nos Mundias e Copa do Mundo da World Rowing. No Brasil, durante a temporada 2022, no CBI de barcos curtos e longos, foi utilizado o sistema de largada com a sonorização para a arbitragem e o sistema de luzes , que possibilita aos atletas viverem a mesma experiência tecnológica e precisão que são utilizadas em campeonatos Internacionais de Remo.



Dessa maneira, os atletas que participam dos Campeonatos Brasileiros promovidos pela CBR, podem ter a mesma experiência que nos campeonatos mundias, sabendo que os resultados serão ágeis, precisos e confiáveis. Além da ordem dos barcos na linha de chegada, o sistema de Photo Finish cronometra o tempo final dos barcos. Para a equipe de arbitragem, contar com o sistema de largada e chegada é um facilitador, adicionando qualidade e precisão aos trabalhos do Júri.



A empresa Realtime, do especialista Daniel Reis, vem desenvolvendo um trabalho em parceria com a CBR durante os campeonatos nacionais e atua com cronometragem eletrônica desde 2015 com competições de Remo Olímpico, Canoagem Slalom, Canoagem Velocidade e Canoa Havaiana. Desenvolveu tecnologia nacional para viabilizar as soluções necessárias para o esporte das Américas, elevando o nível técnico das competições nacionais e internacionais no continente.

Durante a temporada de 2022, a CBR e a Realtime ainda trabalharam o Sul-americano de Remo, o Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos e o Desafio das Águas - Brasileiro de Barcos Longos e Canoagem Velocidade. Foi a empresa tambem que atuou nos Jogos da Odesur deste ano, no Paraguai . Em parceria com a CBR a Realtime viabilizou a cronometragem para as provas do Brasileiro Máster.

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h