Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

Brasil conquista medalha de bronze na 2ª Etapa da Copa do Mundo

Foi disputada no último final de semana, entre os dias 16 e 18 de junho, a 2ª Etapa da Copa do Mundo de Remo, em Poznan, na Polônia. Foram 500 atletas de 39 países competindo em provas de 23 categorias. Com seis barcos inscritos, o Brasil levou a medalha de bronze no Dois Sem Peso Leve Masculino, com a dupla Xavier Vela Maggi e Willian Giaretton.

Copa do Mundo de Remo 2017
A dupla Xavier Vela Maggi e Willian Giaretton (direita) sobe ao pódio para receber a medalha de bronze no Dois Sem Peso Leve Masculino ao lado de Irlanda e Inglaterra

Inicialmente com quatro barcos inscritos, a prova do Dois Sem Peso Leve Masculino (LM2-) foi disputada por três países: Irlanda, Inglaterra e Brasil. Na prova inicial, os remadores brasileiros obtiveram um bom resultado e chegaram à frente da Inglaterra e apenas sete décimos atrás da Irlanda, campeã na 1ª Etapa da Copa do Mundo e no Campeonato Europeu. Na prova final, Willian e Xavier conquistaram a medalha de bronze. A disputa foi acirrada, com apenas quatro segundos de diferença entre o primeiro e o terceiro colocados.

A remadora Milena Viana competiu no Single Skiff Feminino (W1x). Ela classificou-se em 6º lugar na Eliminatória que participou, resultado que a levou para a Repescagem. Com o resultado seguinte, Milena disputou a Final C da categoria e terminou com a 18º colocação geral. Esta foi a estreia da remadora em uma Copa do Mundo. Segundo o coordenador técnico da seleção, Marcello Varriale, a atleta fez uma boa prova na eliminatória e conseguiu seu melhor tempo. Milena segue na Europa em preparação para o Mundial Sub 23, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de julho na Bulgária.

Copa do Mundo de Remo 2017
O remador Uncas Batista durante a Eliminatória do Single Skiff Peso Leve Masculino

Lucas Verthein, medalha de bronze no Campeonato Mundial Júnior de 2016, competiu no Single Skiff Masculino (M1x), estreando na categoria Sênior. O remador iniciou com o 4º lugar na Eliminatória, classificando-se para a Repescagem e posteriormente para a Final C, onde terminou com o 15º lugar geral. De acordo com Varriale, Lucas teve boas disputas e superou adversários sênior. O atleta segue agora em preparação para o Mundial Sub 23.

O remador Sub 23, Uncas Batista, disputou a prova do Single Skiff Peso Leve Masculino (LM1x), com 24 barcos inscritos. Varriale explica que o atleta fez uma grande competição, superando muitos adversários sênior e entrando em uma Final A depois de ter passado a frente de conhecidos adversários, como a Argentina. Uncas conquistou o 2º lugar na bateria de sua Eliminatória, classificando direto para a Semifinal A/B, onde ficou em 3º Lugar. Na Final A, prova muito disputada desde o início, finalizou com a 6ª colocação geral. O resultado demonstra potencial para o mundial da categoria em julho.

• Veja mais fotos e vídeos na página oficial da competição >>
• Confira os resultados oficiais da Copa do Mundo no site da FISA >>


Na equipe de remo adaptado, Renê Pereira disputou o PR1 Single Skiff Masculino (PR1 M1x). O atleta conseguiu bons resultados com a 1ª colocação na Eliminatória e 2º lugar na Semifinal A/B. Na Final A, terminou com a 6ª colocação geral. A dupla Josiane Lima e Michel Pessanha competiu no PR2 Double Skiff Misto (PR2 Mix2x). A prova possuía seis barcos inscritos, por isso foi disputada apenas uma prova inicial antes da Final. Os atletas conquistaram a 4ª colocação na prova inicial e o quinto lugar na Final A.

Os atletas da equipe olímpica viajaram acompanhados do coordenador técnico da Seleção Brasileira de Remo, Marcello Varriale, e do técnico Paulo Vinicius Alves de Souza, do Clube Botafogo de Futebol e Regatas. A equipe paralímpica viajou acompanhada do técnico César Moreira, do fisioterapeuta Rafael Jacob e do chefe de delegação Guilherme Soares.

Copa do Mundo de Remo 2017
A dupla Josiane Lima e Michel Pessanha ficou com o 5º Lugar no PR2 Double Skiff Misto

O próximo compromisso internacional da equipe olímpica é a 3ª Etapa da Copa do Mundo, que acontecerá entre os dias 07 e 09 de julho, na Suíça. Os atletas seguem em treinamento e concentração na França. Os remadores Uncas e Lucas retornam ao Brasil para cumprir os compromissos de competição com seu clube de origem, Botafogo de Futebol e Regatas, retornando em seguida para disputar a Copa do Mundo e o Mundial sub23.

ATLETASPROVARESULTADORANK
Willian Giaretton e Xavier Vela Maggi LM2- 3º Lugar Final A 03
Josiane Lima e Michel Pessanha PR2 Mix2x 5º Lugar Final A 05
Uncas Batista LM1x 6º Lugar Final A 06
Renê Pereira PR1 M1x 6º Lugar Final A 06
Lucas Verthein M1x 3º Lugar Final C 15
Milena Viana W1x 6º Lugar Final C 18
Crédito das fotos: Detlev Seyb/World Rowing

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h