Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

Fatores de sucesso no treinamento de mulheres no remo

A Federação Internacional de Remo (FISA) identificou que a taxa de desistência entre atletas mulheres no remo é maior. E uma das razões mais comuns para que as mulheres abandonem o esporte é devido a problemas de relacionamento com seus treinadores.



Por isso, pesquisadores da Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã trabalharam em parceria com a FISA para responder à pergunta: quais são as características de um treinador de sucesso para atletas mulheres no remo? Foram conduzidas entrevistas com 15 treinadores e 15 remadoras de 20 países diferentes. Estes foram os resultados encontrados:

RELACIONAMENTO
Técnicos e atletas afirmaram que um treinador de sucesso deve utilizar uma abordagem individual de treinamento, independente do sexo do atleta. Os técnicos dizem: “treinamos atletas mulheres da mesma maneira que os atletas homens, mas não somos cegos em relação às diferenças. Algumas remadoras respondem de maneira emocional diferentes dos homens.” As atletas dizem: “meu treinador não nos trata de maneira diferente. Acreditamos que um planejamento e metas claros são importantes.”

CONHECIMENTO
Técnicos e atletas afirmaram que um treinador de sucesso precisa estar sempre atualizado em conhecimento e tendências esportivas. É importante manter-se informado nas áreas de ciência esportiva, fisiologia, psicologia, nutrição, prevenção de lesões e metodologias de treinamento. Porém, há falta de conteúdo nestes tópicos relacionado às questões de gênero.

COMUNICAÇÃO
Técnicos e atletas afirmaram que um treinador de sucesso precisa se comunicar claramente com seus remadores. Os técnicos dizem: “os atletas homens fazem aquilo que você pede. As mulheres fazem mais perguntas para entender o que você está pedindo.” As atletas dizem: “o objetivo não é desafiar o treinador, nós queremos mais informações, detalhes e explicações de como as decisões relacionadas ao treino foram feitas.”

DIFERENÇAS CULTURAIS
Técnicos e atletas afirmaram que um treinador de sucesso precisa estar ciente de diferenças socioculturais. Os técnicos dizem: “minha própria cultura influencia como eu treino as atletas mulheres. Não me sinto confortável em conversar sobre contraceptivos e ciclos menstruais.” As atletas dizem: “minha experiência no esporte e no relacionamento com meu técnico é influenciada pelas minhas experiências socioculturais de gênero.”

FATORES DE SUCESSO
Então, quais características um técnico de sucesso para remadoras deve ter?

01. Ser capaz de identificar e se a adaptar às necessidades individuais de cada atleta. Portanto, invista tempo conhecendo o estilo de cada uma delas.

02. Estar atualizado em conhecimento esportivo. Portanto, invista tempo na sua própria educação e pesquise sobre metodologias esportivas relacionadas ao gênero.

03. Ser capaz de se comunicar com profundidade e detalhamento. Portanto, planeje seu tempo para explicar suas decisões e permita questionamento por parte das atletas.

04. Ter um bom entendimento de problemas socioculturais relacionados ao gênero. Portanto, reflita sobre sua cultura e a cultura de suas atletas.

Crédito do Vídeo: FISA World Rowing

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h