Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Atletas de para-remo realizam treinamento em São Paulo

Entre os dias 09 e 16 de março, os atletas de para-remo Renê Pereira e Michel Pessanha estiveram na cidade de São Paulo para um período de treinamento intensivo. Organizado pela CBR, o objetivo principal deste encontro foi a confecção de adaptações específicas nos barcos, além de acompanhamento técnico e físico dos remadores.

Da esquerda para a direita: Renê Pereira, César Moreira, Michel Pessanha e Guilherme Soares, durante treinamento na Raia da USP, em São Paulo
Da esquerda para a direita: Renê Pereira, César Moreira, Michel Pessanha e Guilherme Soares, durante treinamento na Raia da USP, em São Paulo

O técnico de para-remo da CBR, Guilherme Soares, explica que cada vez mais se observa nos eventos internacionais os atletas de outros países utilizando adaptações especiais nos barcos para cada tipo de lesão. “Entendemos que isso pode fazer a diferença no aumento da performance individual dos nossos atletas, extraindo o máximo de rendimento.”

Para o desenvolvimento destas novas adaptações, a equipe paralímpica conta com o apoio da Conforpés, empresa especializada em próteses. Durante o treinamento, foram feitas análises dentro e fora da água para entender a mecânica de movimento de cada atleta. Depois, os remadores foram até a sede da empresa, em Sorocaba, para tirar medidas e realizar novos testes. O primeiro protótipo ficará pronto em maio.

Michel Pessanha fazendo o molde para sua órtese na Conforpés, em Sorocaba
Michel Pessanha fazendo o molde para sua órtese na Conforpés, em Sorocaba

Equipe de para-remo ao lado dos profissionais da Conforpés, na Raia da USP
Equipe de para-remo ao lado dos profissionais da Conforpés, na Raia da USP

Na parte de treinamento, foram realizados dois períodos de treino na água pela manhã de segunda a sexta. Na segunda, quarta e sexta de tarde, os atletas complementaram o treino com musculação e natação. No sábado e domingo, o treino foi em apenas em um período.

Michel Pessanha é atleta do Flamengo (RJ) e disputa provas na categoria PR2. Ao lado de Josiane Lima, conquistou a medalha de prata na 2ª Etapa da Copa do Mundo de Remo em 2018 no Double Skiff Misto PR2 (PR2 Mix2x). Renê Pereira é atleta do Clube São Salvador (BA) e compete na categoria PR1. Em 2018, venceu o Single Skiff Masculino PR1 (M1x PR1) no Sul-Americano de Remo e ficou com o 5º lugar da mesma prova no Mundial Sênior.

Renê Pereira durante treinamento na Raia da USP, em São Paulo
Renê Pereira durante treinamento na Raia da USP, em São Paulo

O treinamento foi organizado pela CBR e contou com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP) e Instituto Remo Meu Rumo (IRMR). O CPB forneceu hospedagem e alimentação, a CEPEUSP disponibilizou uma lancha a motor para acompanhamento dos treinos na raia e o IRMR cedeu o espaço interno do clube para guardar barcos e remos. A equipe da CBR contou também com auxílio do profissional César Moreira, do IRMR, na condução das atividades diárias. A CBR cobriu os custos de passagens aéreas, locação de carro e despesas diárias dos atletas e técnico.

Crédito das Imagens: Confederação Brasileira de Remo

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h