Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Estadual

Federação de Remo do RS comemora 125 anos de fundação

A Federação de Remo do Rio Grande do Sul (Remosul) comemorou no último domingo, dia 17 de fevereiro, os 125 anos de sua fundação. Criada em 1894 pelos clubes Ruder-Club Porto Alegre e Ruder-Verein Germânia, a Remosul é a entidade esportiva mais antiga do país. Atualmente, são oito clubes de remo filiados em atividade no estado.

Federação de Remo do Rio Grande do Sul
Em 1908, a entidade passou a ser chamada de Federação Rio-Grandense de Remo com a entrada dos clubes Almirante Tamandaré e Almirante Barroso. Em 1911, foi renomeada de Liga Náutica Rio-Grandense e com esse nome, em maio de 1918, assinou ata de fundação da Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

Na época, o remo tinha mais influência que o futebol e foi a modalidade principal na fundação da CBD. Inclusive, as partidas de futebol passaram a ser disputadas em sua maioria no período da tarde para não competir com as regatas, tradicionalmente realizadas no período da manhã durante os finais de semana. Em 1941, todas as entidades regionais passaram a ter a denominação de Federação e assim a Liga Náutico Rio-Grandense passou a ser chamada de Federação Aquática do Rio Grande do Sul, abrigando além do remo a natação, os saltos ornamentais e o pólo aquático, esportes que permaneceram até 1955.

Finalmente, em 4 de dezembro de 1969, um novo estatuto foi elaborado e a federação passou a ser chamada de Federação de Remo do Rio Grande do Sul – Remosul. A Remosul tem hoje como clubes ativos o Guaíba-Porto Alegre, o Grêmio Náutico União, o Clube de Regatas Vasco da Gama, o Clube de Regatas Almirante Barros, o Grêmio Football Porto-Alegrnese, além da ACARES (de Eldorado do Sul), Almirante Tamandaré (de Cachoeira do Sul) e Centro Português (de Pelotas).

Com a primeira presidente mulher de sua história, Ana Valesca Bastos Hoerlle, a entidade tem sua sede no histórico Estádio Náutico, dentro do Parque Náutico Alberto Bins, no bairro Navegantes, na capital gaúcha.

Crédito da Imagem: Federação de Remo do Rio Grande do Sul

As informações desta notícia foram fornecidas pela Federação de Remo do Rio Grande do Sul.
A CBR não possui responsabilidade sobre as informações enviadas por clubes e federações.

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h