Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

Voluntários do remo: processo seletivo para Mundial de Juniores vai até junho


Sabemos que o voluntariado é peça chave na realização de eventos como os Jogos Olímpicos/Paralímpicos. Em 2016 serão 70mil, um número que vai muito além dos 4mil contratados pelo Comitê Organizador. 
 
Após três meses de divulgação da oportunidade de ser voluntário no maior evento esportivo do mundo, a gerente de competições de remo na organização da Rio 2016, Colleen Orsmond, colheu bons frutos. Foram 607 inscritos para diferentes posições. Alguns começam a trabalhar neste ano durante evento-teste de remo: Mundial de Juniores, previsto para agosto de 2015.
 
Detalhes sobre os voluntários do remo são descritos em entrevista com Colleen, que além de gestora, é ex-atleta olímpica. Nascida em Johannesburgo, ela remou pela África do Sul nos Jogos de Atlanta-1996 e Sydney-2000, quando foi quinto lugar no Dois Sem Feminino. 
 
- A importância do trabalho de voluntários nos Jogos Olímpicos/Paralímpicos do Rio:
 
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos não poderiam ser realizados sem voluntários. Selecionaremos 70mil voluntários; uma força de grande importância durante os Jogos para que seja possível realizar todos os serviços para os atletas, mídia, gerenciamento das equipes e federações internacionais.
 
- A campanha para atrair voluntários do remo:
 
Divulgamos a oportunidade no mundo do remo através de meios de comunicação, mídias sociais, apresentações aos clubes e no Campeonato Brasileiro em São Paulo. O Mundo do Remo (FISA) publicou um artigo sobre o voluntariado no Rio 2016 que despertou interesse de pessoas do mundo inteiro.
 
- Raio-x dos inscritos
 
Ao todo foram 607 pessoas inscritas: 297 delas estrangeiras e 310 brasileiras (93 do Rio, 78 de São Paulo, 15 no Rio Grande do Sul, 14 de Santa Catarina, 14 do Distrito Federal, 9 de Pernambuco, 8 de Minas Gerais, 7 do Pará, 6 Espirito Santo, 6 do Paraná, 8 da Bahia, 4 do Rio Grande do Norte, 3 do Ceará e Sergipe, 1 de Roraima, Paraíba, Acre, Alagoas e Amazonas). Deste número total, 192 estão registrados com o código específico do remo. Existe uma gama de “especialistas” para selecionarmos como nossos voluntários.
 
- Tarefas previstas para os voluntários do remo
 
Na arena do remo teremos várias equipes de voluntários. Haverá voluntários atendendo os espectadores (controle dos ingressos, explicando onde ir, respondendo a perguntas, etc.), voluntários trabalhando nas tendas funcionais, verificando a limpeza do local, provendo serviços médicos, etc. Os voluntários que estarão com o cargo e que estaremos recrutando são o que chamamos de “Sport Specific Volunteers” (SSVs). Eles são os únicos que irão trabalhar na área onde os atletas treinam, descansam e competem. Por esta razão, é importante que eles tenham algum conhecimento do esporte, que entendam o que os atletas precisam, como eles se comportam durante a competição, e qual é o comportamento apropriado na zona de competição. Eles também devem ter habilidades específicas como licença para dirigir uma lancha, experiência na condução de barcos a motor que não perturbe as equipes. São posições variadas que incluem: motoristas de lancha, seguradores de barcos na largada; pessoas que pegam e seguram os barcos no pontão para a cerimônias de medalhas ou entrevistas; voluntários que colocam os números de proa e números de GPS nos barcos; voluntários que cronometram (largada, 500m, 1000m, 1500m e chegada); voluntários de serviços aos atletas (que lidam com armazenamento de bagagem, distribuição de toalhas e gelo para os atletas, verificação das condições de limpeza e abastecimento do lounge dos atleta); equipe para o balcão de informações (distribuição de resultados, esclarecimentos aos chefes de equipe); pessoas para apoiar a FISA (Federação Internacional de Remo) e aos árbitros para garantir que eles tenham tudo que precisam; pessoas para trabalhar no parque dos barcos (ajudando a garantir que todos os barcos cheguem em suas prateleiras, que as instalações do parque dos barcos estejam em boas condições, e também os seguranças aquáticos que estarão na água durante os períodos de treinamento para garantir que as equipes estão seguindo o padrão correto de circulação).
 
- Conclusão do processo seletivo
 
A conclusão no processo seletivo dos voluntários para o evento teste de remo está prevista para junho/2015 e abril/2016 para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016.
 
- Expectativa sobre o evento-teste de remo: Mundial de Juniores
 
De julho de 2015 a maio de 2016, o Comitê Organizador Rio 2016 realizará eventos-teste para todos os esportes. Cinco desses eventos são considerados megaeventos. O remo é um deles. Isso significa que vamos testar uma gama de operações durante o evento: de segurança a serviços aos espectadores, credenciamento à tecnologia. Para mim, será um importante teste de gerenciamento da competição. Embora seja um mundial Júnior, o tamanho do evento em termos de número de atletas e provas é muito semelhante à Regata Olímpica, por isso, será uma excelente simulação

Mais informações:

Portal do Voluntário Rio 2016

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h