Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

CBR define os barcos que ficam com as vagas do Pré-Olímpico realizado no Chile

No último dia 25 de março, aconteceu a Regata de Classificação Olímpica Latino Americana sediada no Chile, na qual a Seleção Brasileira de Remo conquistou quatro vagas. Todos os barcos brasileiros que competiram nesta regata alcançaram classificação para as vagas em disputa. Um excelente resultado para o remo brasileiro.

Confederação Brasileira de Remo
Entretanto, de acordo com as regras estabelecidas pela FISA (Federação Internacional de Remo), o país que tenha classificado mais de um barco deverá optar apenas por um de cada gênero. A regra tem como objetivos colocar o maior número possível de países e fomentar o equilíbrio entre gêneros no evento.

As provas de Double Skiff Peso-leve foram vencidas pelas duplas do Brasil, tanto no masculino quanto no feminino, um feito inédito. Nos barcos Single Skiff, obtivemos o segundo lugar no feminino e o terceiro no masculino.

A regra para definição da vaga por gênero, visto que prevíamos a possibilidade de classificação dos quatro barcos, foram estabelecidas e divulgadas pela Confederação Brasileira de Remo em novembro de 2015, e determina que, em condições iguais de vento, o barco com melhor percentual em relação ao tempo de referência obtém a vaga e, no caso de alteração na condição de vento, o barco com melhor colocação na prova conquista a vaga.

Nas duas hipóteses os barcos Double Skiff Peso-leve, masculino e feminino, atingiram melhor resultado quando comparado aos barcos individuais, deixando claro que são os barcos detentores das vagas olímpicas, tanto por melhor velocidade quanto por melhor colocação final.

Os índices aferidos pelos resultados foram os seguintes:

Confederação Brasileira de Remo
O Remo Brasileiro comemora a classificação em todas as provas do Campeonato Pré-olímpico Latino Americano. Porém, a aplicação das regras de rendimento devido à restrição no número de barcos afasta os atletas Fabiana Beltrame e Steve Hiestand da participação olímpica.

Fabiana Beltrame é a mais notória atleta da Seleção Brasileira com participação em três olimpíadas, a conquista do campeonato mundial em 2011, diversas medalhas em Copas do mundo e a segunda colocação nos últimos Jogos Panamericanos. Em paralelo é importante pontuar a expressiva participação no Pré-Olímpico e no campeonato mundial de 2015 do atleta Steve Hiestand, também classificado pela eliminatória olímpica.

A importância de aplicar as regras classificatórias para o evento olímpico não minimiza o devido reconhecimento da CBR sobre o merecimento de Fabiana Beltrame e Steve Hiestand decorrente de seus resultados.

Observando que a participação olímpica destes atletas extrapola a competência da CBR, se requisitou a intervenção do Comitê Olímpico do Brasil junto a Federação Internacional de Remo e ao Comitê Olímpico Internacional para que o Brasil possa estar presente nas quatro provas nas quais se classificou. Ao mesmo tempo a FISA foi oficiada diretamente pela CBR. O pedido é justificado pela qualidade dos atletas demonstrada ao longo dos últimos anos e a relevância que um atleta brasileiro em provas de Skiff, onde o Comitê Olímpico Internacional possui o maior número de vagas para convidados, que podem fazer a diferença na promoção e no desenvolvimento local e internacional do remo.

Comemoramos o excelente resultado dos atletas brasileiros que serão nossos representantes olímpicos.

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h