Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Conheça as raias que inspiraram o 2º Desafio Remo Brasil 2020

Nesta quarta, 12/08, será dada a largada para o 2º Desafio Remo Brasil de Remo Indoor 2020, com 128 participantes. Para criar os cinco desafios desta edição, a CBR se inspirou nas principais raias de remo do mundo. O objetivo é fazer com que os atletas sintam-se dentro de grandes regatas, além de divulgar informações e curiosidades sobre o esporte.

Ilustração criada para a camiseta do evento, que será entregue aos vencedores
Ilustração criada para a camiseta do evento, que será entregue aos vencedores

O primeiro desafio é em casa, com sprints na raia da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Depois, os atletas partem para a Inglaterra, onde disputam duas históricas provas de remo: The Boat Race e Henley Royal Regatta. Em seguida, a tradicional raia de Lucerna será palco do penúltimo desafio, para então chegarmos em Tóquio, onde fica a moderna Sea Forest Waterway, raia construída para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020.

Para a premiação do evento, o ilustrador (e remador) Henrique Neumann criou uma estampa exclusiva inspirada nos pontos turísticos das cidades onde ficam as raias do desafio. Os vencedores de cada categoria levarão para casa, além da medalha, uma camiseta em edição limitada. E os vencedores com a maior pontuação levam ainda um rash guard, uma viseira, uma maleta e uma toalha de rosto, oferecimento dos apoiadores Hawk Sports e Tritengo.



Desafio 01 – Rio de Janeiro

Lagoa Rodrigo de Freitas durante o Brasileiro de Para-Remo 2019 (Foto: CBR/Satiro Sodré)
Lagoa Rodrigo de Freitas durante o Brasileiro de Para-Remo 2019 (Foto: CBR/Satiro Sodré)

Antes de se tornar a principal raia de remo do Brasil, a Lagoa Rodrigo de Freitas foi sede de engenhos, plantações e até de uma fábrica de pólvora. O seu formato também mudou ao longo do tempo com o aterramento de diversas áreas entre as décadas de 1940 e 1960, incluindo o espaço onde hoje se localiza o Estádio de Remo. Na final do século XIX, as regatas do Rio de Janeiro era realizadas no mar, principalmente na Enseada de Botafogo, onde ficava o disputado Pavilhão de Regatas, que possuía vista privilegiada.

Em 1928, ele foi desmontado e as competições transferidas para a Lagoa, já utilizada por clubes locais. O remo era o esporte mais popular do Rio de Janeiro no início do século XX e deu origem aos principais clubes de futebol da cidade. O grande reconhecimento internacional da raia, no entanto, veio no século XXI, com a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A Lagoa foi muito elogiado pelos estrangeiros devido a paisagem incomparável do corcovado e a localização central, próxima aos principais bairros da cidade.

MAIS INFORMAÇÕES: A contribuição do remo para o esporte no Rio de Janeiro »



Desafio 02 – The Boat Race

Prova feminina da The Boat Race 2018 passando pela Ponte Hammersmith (Foto: Instagram)
Prova feminina da The Boat Race 2018 passando pela Ponte Hammersmith (Foto: Instagram)

A mais tradicional disputa de remo do mundo acontece na raia The Championship Course, localizada em um trecho do Rio Tâmisa entre os distritos de Mortlake e Putney, na cidade de Londres, Inglaterra. Chamada de The Boat Race, ou simplesmente Oxford vs. Cambridge, esta regata foi disputada pela primeira vez em 1829 e acontece nesta raia desde 1845. As equipes de remo das duas universidades competem em provas de Oito Com em barcos masculinos e femininos. A raia tem o formato de um S e possui 6.779m de comprimento (ou 4 milhas e 374 jardas). Atravessando diversas partes da cidade, a regata atrai mais de 250.000 espectadores nas margens do rio. O Tâmisa possui uma parte mais funda, onde a corrente é mais rápida e portanto onde acontece a grande disputa pela liderança nas provas.

MAIS INFORMAÇÕES: Site Oficial da The Boat Race »



Desafio 03 – Henley Royal Regatta

Raia da cidade de Henley-on-Thames, sede da Henley Royal Regatta (Foto: Instagram)
Raia da cidade de Henley-on-Thames, sede da Henley Royal Regatta (Foto: Instagram)

A Inglaterra também é sede da Henley Royal Regatta, realizada anualmente desde 1839 no Rio Tâmisa, na raia da cidade de Henley-on-Thames. As disputas acontecem sempre entre dois barcos na distância de 2.112m (1 milha e 550 jarda) nas categorias Oito com, Quatro sem, Four Skiff, Quaro Com, Dois Sem, Double Skiff e Single Skiff. Além das provas, um ponto que chama muita atenção nesta regata é o público. Para assistir as disputas, você precisa seguir um dress code rígido, que exige tradição e elegância, mas não impede os participantes de mostrarem sua personalidade no jeito de vestir. As mulheres costumam usar chapéus extravagantes e os homens precisam estar de terno, sempre muito coloridos.

MAIS INFORMAÇÕES: Site Oficial Henley Royal Regatta »



Desafio 04 – Lucerna

Pontões de largada durante disputa na raia do Lago Rotsee, em Lucerna (Foto: World Rowing)
Pontões de largada durante disputa na raia do Lago Rotsee, em Lucerna (Foto: World Rowing)

Desde 1908, quando a primeira regata internacional foi realizada, a cidade de Lucerna, na Suíça, se tornou um dos grandes centros de remo no mundo. A raia atual fica no Lago Rotsee (lago vermelho, em alemão), considerado ideal para o remo devido ao seu formato retangular e por ser localizado dentro de uma reserva natural. Protegido do vento pelos morros, o movimento da água no lago é mínimo. Antes de 1935, a raia ficava no Lago Lucerna. A cidade foi sede do primeiro Mundial de Remo em 1962, na época apenas para homens, e depois sediou o primeiro mundial com a presença de mulheres e peso-leve.

MAIS INFORMAÇÕES: Lucerna, the Mecca of Rowing »



Desafio 05 – Tóquio

Treinamento na Sea Forest Waterway durante o Mundial Júnior 2019 (Foto: World Rowing)
Treinamento na Sea Forest Waterway durante o Mundial Júnior 2019 (Foto: World Rowing)

A raia Sea Forest Waterway será sede das provas de remo e canoagem nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, adiados para 2021. Uma das mais novas do mundo, foi inaugurada em junho de 2019 e teve como evento teste o Mundial de Remo Júnior 2019. A raia fica na Baía de Tóquio, mas devido a um sistema de barragens, a água não sofre influência de correntes, da maré ou das ondas, mantendo-se sempre com 6 metros de profundidade. Possui oito raias em 198 metros de largura e espaço para receber até 16.000 pessoas.

MAIS INFORMAÇÕES: Walk Through Sea Forest Waterway »



O 2º Desafio Remo Brasil de Remo Indoor 2020 é organizado pela Confederação Brasileira de Remo com recursos da Lei Agnelo Piva de Apoio ao Esporte e recursos próprios. Esta edição conta com apoio da Hawk Sports e da Tritengo, fornecedores da premiação. A prestação de contas de todos os eventos da CBR está disponível no menu Transparência.

Crédito das Imagens: Reprodução Internet

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h