Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Aulas abertas do Programa Remo Quatro receberam 135 inscrições

Encerrou nesta terça, 05/08, a série de aulas abertas do Programa Remo Quatro, iniciativa da Confederação Brasileira de Remo para mapear talentos olímpicos nas categorias de base em barcos coletivos. Foram seis encontros com um total de 135 inscrições. As aulas fazem parte da capacitação dos técnicos-líder regionais que atuarão no programa.

Participantes durante a aula online no dia 04/08 com o osteopata Rafael Jacob
Participantes durante a aula online no dia 04/08 com o osteopata Rafael Jacob

A primeira aula, no dia 09/07, foi com o coordenador técnico da CBR, Marcello Varriale, que conversou sobre regulagem de barcos. Marcello iniciou explicando sobre o programa Remo Quatro e o funcionamento das aulas abertas. Depois, falou sobre regulagem, nomenclatura, manuseio dos equipamentos, física do movimento e referências técnicas.

No dia 20/07, o técnico-líder nacional do Programa Remo Quatro, Oguener Tissot, realizou uma aula sobre construção de equipes e planejamento para clubes. Ele conversou com os participantes sobre sua experiência como treinador do Centro Português de Pelotas (RS). Mesmo começando com poucos recursos em 2013, conseguiu formar um time forte que conquistou vagas na equipe júnior da Seleção Brasileira de Remo.

• Confira mais informações na página do Programa Remo Quatro »
• Reveja as aulas online no canal do YouTube do Remo Brasil »


A convidada seguinte, no dia 27/07, foi a Dra. Fernanda Donner, nutricionista e especialista em nutrição esportiva. Sua palestra falou sobre alimentação para atletas, gestão do peso e cuidados com dopagem, principalmente em relação aos suplementos alimentares. No dia 30/07 foi a vez de Letícia Muziol, técnica-líder nacional do programa Remo Quatro e treinadora do Corinthians (SP). Junto com Marcello, a conversa foi sobre segurança no remo. Foram discutidos os perigos na água, equipamentos de segurança e responsabilidades.

A nutricionista Fernanda Donner conversou no dia 27/07 sobre alimentação
A nutricionista Fernanda Donner conversou no dia 27/07 sobre alimentação

Nesta mesma data, Marcello e Leticia conversaram com os participantes sobre a prevenção de assédio, discriminação e violência no remo. O assunto é fundamental para conhecimento de todos e tem sido regularmente discutido pela CBR como forma de conscientização.

No dia 31/07, Marcello fez uma aula focada em estratégias de gestão para clubes de remo. Esta foi a reunião com mais inscrições recebidas, 108 no total, mostrando a importância deste assunto. Foram discutidos assuntos como financeiro, parcerias, divulgação, liderança e também apresentadas diversas ferramentas para gestão estratégica dos clubes.

Marcello Varriale durante a palestra no dia 30/07 sobre segurança no remo
Marcello Varriale durante a palestra no dia 30/07 sobre segurança no remo

Por fim, a última aula no dia 04/08 recebeu como convidado o osteopata Rafael Jacob, que possui mais de 15 anos de experiência no esporte, incluindo o atendimento à Seleção Brasileira pela CBR e pelo COB em diversos campeonatos internacionais e nos Jogos Olímpicos. Ele falou sobre os aspectos físicos da prática do remo, prevenção de lesões e trouxe artigos científicos para compartilhar com os participantes.

As seis aulas online totalizaram 10 horas de capacitação gratuita oferecida pela CBR a toda comunidade do remo e demais interessados. As aulas gravadas serão disponibilizadas no canal do YouTube do Remo Brasil nos próximos dias. O programa Remo Quatro continua agora com a seleção dos atletas que irão compor as equipes de treinamento regionais.

Crédito das Imagens: Confederação Brasileira de Remo

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h