Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Coordenador do para-remo realiza visitas técnicas no Nordeste

Entre os dias 21 e 31 de maio, o Coordenador Técnico de Para-remo da CBR, Guilherme Soares, realizou visitas em quatro estados da região Nordeste. O objetivo principal das visitas foi conhecer a situação do remo adaptado nos clubes locais e propor novas formas para desenvolvimento da modalidade na região.

Confederação Brasileira de RemoDa esquerda para direita: Ricardo Serrano (Presidente da Federação Pernambucana de Remo), Bruno (Técnico do Sport Club do Recife) e Guilherme Soares

Rio Grande do Norte
A primeira etapa da viagem foi no Rio Grande do Norte, onde Guilherme visitou dois clubes: Centro Náutico Potengy e Sport Club de Natal. Durante as visitas foram abordadas questões relacionadas à acessibilidade, formas de captação de atletas e as características de treinamento para cada categoria de remo adaptado.

Guilherme também se encontrou com o presidente da Federação Norte-Riograndense de Remo, Fernando Madruga, para discutir a inclusão de provas de para-remo no calendário estadual e a criação de uma parceria com universidades locais. O objetivo desta parceria é proporcionar aos estudantes de Educação Física uma oportunidade de estágio no remo adaptado dentro dos clubes do estado.

A estadia no Rio Grande do Norte terminou com uma visita ao SADEF-RN (Sociedade Amigos do Deficiente Físico), entidade filiada ao Comitê Paralímpico Brasileira que atua em oito modalidades paralímpicas na região. O presidente da instituição, Tércio Tinoco, aceitou a proposta apresentada por Guilherme e Fernando e irá iniciar no segundo semestre a oferta de remo adaptado feminino, classe que possui carência de atletas.

Confederação Brasileira de Remo
Da esquerda para direita: Sérgio Lima (Presidente do Sport Clube de Natal), Guará (vice-presidente do clube), Luiz Felipe (responsável técnico do clube) e Guilherme Soares

Pernambuco
Em seguida, Guilherme viajou para Pernambuco, onde visitou o Sport Club do Recife e o Clube Náutico Capibaribe. A visita no Sport Club do Recife foi acompanhada pelo presidente da Federação Pernambucana de Remo, Ricardo Serrano. No clube Capibaribe, Guilherme acompanhou o treinamento do atleta Erik Lima, da categoria PR3 (Pernas, Tronco e Braços), que participa do processo seletivo de convocação para o Mundial de setembro, na Flórida.

Duas instituições de apoio a deficientes também foram visitadas em Recife: Associação Pernambucana de Cegos (APEC) e Centro Especializado em Reabilitação de Recife. Nas duas entidades foi conversado com os responsáveis a intenção da CBR em apoiar e desenvolver atividades de remo adaptado nos clubes da região.

Confederação Brasileira de Remo
Da esquerda para direita: Erik Lima (atleta paralímpico da categoria PR3), Guilherme Soares e José Olmiro (técnico de remo do Clube Náutico Capibaribe)

Sergipe
No Sergipe, acompanhado do presidente Federação Sergipana de Remo, Geraldo Porto, Guilherme visitou o Cotinguiba Esporte Clube. Em conversa com a responsável técnica do clube, foi discutida a intenção de captar alunos das universidades locais para atuar no remo adaptado em parceria com a CBR e desenvolver a categoria no estado. Guilherme também visitou a APABB (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil), entidade que oferece modalidades paralímpicas na região.

Bahia
A última etapa da visita foi em Salvador, na Bahia, onde Guilherme acompanhou o treinamento do remador Renê Pereira, filiado ao Clube de Natação e Regatas São Salvador. Renê ficou em sexto lugar nos Jogos Paralímpicos de 2016 e foi convocado para disputar a 2ª Etapa da Copa do Mundo, na Polônia, onde também alcançou a sexta colocação na categoria PR1. Foram realizados treinos na água na nova distância de raia de 2000 metros.

Outros dois clubes baianos foram visitados: Vitória Esporte Clube e Esporte Clube Santa Cruz. Guilherme conversou com os dirigentes sobre a parceria com universidades, já que há dificuldade em desenvolver o para-remo na região. O presidente da Federação dos Clubes de Regatas da Bahia, Nyomisio Lisboa, esteve presente nas reuniões para discutir a inclusão de uma prova paralímpica no calendário estadual como forma de motivar os clubes no desenvolvimento da categoria.

Confederação Brasileira de Remo
Renê Pereira, atleta do Clube de Natação e Regatas São Salvador, durante treinamento

Crédito das Fotos: Confederação Brasileira de Remo

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h