Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Lon Teixeira de Menezes – De remador a fundador da CBR

Um dos idealizadores da Confederação Brasileira de Remo (CBR). Fundador e primeiro presidente da instituição. Eleito por duas vezes com unanimidade dos votos. Lon Teixeira de Menezes deixou seu legado no remo, sempre preocupado com a formação de atletas.

Lon Teixeira de Menezes (direita) como remador em um barco Dois Com do Flamengo
Lon Teixeira de Menezes (direita) como remador em um barco Dois Com do Flamengo

REMADOR — Lon começou sua história no remo como atleta. De acordo com Henrique Licht, autor do livro “O Remo Através dos Tempos” e primeiro vice-presidente da CBR, o então remador integrou a equipe do Grêmio Náutico União quando um barco brasileiro obteve sua primeira vitória em águas do Oceano Pacífico, nas Regatas Internacionales de la Asociación de Clubs de Regatas de Val Paraíso, no Chile em 1949.

Por convite do Clube de Regatas Vasco da Gama, Lon Teixeira de Menezes se mudou para o Rio de Janeiro onde se tornou campeão brasileiro, pela primeira vez, em 1951. Anos mais tarde, o remador foi transferido para o Flamengo, onde encerrou sua carreira aos 33 anos.

Integrando a Seleção, Lon foi Campeão Sul-Americano na Lagoa Rodrigo de Freitas em 1954, integrando o Quatro Sem (4-) Timoneiro, primeira equipe brasileira a vencer a prova.

PRESIDENTE — Integrando a extinta CBD (Confederação Brasileira de Desportos), Lon Teixeira de Menezes foi um dos idealizadores e fundadores da CBR e por duas vezes foi eleito presidente da entidade com unanimidade dos votos das federações estaduais.

Uma das primeiras medidas de Lon a frente da entidade foi destinar recursos da loteria esportiva para mais de vinte clubes brasileiros, estimulando a construção de tanques para oito atletas (remadeiras) para fomentar o esporte e formar novos atletas.

A frente da CBR, Lon foi incansável em promover e difundir o esporte, organizando os Campeonatos Nacionais e Regionais da modalidade em diversas categorias, além de incentivar a criação de federações estaduais, como a de Brasília, fundada em 1978.

Lon Teixeira de Menezes (ao centro) em uma lancha na raia de remo
Lon Teixeira de Menezes (ao centro) em uma lancha na raia de remo

Lon Teixeira de Menezes passou a integrar o quadro de Beneméritos da Confederação Brasileira de Remo em 1983. Anos depois, foi convidado a fazer parte da calçada da fama do Clube de Regatas do Flamengo.

LEGADO — Lon Teixeira de Menezes deixou sua marca no esporte nacional, mas nem só de regatas foram feitas as conquistas do primeiro presidente da CBR. Lon deixou esposa, filhos e netos que levam consigo o amor pelo esporte. Formado em Economia, desenvolveu trabalhos sociais junto a Cia. Vale do Rio Doce focando no bem estar do servidor da empresa.

Sem alarde, saindo a francesa como ele mesmo pediu a sua família, Lon faleceu no Rio de Janeiro por problemas cardíacos, em 28 de julho de 2002.

Crédito das Imagens: Arquivo Pessoal

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 610
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h