Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

Lucas Verthein faz 13º melhor tempo Sênior na Silver Skiff 2021

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, há pouco mais de três meses, Lucas Verthein era o único representante do Brasil no remo e, logo na sua primeira Olimpíada, já deixava seu nome carimbado na história ao conquistar o melhor resultado do país no Single Skiff, com o 12º lugar. E essa ambição por melhores marcas na carreira não para!

Lucas Verthein na raia do Rio Po, em Turim, na Regata Internacional Silver Skiff
Lucas Verthein na raia do Rio Po, em Turim, na Regata Internacional Silver Skiff

Neste domingo (07/11), lá estava ele em Turim, na Itália, disputando uma nova competição entre os grandes do mundo no esporte. Em 11 km das águas do Rio Po, foi realizada a tradicional Regata Internacional Silver Skiff, em sua 30ª edição, que neste ano teve a participação de 506 remadores das categorias Júnior a Máster.

Dos 25 participantes da categoria Sênior, Lucas Verthein terminou em 13º, com o tempo de 43’04”199. A vitória ficou com o croata Martin Sinkovic, bicampeão olímpico (ouro na Rio 2016 no Double Skiff e ouro em Tóquio 2020 no Dois sem), que fez 40'27"324.

“Sempre quis estar na Silver Skiff e foi mais uma experiência fantástica. Não foi fácil, é verdade, porque remei quatro barcos diferentes em dois dias, o que não é o ideal, porque tem a questão da regulagem do barco. Como foi minha primeira vez aqui, não conhecia o percurso, não dava para ter ideia de todo o curso do rio. E grande parte dos remadores já tinha competido aqui outras vezes. Mas, no geral, gostei do resultado, que me fará treinar ainda mais para buscar marcas ainda melhores”, disse o atleta do Botafogo (RJ).

Lucas Verthein em seu barco durante a disputa da Silver Skiff, em Turim
Lucas Verthein em seu barco durante a disputa da Silver Skiff, em Turim

Todas as provas de remo são realizadas num percurso de 2 km. A Silver Skiff, disputada desde 1992, é uma corrida de resistência contra o relógio. Diferentemente de uma Olimpíada ou de um Mundial, por exemplo, não há raias com seis remadores competindo uns contra os outros. São largadas individuais em busca do melhor tempo. Portanto, tudo foi novidade para Lucas Verthein, que também teve que se virar com alguns percalços.

“Cheguei a me desestabilizar em alguns momentos, até porque o rio não é todo em linha reta. Quase bati numa árvore, por exemplo. Num outro ponto, bati com a pá na boia, o remo chegou a sair da minha mão. Mas, como disse, foi um grande aprendizado. No fim, fiquei em 33º entre 506. Foi legal. Serviu como preparação e me deixou mais cascudo para o futuro e para os próximos objetivos que virão”, afirmou.

Esq para dir: Raffaele Cutrignelli, Gabriel Soares, Lucas Verthein e Paulo Cesar Dworakowski
Esq para dir: Raffaele Cutrignelli, Gabriel Soares, Lucas Verthein e Paulo Cesar Dworakowski

Nesta segunda-feira (08/11), Lucas Verthein seguirá para Sabaudia, na região de Lazio, no sudoeste da Itália, onde treinará com a seleção italiana durante toda a semana.

Também participaram do evento mais dois atletas representando o Brasil: Raffaele Cutrignelli finalizou na 16ª posição da categoria Máster B com a marca de 55'18'', no ranking geral ficou com a 411ª posição; Paulo Cesar Dworakowski disputou a categoria Máster G e levou a 2ª posição com 49'44'', no ranking geral ficou na 223ª posição. Ambos são do Botafogo. Gabriel Soares, atleta campeão brasileiro pelo Botafogo e que competiu pela Itália, ficou com a 1ª posição no Peso Leve e a 3ª colocação geral com o tempo de 40'52'.

Crédito das Imagens: Arquivo Pessoal

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h