Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Equilíbrio define os resultados das provas entre os remadores

O CBI de Remo e Para-Remo 2021 ainda está dando o que falar! As mulheres foram um show à parte, mas os atletas do masculino não deixaram a desejar. A palavra que os define é uma só: equilíbrio. Provas disputadas até a última remada e resultados super apertados.

Dois atletas do Botafogo, Lucas Verthein Ferreira e Jean de Melho Filho, conseguiram os melhores resultados individuais com quatro medalhas de ouro e uma de prata.

Lucas Verthein (centro) com algumas das medalhas conquistadas no CBI 2021
Lucas Verthein (centro) com algumas das medalhas conquistadas no CBI 2021

O atleta Evaldo Mathias Moraes, do CR Flamengo, também foi destaque com quatro medalhas de ouro e uma de bronze. Os remadores Marcelo Barbosa Almeida (CR Flamengo), Willian Giaretton e Gabriel Alves Moraes (Sport Club Corinthians) subiram ao pódio quatro vezes atingindo a marca de três medalhas de ouro e uma de prata.

DO BOTAFOGO PARA O MUNDO: Lucas Verthein Ferreira, único representante do remo brasileiro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foi destaque no CBI e junto com seu companheiro de clube, Jean Melo Filho, conquistou a marca de quatro medalhas de ouro e uma de prata.

Lucas começou sua busca por medalhas na mesma prova que competiu nos Jogos Olímpicos, o Single Skiff (1x) Masculino. "No geral, foi bom, uma prova cadenciada, tranquila, em que tive total e absoluto domínio o tempo todo. É a minha favorita", conta o atleta do Botafogo.

O remador, que defende as cores do Botafogo desde os 14 anos, destacou também a sua participação no Four Skiff (4x) Masculino em barco misto com atletas do Corinthians. "Já fui aquecendo até o pontão de largada e fizemos um baita trabalho em equipe. Quero até enfatizar essa prova em específico, porque é um barco que, geralmente, você precisa de bastante tempo junto com seu time para conseguir colocar ele em velocidade e ter um bom resultado. E fizemos apenas três ou quatro saídas no treinamento aqui na lagoa", explica.

A ESTRELA DO BOTAFOGO NÃO ESTÁ SOLITÁRIA NESSE CBI: Jean de Melo Filho, remador do Botafogo, também conquistou quatro medalhas de ouro e uma prata. Igualando a marca alcançada pelo seu companheiro de equipe Lucas Verthein.

O barco Four Skiff Masculino Sub 24 formado pelos atletas Jean de Melo Filho, Marcelo Almeida, Gustavo Oliva e Pedro Pereira levou o ouro da categoria
O barco Four Skiff Masculino Sub 24 formado pelos atletas Jean de Melo Filho, Marcelo Almeida, Gustavo Oliva e Pedro Pereira levou o ouro da categoria

"Eu tentei diversos esportes por lazer no meu tempo livre, mas o remo, de todos, foi o mais interessante e me fez querer competir. Minha inspiração para começar na modalidade foi o livro do Amir Klink (Cem Dias Entre o Céu e o Mar), quando ele fez uma travessia no mar em um barco a remo”, conta o atleta do Botafogo.

Com cinco campeonatos nacionais na carreira e um Sul-Americano Júnior, o atleta de 19 anos estreou na categoria Sub 23 mostrando seu potencial. "A experiência nesse CBI foi muito boa. Pude contribuir na minha categoria e em duas provas de Sênior. Remei um barco com o Lucas, o nível técnico dele é extremamente alto. Foi um aprendizado importante."

PARA-REMO: Destaque para o atleta do Clube Náutico Capibaribe, Erik Lima, que conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze na categoria PR3. O paratleta de Pernambuco foi o único remador do masculino que subiu, por duas vezes, no lugar mais alto do pódio.

Erik Lima (direita) na disputa do Quatro Com PR3 junto ao timoneiro Ryan Henry de Lima
Erik Lima (direita) na disputa do Quatro Com PR3 junto ao timoneiro Ryan Henry de Lima

Os remadores do PR2, Michel Pessanha (CR Flamengo) e Leandro Santos (CR Aldo Luz) também se destacaram e realizaram um duelo à parte na categoria. Cada remador conquistou uma medalha de ouro e uma de prata durante este Brasileiro.

O CBI de Remo e Para-Remo já está deixando saudades, mas não se preocupem!
Ano que vem tem mais!!!

Crédito das Imagens: Gilvan de Souza

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h